Como recolher DUA de forma automática?

Por:
3 minutos de leitura
DUA

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

O recolhimento do Documento Único de Arrecadação (DUA) faz parte das suas rotinas fiscais? Descubra como automatizar esse processo.

Deseja baixar o artigo em PDF?

O processo de emissão e pagamento do Documento Único de Arrecadação (DUA) faz parte da rotina de muitas empresas. Mas também são muitos os gestores que buscam por formas de simplificar esse processo e economizar tempo.

Ao automatizar o recolhimento, é possível reduzir a necessidade de tarefas manuais – alocando a equipe fiscal em outras atividades mais estratégicas. Mas como recolher essa guia de forma automática? É isso que veremos logo a seguir!

DUA
Contabilidade foto criado por jcomp – br.freepik.com

O que é o DUA?

O Documento Único de Arrecadação (DUA) é um documento destinado ao pagamento de impostos e taxas estaduais do Espírito Santo.

Com a modernização da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo, é possível ter acesso à emissão e pagamento pela internet – proporcionando maior eficiência no recolhimento, além de integração por código de barras com a rede bancária de qualquer agência da receita estadual.

Por meio do site da SEFAZ, os contribuintes têm acesso à geração da guia associada aos seguintes serviços a serem realizados na esfera do Governo:

  • Emissão DUA Taxas de diversos órgãos do Governo;
  • Emissão DUA Auto-Infração;
  • Emissão DUA Notificação de Débito;
  • Emissão DUA Aviso de Cobrança;
  • Emissão DUA Notificação de Pagamento;
  • Emissão DUA Dívida Ativa;
  • Emissão DUA Parcelamento de Débitos;
  • Emissão DUA ICMS e ICMS FUNDAP;
  • Consulta ao pagamento e situação do Documento Único de Arrecadação;
  • Consulta aos valores de taxas do Governo;
  • Sugestões;
  • Pagamento online (Clientes BANESTES).

Como emitir o Documento Único de Arrecadação?

O processo de emissão do Documento Único de Arrecadação pode ser feito pela internet, pelo site da Sefaz. Para isso, é preciso percorrer as seguintes etapas:

  1. Acesse o site e-dua.sefaz.es.gov.br.
  2. Na barra lateral esquerda da página, selecione o pagamento ou serviço que você deseja emitir.
  3. Insira os dados solicitados. Por exemplo, a emissão para recolhimento do ICMS requer CPF/CNPJ, Serviço, Referência, Data de Vencimento e Valor do Imposto.
  4. Preencha outras informações solicitadas.
  5. Faça a impressão e o recolhimento do documento.
Emissão do DUA
Site para emissão do Documento Único de Arrecadação – Sefaz-ES

Como automatizar o recolhimento?

A emissão manual de DUA é um processo demorado e sujeito a erros. São várias etapas, que vão desde a obtenção dos dados corretos até a inserção dessas informações no sistema de arrecadação. É um trabalho tedioso que consome muito do precioso tempo do time fiscal.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, a automação de processos fiscais é uma realidade ao alcance das empresas. Soluções de Automação de Processos Robóticos (RPA) podem transformar significativamente o modo como as empresas lidam com suas obrigações fiscais, especialmente no que diz respeito ao recolhimento do Documento Único de Arrecadação.

A automação desse processo não apenas economiza tempo, como também reduz erros e inconsistências que podem ser caros para as empresas. Isso ocorre porque os robôs RPA são programados para seguir um conjunto específico de regras, possibilitando que cada etapa do processo seja realizada exatamente da mesma maneira todas as vezes.

Benefícios da automação do recolhimento

Veja a seguir algumas das vantagens da automação do processo de recolher o Documento Único de Arrecadação:

  • Eficiência e precisão: O uso de RPA na emissão e pagamento de tributos elimina erros humanos, aumentando a precisão e eficiência no cumprimento desta obrigação.
  • Economia de tempo: O tempo economizado com a automação da emissão de guias permite que os profissionais direcionem seu foco para tarefas mais importantes que não podem ser automatizadas.
  • Redução de custos: Menos erros significam menos penalidades e retrabalho, reduzindo os custos associados ao processo de recolhimento.
  • Compliance automático: A automação garante que as empresas estejam sempre em dia com suas obrigações fiscais, evitando penalidades.

O emprego de soluções de RPA na gestão fiscal e, principalmente, no processamento do DUA, pode revolucionar a maneira como as empresas lidam com suas obrigações fiscais, tornando os processos mais eficientes, seguros e praticamente à prova de erros.

Dootax: a solução para recolher DUA de forma automática

Você quer poupar tempo e aumentar a eficiência na emissão e pagamento do Documento Único de Arrecadação? Com o Dootax Pagamento de Tributos você realiza o recolhimento de forma ágil e 100% automática.

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software na nuvem (SaaS) que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para o seu negócio.

E então, que tal conhecer melhor nossa solução para recolher DUA automaticamente? Descubra 6 razões para automatizar o recolhimento de impostos com a Dootax.

Visited 335 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?