Como pagar DARF atrasado?

Por:
4 minutos de leitura
Como pagar darf atrasado

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Neste artigo vamos ajudá-lo a entender como pagar DARF atrasado para lidar de forma rápida com esse problema. Acompanhe.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você sabe como pagar DARF atrasado? Essa é uma dúvida que muitos profissionais já tiveram. Afinal, o atraso no pagamento pode acontecer com qualquer empresa – e, além do gasto extra, também é preciso lidar com a burocracia.

Uma empresa precisa recolher diversos tributos ao longo de um ano, não é? Basta um pequeno descuido para que um desses compromissos seja esquecido ou o pagamento deixe de ser realizado na data correta. Quando isso acontece, é preciso saber como pagar DARF atrasado.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como pagar DARF atrasado para lidar com essa complicação. Acompanhe!

O que é DARF?

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é um formulário no qual as pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas no âmbito federal.

Na prática, trata-se de um documento que permite que os impostos cheguem diretamente aos cofres federais. Além disso, o DARF foi uma forma pensada para simplificar os processos do departamento fiscal, pois permite que o pagamento de tributos federais seja unificado em uma só guia.

Por meio do DARF, é possível pagar diversos tributos da União – que incluem:

Como pagar DARF atrasado?

Sua empresa esqueceu completamente da data de vencimento de determinado imposto? Ou, então, emitiu o DARF, mas não conseguiu pagar dentro do prazo? Essas são situações que exigem uma atenção especial para o recolhimento dos tributos com atraso.

Porém, compreender como pagar DARF atrasado não é muito complicado. Na prática, será necessário emitir um novo DARF incluindo a multa e os juros pelo atraso.

Como pagar DARF atrasado?
Business photo created by katemangostar – www.freepik.com

A multa pelo recolhimento em atraso é 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%. Soma-se o percentual por cada dia de atraso começando pelo dia seguinte ao vencimento até o dia do pagamento.

Já os juros são calculados com base na taxa Selic do mês posterior ao vencimento até a do mês anterior ao pagamento, acrescendo 1% referente ao mês de pagamento. Não há cobrança de juros se o pagamento for feito dentro do mês de vencimento.

Ou seja, o processo de como pagar DARF atrasado é muito semelhante ao processo de emissão normal do documento – com o diferencial de incluir juros, multas e atualizar o valor total.

A Receita Federal possui um programa para emissão do DARF, o Sicalc. Utilizando esse aplicativo, será necessário preencher os seguintes dados para gerar uma nova DARF para pagamento em atraso:

  • Nome e telefone do contribuinte;
  • Período de apuração do tributo;
  • Número do CNPJ;
  • Código de pagamento (a tabela está no site da Receita Federal);
  • Número de referência (vinculado a algum evento específico com a Receita Federal);
  • Data de vencimento;
  • Valor principal a ser pago;
  • Multa;
  • Juros;
  • Valor total.

É importante ressaltar que, se o pagamento em atraso for realizado sem os devidos acréscimos legais ou com o cálculo a menor, o valor do principal não será totalmente quitado. Nesse caso, ainda ficará um saldo pendente de quitação.

Outro problema comum: DARF em duplicidade

“Paguei DARF duas vezes. E agora?”. Se você pagou o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em duplicidade, existem algumas opções que você pode considerar para resolver a situação:

  • Verifique se o pagamento duplicado foi registrado corretamente: Entre em contato com a instituição financeira ou plataforma de pagamento que você usou para pagar o DARF e solicite um comprovante de pagamento para cada transação. Confirme se ambas as transações foram de fato processadas e registradas.
  • Entre em contato com a Receita Federal: Se você confirmar que pagou o DARF duas vezes e a duplicação está registrada, entre em contato com a Receita Federal para informá-los sobre o problema. Explique a situação e forneça os detalhes relevantes, como os números de referência das transações duplicadas. A Receita Federal poderá orientar você sobre os próximos passos a serem seguidos.
  • Solicite a restituição do valor duplicado: Caso o pagamento duplicado já tenha sido processado pela Receita Federal e você tenha sido cobrado duas vezes, é possível solicitar a restituição do valor pago a mais. Para fazer isso, você precisará preencher e enviar o Pedido de Restituição ou Ressarcimento no site da Receita Federal, seguindo as instruções fornecidas.

Vale lembrar que existe uma solução definitiva para evitar esse problema: utilizar uma solução de automação fiscal que realize a geração das suas guias de forma segura e ágil.

Pare de esquecer seus impostos: automatize o pagamento

Você gostou das informações sobre como pagar DARF atrasado? O conhecimento sobre esses processos certamente pode ajudá-lo a resolver situações de esquecimento do pagamento.

Porém, melhor do que saber como pagar DARF atrasado é garantir que todos os tributos sejam pagos dentro do prazo, não é? E existe uma solução ideal para isso: a automação do pagamento!

É possível automatizar todo o processo de emissão da DARF e seu pagamento dentro do prazo. Ao deixar essa tarefa na mão de uma ferramenta digital, você não corre mais riscos de erros por falhas manuais. Trata-se de uma maneira eficiente de garantir o compliance fiscal e economizar dinheiro.

A Dootax possui as soluções ideais para que você possa pagar automaticamente os tributos da sua empresa – tanto federais quanto estaduais ou municipais. Além disso, são muitas outras funcionalidades para gerar mais praticidade para o departamento fiscal.

Agora que você já sabe como pagar DARF atrasado e que existe uma solução para acabar com esse problema, o que acha de conhecer melhor o Dootax Pagamento de Tributos?

Visited 10.799 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?