Como automatizar a emissão do DARE-SP?

Por:
3 minutos de leitura
DARE-SP

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você sabia que é possível emitir e pagar DARE-SP de forma 100% automática? Descubra neste artigo como agilizar sua rotina fiscal.

Deseja baixar o artigo em PDF?

O DARE-SP é o documento de arrecadação usado pelos contribuintes para o recolhimento de tributos e demais receitas públicas estaduais em São Paulo. Progressivamente, o DARE-SP está sendo adotado como substituto para as arrecadações de tributos feitas anteriormente através de GARE e GNRE.

Entretanto, mesmo com todo o processo de emissão e pagamento podendo ser realizado pela internet, é necessário investir muito tempo quando esses processos são feitos manualmente. É por isso que a automação é a solução adotada por muitas empresas que buscam otimizar o desempenho das rotinas fiscais.

Mas, afinal, como automatizar a emissão do DARE-SP? Descubra logo a seguir!

O que é o DARE-SP?

O DARE-SP – ou Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – é o documento usado para o pagamento de tributos e taxas estaduais no estado de São Paulo.

É importante destacar que o estado de São Paulo está passando por uma reformulação do ambiente de pagamento de tributos e taxas estaduais desde 2020. Com isso, a SEFAZ-SP vem progressivamente adotando o DARE-SP como substituto para a GARE e GNRE-SP.

O DARE-SP é composto, basicamente, de duas partes:

  • Documento Principal. Contém as principais informações referentes ao contribuinte que está recolhendo tributos e demais receitas públicas estaduais. Ele é usado para efetuar o pagamento junto à rede bancária e a via do contribuinte autenticada serve como comprovante de pagamento.
  • Documento(s) Detalhe. Contém as informações relacionadas ao recolhimento dos tributos e demais receitas públicas – como código e descrição da receita, tipo e descrição do serviço, nome ou razão social, CPF, CNPJ, Renavam, nº AIIM, nº do parcelamento, data de vencimento e observação, se houver. Além disso, pode conter outros campos que variam com o código de receita.

Veja a seguir um exemplo de DARE-SP disponibilizado pela Sefaz:

DARE-SP
Exemplo de DARE-SP – Sefaz SP

Tributos que podem ser recolhidos com o DARE-SP

Veja quais são os principais tributos que podem ser recolhidos com a emissão do DARE-SP:

Como automatizar a emissão do DARE-SP?

O Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais, muito utilizado para o pagamento de impostos estaduais em São Paulo, é uma exigência comum para empresas e indivíduos.

A emissão manual desse documento costuma ser um processo tedioso e demorado. No entanto, com a implantação de uma solução de Automação de Processos Robóticos (RPA) fiscal, tal trabalho pode ser significativamente simplificado.

A automação de processos robóticos, ou RPA, é uma tecnologia que automatiza tarefas repetitivas e de rotina. Quando aplicado à rotina fiscal, o RPA pode ajudar a lidar com a variedade de obrigações que as empresas têm de cumprir, incluindo a emissão do DARE-SP.

Benefícios de automatizar a emissão do DARE-SP

Abaixo, listamos os principais benefícios da automação da emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais com RPA fiscal:

  • Economia de tempo: O RPA permite que as empresas economizem tempo ao eliminar a necessidade de realizar tarefas manuais.
  • Minimização de erros: O uso automático evita erros humanos, garante que as informações sejam preenchidas corretamente e evita multas por atraso ou informações incorretas.
  • Conformidade fiscal: A automação assegura que todas as exigências sejam cumpridas no prazo, facilitando o alcance do compliance fiscal.
  • Maior foco nas tarefas centrais: Com o RPA cuidando das tarefas rotineiras e repetitivas, as equipes podem se concentrar em tarefas que demandam maior atenção e habilidades, melhorando a produtividade geral.

Em resumo, a automação da emissão do DARE-SP, utilizando uma solução de RPA fiscal, é uma estratégia eficaz para melhorar a eficiência e a precisão dos processos fiscais em sua empresa. Investir nessas soluções pode levar a grandes benefícios para o negócio.

A solução ideal para emitir DARE-SP automaticamente

Você quer poupar tempo e aumentar a eficiência na emissão e pagamento do DARE-SP? Com o Dootax Pagamento de Tributos você realiza o recolhimento das guias de forma ágil e 100% automática.

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias, como DARE, GNRE e DUA, de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

Agora que já conhece as principais vantagens de recolher DARE-SP automaticamente, continue a visita em nosso blog e descubra 6 razões para automatizar com a Dootax.

Visited 504 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?