Automação fiscal: uma aliada da experiência do cliente 

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Experiência do cliente

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Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

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Cada vez mais utilizada por empresas de todo o Brasil, a automação fiscal é uma tecnologia que veio para simplificar e agilizar as rotinas fiscais. Mas você sabia que ela também é uma excelente aliada na otimização da experiência do cliente? 

Ao automatizar o processo de recolhimento de tributos, por exemplo, é possível realizar a emissão e o pagamento de guias tributárias em tempo recorde. Essa rapidez traz impactos que vão muito além do dia a dia do setor fiscal, trazendo eficiência logística e melhorando a percepção dos clientes sobre sua empresa. 

Se você quer entender os impactos positivos da automação fiscal em todo o processo por trás de uma venda, está no lugar certo. Continue a leitura e saiba como melhorar a experiência do cliente com a solução de RPA fiscal da Dootax.

O que é automação fiscal? 

Antes de mais nada, é importante entender o que é a automação fiscal. De forma simplificada, trata-se do uso de softwares para otimizar as tarefas fiscais de uma empresa, eliminando o trabalho manual repetitivo. Dessa forma, os colaboradores conseguem utilizar seu tempo para focar em atividades mais estratégicas para a companhia. 

Existem diversos procedimentos que podem ser automatizados no departamento fiscal, como o controle de certidões negativas de débito, o gerenciamento de Domicílio Tributário Eletrônico e o armazenamento de documentos fiscais – além do já citado recolhimento de tributos. 

Como funciona a automação do recolhimento de tributos? 

Como vimos, a automação fiscal agiliza as tarefas repetitivas do departamento fiscal, certo? E, entre elas, estão a emissão e o pagamento das guias tributárias, que pode demandar longas horas de trabalho da equipe – especialmente nas maiores temporadas de vendas do varejo. 

Por meio de uma tecnologia conhecida como RPA (Robotic Process Automation), é possível deixar esses procedimentos nas mãos de robôs, que fazem tudo de forma 100% automática. Isso evita que ocorram atrasos ou erros e, assim, elimina alguns dos maiores custos ocultos da área fiscal. 

Como exemplo disso, temos o Dootax Pagamento de Tributos, a solução fiscal utilizada por empresas líderes de mercado, como Magalu e Nestlé. Ela realiza a emissão de guias federais, estaduais e municipais em tempo recorde e sem intervenção humana. Além disso, oferece múltiplas formas de pagamento automático e tem integração com todos os bancos do País. 

Quais os impactos na experiência do cliente? 

Até aqui, já deu para ter uma ideia dos benefícios de automatizar os processos fiscais, certo? Mas, afinal, como a automação fiscal otimiza os processos por trás das vendas, melhorando a experiência do cliente? 

A automação do pagamento de tributos permite que as guias sejam emitidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, não é preciso esperar pelo horário comercial para que um profissional realize o processo manualmente. Como consequência disso, há uma diminuição do tempo de liberação de cargas, que chegam mais rápido em seu destino. 

A própria agilização do processo de recolhimento de impostos beneficia a satisfação dos consumidores. Com o RPA fiscal da Dootax, independentemente do volume de vendas, uma empresa consegue emitir e pagar todas as guias em tempo recorde. Assim, as mercadorias podem ser enviadas rapidamente – proporcionando uma melhor experiência do cliente. 

Além disso, existe a questão das fiscalizações nos postos fiscais. Para quem um caminhão possa seguir viagem, é necessário que ele esteja com todos os documentos fiscais necessários e os impostos referentes às mercadorias tenham sido recolhidos.

Ao realizar processos de forma automática, sua empresa evita irregularidades que podem resultar na parada de cargas em barreiras fiscais. Assim, as entregas não atrasam e a experiência do cliente não é prejudicada. 

Para que você entenda esses impactos de uma forma mais prática, criamos um infográfico. Confira a seguir: 

Experiência do cliente
Infográfico Dootax – Automação x experiência do cliente

Uma imagem positiva no mercado 

Além das vantagens relacionadas à experiência do cliente, as soluções de automação fiscal da Dootax contribuem para que uma marca tenha uma imagem positiva perante os potenciais clientes, parceiros e investidores. Isso porque a tecnologia é uma grande aliada do compliance fiscal, pois ajuda a garantir que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações. 

Hoje os consumidores estão mais conscientes e buscam por marcas transparentes, que prezem pela governança em todas as suas práticas. Portanto, ao evitar débitos e pendências com o Fisco, você se previne contra problemas capazes de manchar a imagem da empresa no mercado.  

Conheça o Dootax Pagamento de Tributos 

Viu só como a automação fiscal é uma ótima opção para quem busca melhorar a experiência do cliente? Agora que você já conhece os principais benefícios, chegou a hora de conhecer melhor as funcionalidades do Dootax Pagamento de Tributos

Essa solução emite guias de todas as esferas, como GNRE, DARE e DUA, de maneira automática. Para emitir uma guia de forma manual, um colaborador leva 5 minutos. Já com a automação da Dootax, é possível gerar 1000 guias em apenas 5 segundos. 

Veja alguns dos diferenciais do Dootax Pagamento de Tributos: 

  • Automação de ponta a ponta, da emissão ao pagamento, conforme a sua necessidade;
  • Grande diversidade de tipos de documentos de arrecadação; 
  • Notificações customizáveis; 
  • Integração com os principais ERPs e sistemas fiscais; 
  • Múltiplas formas de pagamento automático;
  • Workflow de aprovação de pagamentos parametrizável. 

Mais do que uma tendência, a automação fiscal é o presente – e veio para ficar. Com ela, além de reduzir a burocracia nas rotinas fiscais, empresas conseguem proporcionar uma melhor experiência do cliente. Isso porque a otimização de processos influencia a eficiência logística, a produtividade da equipe e até mesmo a imagem da marca no mercado. 

O que achou de saber como a automação fiscal influencia a experiência do cliente? Quer levar esses benefícios para o seu negócio? Preencha o formulário e fale com a gente. 

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