Problemas fiscais na Black Friday: descubra como evitar

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Problemas fiscais

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Sua empresa está preparada para a maior época de vendas do varejo? Conheça os problemas fiscais mais comuns nessa data e saiba como evitar.

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A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano pelas empresas. Em poucas horas, é possível alcançar resultados fantásticos de vendas que geram uma grande receita. Mas esse alto volume de operações requer alguns cuidados – e os problemas fiscais merecem uma atenção especial.

Um aumento no número de vendas representa mais receita… mas também representa mais operações que devem ser processadas pelo setor fiscal. A questão é: sua empresa está pronta para a Black Friday? Sua equipe conseguirá lidar com esse aumento no fluxo de trabalho e garantir que tudo ocorra sem problemas?

Neste artigo, vamos analisar os principais problemas fiscais na Black Friday e mostrar como sua empresa pode se preparar para essa data. Confira!

Principais problemas fiscais na Black Friday

Você já analisou os problemas fiscais que podem surgir na Black Friday? Não estamos falando apenas sobre a demora para emitir notas fiscais ou a sobrecarga de trabalho. Na verdade, as complicações podem impactar negativamente suas lojas físicas ou e-commerce de diversas maneiras. Veja só:

Falta de capacidade para emissão de NFe

Vamos iniciar com um dos problemas fiscais mais comuns na Black Friday: a falta de capacidade para emissão das notas fiscais. Com pedidos chegando a cada minuto, muitas empresas enfrentam dificuldades para processar as informações e emitir os documentos necessários.

Guias em atraso que geram multas e juros

Com a equipe fiscal sobrecarregada, o processamento das guias também pode ficar comprometido. Como consequência disso, guias deixam de ser pagas – gerando multas e juros que podem reduzir os ganhos obtidos com as vendas na Black Friday.

Atrasos na entrega de mercadoria

Engana-se quem pensa que o atraso na entrega de mercadorias é uma responsabilidade somente da área de logística. Na verdade, o departamento fiscal possui um papel essencial nessa rotina: emitir os documentos fiscais necessários para que os caminhões possam sair para realizar as entregas. Por isso, a sobrecarga durante a Black Friday pode acarretar atrasos nas entregas para os clientes.

Caminhões parados em barreiras fiscais

Outra consequência negativa que pode ocorrer por conta do aumento das operações na Black Friday é a ausência da documentação necessária para que os caminhões passem pelas barreiras fiscais. Com isso, sua empresa pode ter caminhões parados em postos fiscais – gerando mais custos extras.

Problemas com armazenamento de documentos fiscais

Por fim, o alto fluxo de operações pode comprometer o armazenamento correto dos documentos fiscais emitidos ao longo da Black Friday. Com isso, novas complicações podem surgir por conta de fiscalizações ou informações equivocadas nas demonstrações contábeis.

Problemas fiscais na Black Friday
Imagem de Freepik

Automação fiscal: o caminho para evitar problemas fiscais

Acabamos de ver os principais problemas fiscais que podem ocorrer na Black Friday. Eles evidenciam uma grande verdade: o compliance fiscal ganha uma importância ainda maior na Black Friday.

Na prática, os custos de uma operação manual no departamento fiscal podem se tornar ainda maiores durante a Black Friday – além de gerar uma corrida contra o tempo para cumprir todas as exigências sem interferir no desempenho de vendas. Veja alguns aspectos que ajudam a compreender esse cenário:

  • Todas as vendas para consumidor final localizado em outro estado exigem que a mercadoria siga viagem apenas com a GNRE paga e autenticada pelo banco. Isso significa que essa é uma exigência que precisa ser cumprida rapidamente para garantir a entrega dos produtos ao consumidor no tempo previsto.

  • Para cada guia, um único funcionário gasta, em média, 10 minutos no processo manual de emissão e pagamento. Em uma loja que vende 100 unidades no mês, o funcionário necessita de quase 16 horas do mês apenas para fazer emissão e pagamentos de GNRE. Com o crescimento no volume de vendas na Black Friday, uma organização pode ter muitos problemas para processar todo o fluxo de informações.

A pior coisa que uma organização pode desejar é conseguir atrair um grande número de consumidores ao longo da Black Friday, mas ter problemas fiscais no processamento dos pedidos, atrasando todas as entregas. Com isso, as chances de fidelizar os clientes podem ser comprometidas pela insatisfação gerada por conta do atraso no recebimento do produto.

Para evitar isso e lidar com o aumento do volume de operações da Black Friday, o segredo está no uso da tecnologia de automação fiscal. As organizações que utilizam soluções para automatizar o processo de emissão e pagamento dos documentos fiscais eliminam a dependência de processos manuais – que são mais lentos e consomem recursos da empresa.

Dootax: sua aliada para acabar com os problemas fiscais

Vimos neste artigo como a automação fiscal ajuda a evitar problemas fiscais na Black Friday. Dessa forma, a empresa pode focar no aumento das suas vendas sem preocupações ou problemas com o Fisco.

Para ajudar você a colocar essa dica para a Black Friday em prática, a Dootax disponibiliza as soluções digitais ideais. Além de facilitar a emissão da NFe, você pode fazer a automação da emissão e pagamento de diversas guias tributárias – como DARF, GPS, DAE-10, DARE, GARE, GNRE, FECP e outros.

Mais do que isso, todas essas informações ficam armazenadas de forma ordenada em um ambiente seguro. Com base nas informações geradas pelas notas fiscais da empresa, torna-se ainda mais fácil avaliar o sucesso nas vendas da Black Friday e atualizar todos os controles gerenciais.

Você já conhecia os problemas fiscais que podem surgir na Black Friday? Gostaria de conhecer melhor as soluções da Dootax? Então, visite nosso site agora mesmo!

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