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Como automatizar a geração de guias?

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Automatizar a geração de guias é uma luz no fim do túnel para muitos gerentes do setor fiscal. Saiba tudo aqui no blog.
Como automatizar a geração de guias

A possibilidade de automatizar a geração de guias é uma luz no fim do túnel para muitos gerentes do setor fiscal. Considerando todo o tempo que é preciso gastar para preencher manualmente as guias para recolhimento de tributos, automatizar esse processo pode gerar um salto de desempenho.

Atualmente, a tecnologia está cada vez mais eficiente, não é? Vemos sites que preenchem automaticamente suas informações pessoais, possibilidade de compra com um clique nos e-commerces, plataformas de streaming que fazem sugestões personalizadas, sistemas de gestão empresarial que geram relatórios automáticos, e muito mais.

Neste contexto, poderíamos considerar incoerente se não surgissem opções para automatizar processos manuais do setor fiscal – como a geração de guias, não é? Felizmente, você já pode levar essa tecnologia para a sua empresa.

Mas, afinal, como automatizar a geração de guias? Descubra logo a seguir!

Automação: uma alternativa para driblar a burocracia

O sistema tributário brasileiro é marcado pela sua grande complexidade. São diversos os tributos federais, estaduais e municipais que devem ser recolhidos pelas empresas. E cada um deles possui suas próprias regras, bases de cálculo, alíquotas e exceções – além de diversas obrigações acessórias.

Não bastasse a dificuldade de acompanhar as obrigações legais, a realização de cada uma das obrigações ainda toma um tempo precioso do departamento fiscal. Para ter uma ideia disso, veja todas as etapas que é necessário percorrer apenas para gerar uma guia GNRE manualmente:

  1. Gerar a Nota Fiscal Eletrônica referente à operação
  2. Imprimir duas vias da Nota Fiscal
  3. Checar a tabela de alíquotas de ICMS – observando os estados envolvidos na transação
  4. Calcular a diferença entre a alíquota interna e alíquota do estado destino
  5. Entrar no site do SEFAZ e emitir guia para pagamento que vai para o estado do cliente
  6. Imprimir guia GNRE
  7. Pagar a guia GNRE
  8. Imprimir o comprovante de pagamento
  9. Juntar a Nota Fiscal, a GNRE paga e o comprovante de pagamento ao produto
  10. Enviar o produto ao cliente

Além disso, é importante destacar quais são os processos necessários para emissão da guia de pagamento (passos 5 e 6):

  • Entrar no Portal GNRE
  • Clicar na seção “Gerar Guia”, na página inicial
  • Preencher de todas informações – que incluem UF favorecida, tipo de GNRE, informações de contribuinte, receita, valores, data de vencimento e data de pagamento
  • Clicar em “Validar”
  • Caso alguma informação esteja incorreta, o sistema gera uma mensagem de alerta. Nesse caso, é preciso clicar em “Cancelar”
  • Quando as informações foram validadas, é possível “Emitir” ou “Baixar PDF”
  • Fazer impressão da guia para o pagamento

Ufa! Cansativo até de ler, não é?

Afinal, como automatizar a geração de guias?

O segredo para automatizar a geração de guias está em encontrar a ferramenta certa. Ao utilizar uma plataforma de automação fiscal, é possível fazer a emissão das guias de pagamento em poucos segundos – sem a necessidade de percorrer todas etapas que acabamos de expor.

Dessa forma, a automatização da geração de guias gera muitos benefícios:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Simplificação de processos no departamento fiscal
  • Precisão nos cálculos dos tributos a serem recolhidos
  • Consistência e previsibilidade no cumprimento das obrigações
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Redução das chances de erros e falhas – como pagamentos duplicados
  • Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente
  • Eliminação de problemas com caminhões parados em barreiras fiscais – agilizando as entregas feitas pela sua organização
Como automatizar a geração de guias?
Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Dootax: a ferramenta para automatizar a geração de guias

Se você busca uma ferramenta confiável para automatizar a geração de guias, a Dootax é sua parceira ideal!

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Com as soluções da Dootax, você aproveita vários benefícios incríveis:

MAIS SEGURANÇA

As soluções Dootax adotam a criptografia das informações, com fator de autenticação duplo e sem intervenção humana. Além disso, temos respeito total às normas internacionais – tornando a geração de guias segura e descomplicada.

MAIS AGILIDADE

As ferramentas da Dootax possuem integração com todos os bancos e emissão para as 27 UFs do Brasil. Você pode agilizar o cálculo de multas e juros – além de enviar as guias pagas por e-mail.

MAIS TRANQUILIDADE

Você não precisa perder tempo com a instalação de um software. A Dootax funciona por meio da nuvem e oferece um suporte prestativo e atencioso sempre que precisar. Além disso, estamos em atualização constante com as mudanças fiscais e legais.

MAIS RENTABILIDADE

Pare de pagar multas desnecessárias. Reduza FTEs e invista em áreas estratégicas do seu negócio – alcançando o compliance em pagamentos tributários.

Você já conhecia os benefícios de automatizar a geração de guias? Que tal contar com o auxílio da Dootax? Solicite agora uma demonstração!

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