Blog

A importância do compliance fiscal na Black Friday

Tempo de leitura: 3 minutos

Sua empresa está preparada para garantir o compliance fiscal na Black Friday? Em meio à empolgação pelo aumento nas vendas, muitas organizações esquecem que precisam lidar com todas as obrigações fiscais e contábeis resultantes das operações. E as consequências disso podem interferir na lucratividade deste período tão promissor.

A preparação para a Black Friday vai muito além de reforçar os estoques e criar campanhas de marketing. O departamento fiscal também deve se preparar para o processamento de um grande volume de vendas sem comprometer as entregas.

Quer entender melhor toda a importância do compliance fiscal na Black Friday? Então, continue a leitura!

O papel do compliance fiscal

O compliance fiscal representa um conjunto de técnicas e disciplinas utilizadas para cumprir todas as obrigações fiscais de uma empresa. O seu principal objetivo é evitar os imprevistos relacionados às obrigações fiscais. Com uma boa preparação, a equipe do departamento fiscal consegue cumprir as normas com o máximo de eficiência.

Afinal, os diversos impostos a serem pagos, regras a serem seguidas e inúmeras mudanças na legislação apenas comprovam a necessidade que uma empresa tem de criar normas práticas para o cumprimento de todas obrigações fiscais.

Benefícios do compliance fiscal

Veja quais são os principais benefícios de implementar o compliance fiscal:

  • Monitoramento de todas as obrigações a serem cumpridas e acompanhamento dos prazos;
  • Armazenamento de todos os documentos necessários para comprovação;
  • Preenchimento correto das notas fiscais, observando as normas tributárias;
  • Geração automática de guias para o recolhimento dos tributos;
  • Processo de auditoria para identificar potenciais erros;
  • Redução dos riscos de penalidades;
  • Agilidade nos processos internos;
  • Fácil acesso às informações fiscais;
  • Redução de custos relacionados aos tributos;
  • Padronização de processos internos;
  • Construção de uma imagem positiva da empresa no mercado.
Repositório DFe

A importância do compliance fiscal na Black Friday

O compliance fiscal na Black Friday ganha uma importância ainda maior. Mesmo com o aumento na quantidade de pedidos, é preciso manter as medidas para o cumprimento de todas as obrigações e recolhimento dos tributos.

Por conta disso, os custos de uma operação manual no departamento fiscal podem se tornar ainda maiores durante a Black Friday – além de gerar uma corrida contra o tempo para cumprir todas as exigências sem interferir no desempenho de vendas. Veja alguns aspectos que ajudam a compreender esse cenário:

  • Todas as vendas para consumidor final localizado em outro estado exigem que a mercadoria siga viagem apenas com a GNRE paga e autenticada pelo banco. Isso significa que essa é uma exigência que precisa ser cumprida rapidamente para garantir a entrega dos produtos ao consumidor no tempo previsto.
  • Para cada guia, um único funcionário gasta, em média, 10 minutos no processo manual de emissão e pagamento. Em uma loja que vende 100 unidades no mês, o funcionário necessita de quase 16 horas do mês apenas para fazer emissão e pagamentos de GNRE. Com o crescimento no volume de vendas na Black Friday, uma organização pode ter muitos problemas para processar todo o fluxo de informações.

A pior coisa que uma organização pode desejar é conseguir atrair um grande número de consumidores ao longo da Black Friday, mas ter problemas fiscais no processamento dos pedidos, atrasando todas as entregas. Com isso, as chances de fidelizar os clientes podem ser comprometidas pela insatisfação gerada por conta do atraso no recebimento do produto.

Como garantir o compliance fiscal na Black Friday?

Afinal, como garantir o compliance fiscal na Black Friday?

De forma geral, a resposta está simplesmente em continuar cumprindo as obrigações do Fisco como no restante do ano: emissão de notas fiscais, armazenamento de documentos, entrega das declarações, entre outras rotinas conhecidas do departamento fiscal.

Porém, a complicação está justamente no aumento do volume de operações. Para isso, as soluções tecnológicas surgem como suas grandes aliadas.

A automação fiscal pode ser uma ótima solução para lidar com o compliance fiscal na Black Friday. As organizações que utilizam soluções para automatizar o processo de emissão e pagamento dos documentos fiscais eliminam a dependência de processos manuais – que são mais lerdos e consomem recursos da empresa.

Dootax: sua aliada para manter o compliance fiscal

Vimos neste artigo como é fundamental se preocupar com o compliance fiscal na Black Friday. Dessa forma, a empresa pode focar no aumento das suas vendas sem preocupações ou problemas com o Fisco.

Para ajudá-lo a colocar isso em prática, a Dootax disponibiliza as soluções digitais ideais. Além de facilitar a emissão da NFe, você pode fazer a automação da emissão e pagamento de diversos tributos – como DARF, GPS, DARE, GARE, GNRE, FECP e outros.

Mais do que isso, todas essas informações ficam armazenadas de forma ordenada em um ambiente seguro. Com base nas informações geradas pelas notas fiscais da empresa, torna-se ainda mais fácil avaliar o sucesso nas vendas da Black Friday e atualizar todos os controles gerenciais.

Você já conhecia a importância do compliance fiscal na Black Friday? Gostaria de conhecer melhor as soluções da Dootax? Então, continue a visita em nosso blog e descubra como podemos ajudar sua empresa a se preparar para a Black Friday.

(Visited 21 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

MDe: para que serve a Manifestação do Destinatário?
MDe: para que serve a Manifestação do Destinatário?

Quer entender melhor para que serve a MDe? Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e os tipos de Manifestação do Destinatário.

Ferramenta para simplificar as rotinas fiscais
Ferramenta para simplificar as rotinas fiscais

Ao utilizar uma ferramenta para simplificar as rotinas fiscais a sua empresa pode gerar uma série de benefícios e ainda alcançar o compliance fiscal.

Como gerenciar CND automaticamente
Como gerenciar CND automaticamente

Ao invés de perder tempo para emitir certidões negativas e enviá-las manualmente, aprenda aqui a como gerenciar CND automaticamente.

Escritórios