3 minutos de leitura

Como aumentar sua eficiência logística com automação fiscal?

Por:
Você sabia que a automação fiscal pode ser uma grande aliada da sua eficiência logística? Entenda a relação neste artigo.
Eficiência Logística

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você sabia que a otimização do desempenho fiscal impacta diretamente a eficiência logística de uma empresa? Essa é uma relação que muitos gestores ainda não enxergam com clareza. Mas o fato é que a automação fiscal gera benefícios que vão muito além dos ganhos operacionais para o departamento fiscal.

Ou seja, se você está em busca de eficiência logística, a resposta pode estar na automação fiscal. Confira ao longo este artigo como isso acontece na prática.

Foto por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com

Entenda a relação entre eficiência logística e automação fiscal

As empresas que investem na automação fiscal conseguem obter grandes ganhos de eficiência logística. Isso ocorre, principalmente, por dois fatores: rapidez na liberação dos caminhões e eliminação de caminhões parados em barreiras fiscais.

Rapidez no envio de mercadorias

Uma solução de automação do pagamento de tributos permite que as guias sejam emitidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, não é preciso esperar pelo horário comercial para que um profissional realize o processo manualmente. Como consequência disso, as mercadorias da empresa podem ser liberadas com mais agilidade.

Esse foi um dos grandes benefícios que a Nestlé teve ao implementar a automação fiscal. A empresa tem operações 24/7, mas, em carregamentos na madrugada, o transportador tinha que aguardar até o horário comercial – com um tempo de espera que ultrapassava 6 horas.

Além de aumentar o tempo para entrega, ainda era preciso arcar com custos extras com a transportadora, pois os motoristas tinham que dormir no pátio e aguardar pela liberação.

Depois de implementar a solução Dootax Pagamento de Tributos, ocorreu uma redução de quase 70% do tempo necessário para recolhimento de guias tributárias. Ou seja, o processo – desde a abertura do chamado até o envio do comprovante – foi de 1h30 para cerca de 30 minutos.

Veja só o relato de Rogério Oliveira, Gerente de TI – Tax Product da Nestlé:

A GE foi outra organização que se beneficiou da automação fiscal. Antes da implementação dessa tecnologia, o processo de emissão de guias era feito somente até as cinco da tarde. Agora, o processo ocorre 24/7 – com liberação dos caminhões em cerca de 30 minutos.

Confira o depoimento de Arménio Francisca Gomes, Treasury Senior Manager da GE:

Caminhões parados em barreiras

As barreiras fiscais são um verdadeiro obstáculo na eficiência logística para muitas empresas. Essa fiscalização existe para checar se o motorista está portando todos os documentos fiscais necessários, se os impostos referentes às mercadorias foram recolhidos, se a carga realmente representa o que está informado nos documentos fiscais, entre outras divergências de informação ou irregularidades.

Quando é identificada alguma situação indevida, a empresa é penalizada e o caminhão deve ficar parado até a sua regularização.

Ou seja, no momento em que um caminhão circula sem toda a documentação fiscal em dia e fica parado em uma barreira fiscal, a sua empresa passa a arcar com diversos custos diretos e indiretos.

Para evitar ficar parado em uma barreira fiscal, não existe segredo: é preciso conhecer e cumprir todas as exigências legais para o transporte de mercadorias. E a automação fiscal contribui diretamente para que todas essas pendências sejam cumpridas com agilidade e eficiência.

A Azul implementou a automação fiscal e teve os problemas com cargas paradas em barreiras fiscais praticamente eliminados. Além de toda eficiência operacional, isso também contribuiu para aumentar o nível de satisfação junto aos clientes.

Veja o relato de Fernando Lucena, Gerente Geral de TI da Azul Linhas Aéreas:

Implemente a automação fiscal com o Dootax Pagamento de Tributos

Você já sabia como a automação fiscal contribui com a eficiência logística? Se você quer levar essa tecnologia para a sua empresa, precisa conhecer o Dootax Pagamento de Tributos.

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software na nuvem (SaaS) que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para o seu negócio.

Ao emitir uma guia manual, o profissional leva 5 minutos. Já com a solução da Dootax, é possível emitir centenas de guias em segundos.

Benefícios do Dootax Pagamento de Tributos

  • Emissão ágil. Emita 1000 guias tributárias em menos de 1 minuto.
  • Reduza erros humanos. 30% do retrabalho contábil pode ser eliminado com automação.
  • Economia. Reduza gastos com multas, juros e guias duplicadas.
  • Pensamento estratégico. Foque nas tarefas que realmente importam para seu negócio.
  • Guias de operação. Única solução do mercado que gera todas as guias por operação – nota a nota.

Quer saber mais sobre o Dootax Pagamento de Tributos? Solicite uma demonstração agora mesmo!

(Visited 11 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?