7 dicas para a Black Friday: como preparar seu e-commerce?

Por:
4 minutos de leitura
Dicas para a Black Friday

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Seu e-commerce está preparado para o maior festival de ofertas do e-commerce? Confira dicas para a Black Friday e evite imprevistos!

Deseja baixar o artigo em PDF?

A contagem regressiva para a Black Friday começou oficialmente – e está na hora de preparar o seu e-commerce para aproveitar essa ótima oportunidade de fechar boas vendas. Para isso, nada como algumas boas dicas para a Black Friday, não é?

Para as lojas online, a Black Friday representa um dos maiores eventos do ano. Em 2020, o faturamento alcançou R$ 3,1 bilhões – representando um crescimento de 24,8% em relação a 2019. E os números devem ser ainda melhores em 2021: segundo uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook, a intenção de compra dos consumidores será 29% maior em 2021.

Para ajudá-lo a aproveitar essas oportunidades, trouxemos algumas dicas para você se preparar para a Black Friday. Confira a seguir como preparar o seu e-commerce!

Dicas para a Black Friday
Fundo foto criado por snowing – br.freepik.com

Dicas para a Black Friday

Reunimos abaixo alguns passos essenciais para uma loja virtual aproveitar as melhores oportunidades da data mais aguardada pelos consumidores:

1. Comece cedo

A primeira das dicas para a Black Friday é iniciar a sua preparação o quanto antes. Isso inclui certificar-se de que seu site esteja atualizado, começar a estruturar uma estratégia de marketing e garantir que você tenha estoque para atender a um fluxo de pedidos. Você também pode começar a anunciar suas ofertas especiais com antecedência para evitar se perder na multidão.

2. Atualize seus produtos e inventário online

Ser inundado com visitantes e vendas do site não é um problema. Mas, antes que isso aconteça, é importante garantir que seu e-commerce esteja atualizado com todos os seus produtos e contagens de estoque.

Além disso, também é uma boa ideia passar algumas horas revisando as descrições dos produtos para garantir que os detalhes sejam claros e concisos. Isso pode ajudar a reduzir o número de perguntas que os clientes em potencial podem ter – tornando mais fácil para eles fazer uma escolha e concluir seu pedido.

3. Otimize seu site para celular

Até o final de 2021, estima-se que as vendas globais de comércio eletrônico por dispositivos móveis atingirão US$ 3,56 trilhões. E, em 2021, as vendas mobile devem representar 54% do total das vendas online.

Portanto, melhorar a experiência do usuário para compras pelo celular é cada vez mais importante. Otimize para dispositivos móveis certificando-se de que sua navegação seja clara e seja fácil para os consumidores concluirem suas compras.

4. Audite sua página de checkout

Outra das grandes dicas para a Black Friday é testar a experiência do usuário na página de pagamento e melhorá-la, se necessário. É fundamental tornar o processo de finalização da compra o mais fácil possível para os clientes, evitando que abandonem seus carrinhos de compras. Isso inclui garantir que seja seguro, fácil de navegar e não exija que o comprador execute muitas etapas para concluir a compra.

5. Prepare seu estoque

Quando falamos de Black Friday, a última coisa que você quer é deixar faltar no estoque um produto importante ou estocar em excesso um de baixo desempenho.

A melhor maneira de tomar decisões inteligentes sobre o estoque é detalhar suas vendas nos últimos 6 meses. Afinal, os hábitos de compra dos consumidores estão sempre mudando.

Junto com o forte aumento nas vendas online ocasionado pela pandemia, o desempenho de várias categorias de produtos também mudou drasticamente. Ter acesso a esses dados o impedirá de fazer pedidos de produtos que seus clientes não desejam.

6. Aumente seus esforços de marketing

A alta temporada não é o momento de ser conservador com seus esforços de marketing. É hora de aumentar o volume e fazer mais. Os clientes serão bombardeados pela comunicação de muitas empresas, e você não quer que sua empresa caia no esquecimento. Aqui estão as coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar sua visibilidade online:

  • Preste atenção especial ao SEO do seu site: certifique-se de que os metadados estejam corretos, escreva conteúdos atraentes para o blog, otimize as imagens do seu site e formule uma campanha de backlinking robusta.
  • Use publicidade paga se tiver recursos financeiros: utilize as opções de segmentação do Facebook a seu favor, bem como outras plataformas pagas, como Instagram e campanhas de influenciadores.
  • Use suas mídias sociais para interagir com seus clientes.
  • Crie campanhas especiais direcionadas para a Black Friday: chamar a atenção dos consumidores para oportunidades imperdíveis é fundamental para se destacar em relação aos concorrentes.

7. Prepare-se para processar mais pedidos

Seguindo as dicas para a Black Friday que acabamos de ver, você pode esperar um ótimo aumento nas vendas. E é fundamental avaliar os impactos disso nos processos internos do seu e-commerce.

Um ponto que merece atenção especial é a preparação da área fiscal, uma vez que o aumento no volume de pedidos traz a necessidade de emitir mais guias tributárias, armazenar mais NFes, entre outros processos extras.

Não desperdice as oportunidades da Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única no ano para o seu e-commerce. Não deixe de preparar o seu negócio para atender ao aumento na demanda e alavancar suas vendas!

Você gostou das nossas dicas? Se quiser saber como preparar sua área fiscal para garantir o cumprimento das obrigações nessa data, leia agora nosso artigo “A importância do compliance fiscal na Black Friday“.

Visited 94 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?