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O que esperar da Black Friday 2021?

Tempo de leitura: 3 minutos

O ano está passando voando e o final de 2021 já se aproxima. Com ele, a data mais aguardada pelas empresas: a Black Friday. Apesar dos desafios, o cenário é otimista.  

Segundo o índice MCC-ENET, no acumulado do 1º semestre deste ano, houve aumento de 13% na quantidade de vendas no e-commerce. Além disso, uma pesquisa da Amazon em parceria com o E-Commerce Brasil apontou que 64% dos lojistas pretendem investir no próprio e-commerce durante a Black Friday 2021.

Mas o que você pode esperar da Black Friday 2021 e como se preparar para aproveitar as oportunidades? Confira logo a seguir!

Black Friday 2021
Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

Afinal, o que esperar da Black Friday 2021?

Para falarmos sobre a Black Friday 2021, precisamos resgatar o contexto da pandemia do coronavírus – que impôs uma série de restrições de consumo e causou mudanças nos hábitos de consumo.

Ao longo deste período, as compras pela internet foram a saída encontrada pelos brasileiros para aproveitar as promoções do mercado. De fato, 30% dos consumidores iniciaram ou aumentaram as compras de produtos online e 80% dos consumidores fizeram compras por meio de novos canais de venda – como redes sociais ou WhatsApp.

Os números das vendas da Black Friday 2020 passaram de 5,1 bilhões – um valor 31% maior do que os resultados de 2019, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. Segundo os dados levantados, o total de compras online realizadas foi de 7,6 milhões, um número 24,7% maior do que o registrado em 2019.

Para a Black Friday 2021, espera-se que esses números continuem crescendo. Segundo uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook, o número de pessoas que pretendem comprar algo na Black Friday 2021 será 29% maior do que no ano passado. E essa mesma pesquisa aponta para uma preferência dos consumidores por compras feitas no ambiente online.

Aumento do consumo em 2021

A Pesquisa Retomada do Consumo 2021, feita pela Inteligência de Mercado Globo, levantou o volume de consumidores que desejam aumentar o consumo de determinados produtos ou serviços em 2021:

  • Serviços de autocuidado: 26%
  • Produtos para pet: 13%
  • Alimentos e bebidas: 34%
  • Higiene doméstica, pessoal e produtos de beleza: 31%
  • Medicamentos e produtos para a saúde: 26%
  • Vestuário: 32%
  • Infraestrutura do lar (móveis e eletros, utilidade doméstica e decoração): 23%
  • Tecnologia (celular, computador, televisor, aparelhos de áudio): 29%
  • Refeições ou passeios: 20%
  • Turismo: 17%
  • Delivery de refeições prontas: 24%
  • Delivery de alimentos e bebidas: 24%
Calculadora de Tempo Desperdiçado

Como se preparar para o aumento nas vendas?

Para aproveitar todas as oportunidades da Black Friday 2021, é importante preparar o seu e-commerce para lidar com o aumento nas vendas. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo:

  1. Prepare seu atendimento ao cliente. Certifique-se de que sua equipe de Atendimento ao Cliente esteja pronta para o que está por vir. Se necessário, aumente a equipe para que você possa lidar com as vendas e todas as dúvidas que seus clientes possam ter. Além disso, é uma boa ideia ter uma função de chat ao vivo em seu site.
  2. Destaque-se em relação aos concorrentes. Atualmente, os consumidores são bombardeados com inúmeras notificações, mensagens e e-mails todos os dias. Por isso, é importante buscar formas criativas de se destacar e atrair a atenção do seu público.
  3. Não se esqueça do celular. É extremamente importante que seu site funcione para smartphones. Afinal, mais de 40% das compras agora são feitas a partir de um dispositivo móvel.
  4. Crie e-mails de carrinho abandonado. Para não perder boas oportunidades de vendas, configure um e-mail lembrando os clientes que saíram do carrinho sem finalizar a compra. Por exemplo: “Percebemos que você deixou algo no carrinho. Você gostaria de concluir seu pedido?”.
  5. Teste e verifique se o seu site está pronto. Certifique-se de que seu site esteja pronto para a Black Friday, verificando possíveis falhas. Avalie se o site aguenta o tráfego esperado durante todo o evento.
  6. Não se esqueça da área fiscal. Com o aumento no volume de pedidos, cresce o número de guias tributárias para pagar e de NFes para armazenar. É importante se preparar para garantir o cumprimento das obrigações nesse período e evitar atrasos nas entregas – e a tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa.
  7. Comece a planejar com antecedência. Quanto antes você iniciar o seu planejamento, melhor será a execução. Para isso, comece pensando em perguntas como:
  • Que descontos você vai oferecer?
  • Quando os preços devem ser definidos?
  • Quais serão as mídias usadas para comunicação?

Está preparado para a Black Friday 2021?

Sem dúvidas, a Black Friday 2021 traz consigo inúmeras oportunidades para os e-commerces brasileiros. Iniciando os preparos com antecedência, é possível alavancar os desempenhos de vendas do seu negócio.

Você já sabia o que esperar da Black Friday 2021? Gostou das informações deste conteúdo? Então, continue a visita em nosso blog e saiba tudo sobre automação fiscal para e-commerce!

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Sobre o autor

Alessandra Muniz

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