Sua empresa está pronta para a Black Friday?

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Seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

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É normal ter um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday. Sua empresa está preparada para manter a agilidade e o compliance fiscal?

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A Black Friday é um momento do ano muito aguardado pelas empresas brasileiras por conta do alto volume de vendas que fica concentrado em um pequeno período de tempo. São muitos os consumidores que esperam por essa data para realizar as suas compras e aproveitar preços reduzidos e outras ofertas.

Apesar de ter um grande foco nas empresas do varejo (em especial, e-commerces), a Black Friday é uma ocasião que pode ser aproveitada por organizações de todos os segmentos – desde indústrias que operam em B2B até prestadoras de serviços que atendem pessoas físicas. Basta que essas empresas saibam como traçar boas estratégias de marketing e aproveitar todo o movimento criado no mercado.

Porém, todo esse aumento no número de vendas dentro do mês pode gerar complicações para o cumprimento de todas as obrigações de uma pessoa jurídica. Será que a sua empresa está preparada para lidar com um volume tão grande de pedidos de venda? Apesar de todas as vantagens oferecidas pela Black Friday, é importante ficar atento a todos os processos internos para evitar problemas.

Você sabe se a sua empresa está pronta para a Black Friday? Descubra neste artigo.

A Black Friday no Brasil

A Black Friday é uma data criada nos Estados Unidos para que as empresas façam uma queima dos estoques e comecem a se preparar para as compras de Natal. Para que isso aconteça, são oferecidos grandes descontos nos produtos – o que gera uma enorme comoção entre os consumidores.

Com o passar dos anos, a Black Friday chegou ao Brasil e as suas ofertas começaram a se estender por vários dias ou semanas – criando um ambiente muito propício para fechar boas vendas. Apesar de não ser o foco inicial da Black Friday, toda essa movimentação no mercado beneficia empresas de todos os segmentos.

Em 2018, a Black Friday acontecerá na sexta-feira, dia 23 de novembro. A previsão é de que o volume de vendas seja ainda maior do que no ano de 2017 – que teve receita de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, segundo dados do Ebit. Além disso, a plataforma Black-Friday.sale mostra o aumento médio da cesta de compra durante a Black Friday: R$578,00 contra R$335,00 registrados duas semanas antes da data.

Oportunidades da Black Friday

A Black Friday reúne ótimas oportunidades para as empresas brasileiras – que podem aproveitá-las de diversas formas diferentes. Um e-commerce que está iniciando as atividades consegue ganhar visibilidade entre o público, enquanto grandes empresas com reputação no têm a oportunidade de renovar os estoques e alcançar resultados fantásticos de venda.

Para empresas que atuam em outros segmentos também é possível aproveitar o clima de consumismo que toma conta do mercado. Se um e-commerce fatura muito acima do esperado ao longo do mês de novembro, são maiores as chances que ela contrate o serviço de consultoria empresarial de uma empresa que oferece 10% de desconto por conta da Black Friday.

Isso significa que todas as empresas que sabem explorar adequadamente essa data podem ter um salto nas vendas ao longo do mês de novembro. Nesses casos, é importante que exista um bom planejamento – tanto para as ações de marketing quanto para a preparação de estoques e estruturação dos processos internos.

A sua empresa está preparada para a Black Friday?

Se por um lado é fundamental preparar os estoques e preparar os vendedores para atender o aumento da demanda na Black Friday, as empresas brasileiras também precisam estar preparadas para o compliance fiscal com o aumento de operações realizadas. Você já parou para refletir sobre as adaptações necessárias para manter as operações do departamento fiscal em funcionamento?

Os custos de uma operação manual no departamento fiscal podem se tornar ainda maiores durante a Black Friday – além de gerar uma corrida contra o tempo para cumprir todas as exigências sem interferir no desempenho de vendas. Veja alguns aspectos que ajudam a compreender esse cenário:

  • Todas as vendas para consumidor final localizado em outro estado exigem que a mercadoria siga viagem apenas com a GNRE paga e autenticada pelo banco. Isso significa que essa é uma exigência que precisa ser cumprida rapidamente para garantir a entrega dos produtos ao consumidor no tempo previsto.
  • Para cada guia um único funcionário gasta em média 10 minutos no processo manual de emissão e pagamento. Em uma loja que vende 100 unidades no mês, o funcionário necessita de quase 16 horas ((100*10)/60) do mês apenas para fazer emissão e pagamentos de GNRE. Com o crescimento no volume de vendas concentrado em um pequeno período de tempo, uma organização pode ter muitos problemas para processar todo o fluxo de informações.

A pior coisa que uma organização pode desejar é conseguir atrair um grande número de consumidores ao longo da Black Friday mas ter problemas fiscais no processamento dos pedidos, atrasando todas as entregas. A chance de fidelizar todos esses cientes pode ser comprometida pela insatisfação gerada pelo atraso no recebimento do produto.

Leia também: Veja como foi o webinar sobre preparação para a Black Friday

Automação fiscal: benefícios para o ano inteiro

A automação fiscal pode ser uma ótima solução para lidar com o aumento do fluxo de informações durante a Black Friday. As organizações que utilizam soluções para automatizar o processo de emissão e pagamento dos documentos fiscais eliminam a dependência de processos manuais – que são mais lerdos e consomem recursos da empresa.

A Dootax disponibiliza as soluções ideais para que a sua empresa possa aproveitar os benefícios da Black Friday sem maiores problemas. Além de facilitar a emissão da NFe, você também pode aproveitar o módulo de Pagamento de Tributos, que faz a automação na emissão e pagamento de diversos tributos – como DARF, GPS, DARE, GARE, GNRE, FECP e outros.

Além disso, todas essas informações ficam armazenadas de forma ordenada em um ambiente seguro. Com base nas informações geradas pelas notas fiscais da empresa, torna-se ainda mais fácil avaliar o sucesso nas vendas da Black Friday e atualizar todos os controles gerenciais.

E então, a sua empresa está preparada para a Black Friday? Gostaria de conhecer melhor as soluções oferecidas pela Dootax? Então visite a nossa página!

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