Você deseja garantir o compliance fiscal de forma mais inteligente e eficiente? Então você precisa conhecer o conceito de Tax Experience!
Atualmente, fala-se muito da experiência do usuário (UX – User Experience) no uso de sites, aplicativos, compras online, produtos ou serviços. A ideia desse conceito é garantir o máximo de satisfação dos consumidores em todos os contatos com uma empresa.
A lógica por trás disso é bem simples: um aplicativo de vendas de fácil navegação ou um software intuitivo geram ótimas experiências e elevam a satisfação. Por outro lado, uma má experiência do usuário pode colocar tudo por água abaixo.
A ideia do Tax Experience é levar essa satisfação do cliente para o setor fiscal – simplificando o recolhimento de tributos e outras rotinas comuns para esses profissionais. Dessa forma, é possível facilitar o acesso ao compliance fiscal e elevar a produtividade.
Quer entender melhor o conceito de Tax Experience e descobrir como conquistar o compliance fiscal de forma inteligente? Confira logo a seguir.
O que é o Tax Experience?
O Tax Experience é uma nova maneira de alcançar o compliance fiscal, de uma forma mais inteligente e automatizada. Com base nisso, a experiência dos profissionais que lidam com as obrigações fiscais de uma organização ficam mais simples e produtivas.
Assim como o User Experience torna a experiência de um cliente com uma empresa mais satisfatória, o Tax Experience melhora toda a experiência relacionada ao cumprimento das obrigações legais.
O compliance fiscal refere-se ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir – minimizando as chances de complicações. Com tantas exigências legais que existem no Brasil, essa é uma preocupação frequente para as pessoas jurídicas.
Portanto, o compliance fiscal exerce um papel fundamental para uma empresa: transmite segurança e tranquilidade em relação ao cumprimento de todas exigências fiscais que devem ser seguidas. Com base nisso, é possível garantir que nenhum compromisso passe sem ser notado.
E, ao aplicar o Tax Experience, é possível conquistar o compliance fiscal com mais facilidade.
Para compreender mais sobre o tema, confira este vídeo de um webinar sobre Compliance Fiscal, realizado pela Dootax em parceria do sócio e diretor do Portal SPED Brasil, Jorge Campos.
Benefícios de automatizar as tarefas fiscais
Mas, afinal, como o Tax Experience é colocado em prática?
Para viabilizar esse conceito e simplificar a experiência de conquistar o compliance fiscal, é necessário contar com o auxílio da tecnologia. Usando soluções que automatizam as tarefas fiscais torna-se possível reorganizar os processos internos de forma inteligente – com uma experiência mais intuitiva e produtiva.
Imagine o tempo que pode ser economizado quando você possui um sistema faz a geração das guias e efetua o pagamento. Não é necessário que um profissional perca horas preenchendo informações (e ainda correndo o risco de cometer erros). Seria um grande salto de eficiência.
Somente com esse exemplo é possível ter uma boa ideia de como o Tax Experience realmente promove uma experiência positiva para o departamento fiscal, não é?
Mas a automação das tarefas fiscais ainda gera diversos outros benefícios:
- Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
- Precisão nos cálculos
- Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
- Consistência e previsibilidade nos resultados obtidos com a automação
- Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
- Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
- Melhoria da qualidade das informações obtidas
- Redução das chances de erros e falhas
- Em caso de turn-over o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente
Gostou de saber mais sobre Tax Experience? Continue a visita em nosso blog e descubra o que considerar ao escolher uma solução fiscal.