O processo de emissão e pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA) faz parte da rotina de muitas empresas. Mas também são muitos os gestores que buscam por formas de simplificar esse processo e economizar tempo.
Ao automatizar o recolhimento, é possível reduzir a necessidade de tarefas manuais – alocando a equipe fiscal em outras atividades mais estratégicas. Mas como recolher essa guia de forma automática? É isso que veremos logo a seguir!


O que é o DUA?
O Documento Único de Arrecadação (DUA) é um documento destinado ao pagamento de impostos e taxas estaduais do Espírito Santo.
Com a modernização da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo, é possível ter acesso à emissão e pagamento pela internet – proporcionando maior eficiência no recolhimento, além de integração por código de barras com a rede bancária de qualquer agência da receita estadual.
Por meio do site da SEFAZ, os contribuintes têm acesso à geração da guia associada aos seguintes serviços a serem realizados na esfera do Governo:
- Emissão DUA Taxas de diversos órgãos do Governo;
- Emissão DUA Auto-Infração;
- Emissão DUA Notificação de Débito;
- Emissão DUA Aviso de Cobrança;
- Emissão DUA Notificação de Pagamento;
- Emissão DUA Dívida Ativa;
- Emissão DUA Parcelamento de Débitos;
- Emissão DUA ICMS e ICMS FUNDAP;
- Consulta ao pagamento e situação do Documento Único de Arrecadação;
- Consulta aos valores de taxas do Governo;
- Sugestões;
- Pagamento online (Clientes BANESTES).
Como emitir o Documento Único de Arrecadação?
O processo de emissão do Documento Único de Arrecadação pode ser feito pela internet, pelo site da Sefaz. Para isso, é preciso percorrer as seguintes etapas:
- Acesse o site e-dua.sefaz.es.gov.br.
- Na barra lateral esquerda da página, selecione o pagamento ou serviço que você deseja emitir.
- Insira os dados solicitados. Por exemplo, a emissão para recolhimento do ICMS requer CPF/CNPJ, Serviço, Referência, Data de Vencimento e Valor do Imposto.
- Preencha outras informações solicitadas.
- Faça a impressão e o recolhimento do documento.


Como automatizar o recolhimento?
Você quer poupar tempo e aumentar a eficiência na emissão e pagamento do Documento Único de Arrecadação? Com o Dootax Pagamento de Tributos você realiza o recolhimento de forma ágil e 100% automática.
O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software na nuvem (SaaS) que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para o seu negócio.
Ao emitir uma guia manual, o profissional leva 5 minutos. Já com a solução da Dootax, é possível emitir 100 guias em apenas 5 segundos.
Veja os problemas que você pode eliminar com a automação:
- Processos lentos e que desperdiçam dinheiro;
- Erros operacionais que prejudicam o negócio;
- Pagamento de juros, multas ou guias duplicadas;
- Prejuízo com caminhões parados em barreira fiscal.
Benefícios do Dootax Pagamento de Tributos
- Automação de ponta a ponta, desde a emissão até o pagamento, conforme suas necessidades;
- Grande diversidade de tipos de documentos de arrecadação;
- Notificações customizáveis;
- Integração com os principais ERPs e sistemas fiscais;
- Múltiplos meios de pagamento automático;
- Workflow de aprovação de pagamento parametrizável.
Quer saber como o Dootax Pagamento de Tributos funciona?
São apenas três passos para automatizar a emissão e pagamento das suas guias DUA, GNRE, DARE, entre outras:
- Integrações. O usuário envia os arquivos JSON ou o XML da NFe/CTe para a Dootax. Esse envio pode ser feito através de sFTP, de API ou em um upload manual.
- RPA Fiscal. A ferramenta acessa os sites responsáveis pela emissão de cada guia e realiza o preenchimento de formulários e informações de maneira automática.
- Pagamento. A Dootax então realiza a integração com qualquer banco através de arquivos CNABs para transmissão ou para o ERP do cliente.
E então, que tal começar a recolher DUA automaticamente? Solicite uma demonstração.