Tudo sobre notas fiscais: para que servem, como emitir e a importância de uma boa gestão

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Notas fiscais

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Descubra a importância das notas fiscais, confira um passo a passo para sua emissão e saiba como armazenar seus documentos com segurança.

A emissão de notas fiscais é uma atividade obrigatória para todos os negócios que trabalham com a venda de produtos ou prestação de serviço. Trata-se de um documento jurídico que permite que a fiscalização verifique se as transações comerciais são feitas corretamente. 

A nota fiscal é requerida em praticamente todas as transações, exceto em caso de MEI que vende para pessoa física. É somente com a devida emissão de notas fiscais que é possível o Fisco recolher tributos sobre as operações da empresa.

Para facilitar o trabalho das empresas, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi criada. Atualmente, existem muitos tipos de NF-e, que cooperam para o controle de entradas e saídas da empresa, além de favorecer o cumprimento da lei.

Neste artigo você encontrará tudo que precisa saber sobre notas fiscais. Continue a leitura!

O que são notas fiscais?

Notas fiscais são documentos que oficializam a venda de um produto ou serviço. Elas são responsáveis por conter dados da venda – como valor, produto, data, pagamento e outros pontos.

No entanto, preencher e elaborar notas fiscais a mão, com o advento da tecnologia, se tornou algo ultrapassado. Por isso, a Nota Fiscal Eletrônica é hoje o meio utilizado para documentar uma transação comercial.

A NF-e é feita de forma eletrônica, ou seja, não há necessidade de preencher a mão inúmeros papéis. A empresa que realiza uma venda deve, necessariamente, emitir uma NF-e documentando aquela venda.

Criada por meio do Ajuste SINIEF 07/05 de outubro de 2005, a nota fiscal eletrônica veio para facilitar a emissão de notas fiscais pelas empresas, tornando os processos mais simples e práticos.

Atualmente, a NF-e tem validade em todo território nacional e é emitida no formato XML. A sua validade jurídica é garantida a partir da assinatura digital do emitente.

Qual a importância das notas fiscais?

As notas fiscais, além de serem um documento obrigatório, são importantes porque servem como prova sobre a regularidade das atividades da empresa em casos de auditoria ou fiscalização.

Para o comprador, receber a nota fiscal daquela compra, irá gerar mais segurança do negócio feito. A partir da NF-e o comprador pode solicitar garantias, trocas ou devoluções do produto. A nota fiscal também pode ser usada para prestação de contas a receita federal como dedução do imposto de renda.

A nota fiscal eletrônica representa uma grande evolução no sistema fiscal. Por meio dela é possível manter a organização e segurança em atividades que consistem no controle fiscal.

Com a NF-e empresários, contabilistas, compradores e a Receita Federal podem controlar as operações de compra e venda com mais praticidade e respaldo.

Além disso, a NF-e trouxe muitas vantagens como: 

  • Redução do uso de papel; 
  • Menos risco de perder uma nota fiscal importante; 
  • Redução de erros na escrita ou de preenchimento;
  • Evita campos esquecidos de preencher;
  • Evita documentos ilegíveis;
  • Praticidade e agilidade para o sistema contábil.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens, a emissão da nota fiscal eletrônica pode gerar dúvidas em algumas pessoas. Isso porque há muitos tipos de NF-e e especificidade no preenchimento de cada uma.

Para esclarecer qualquer dúvida em relação aos tipos de notas fiscais, confira o tópico a seguir.

Quais são os tipos de notas fiscais?

A NF-e é considerada uma opção prática e rápida para empresas emitirem notas fiscais. Porém, é necessário conhecer cada tipo de nota fiscal existente e as particularidades de cada.

NF-e: Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e, apesar de ser o nome geral dado a todas as notas fiscais emitidas por meio eletrônico, também é o documento que deve ser emitido na venda de produtos físicos.

Você com certeza já deve ter comprado um produto online e, ao recebê-lo em casa, encontrou um papel com diversas informações junto, não foi? Este papel é o Danfe – que traz os dados da nota fiscal eletrônica emitida pela venda do produto que você comprou.

Quem emite a NF-e é a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado, registrando a operação, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) e o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). 

A versão recebida pelo comprador, que acompanha a mercadoria, é o Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Ele evita que haja problemas com a fiscalização durante o transporte da mercadoria. Já arquivo XML da NF-e é geralmente enviado ao comprador por e-mail.

NFS-e: Nota Fiscal de Serviços

Diferente da NF-e, emitida por venda de mercadorias, a NFS-e é usada em transações de venda de serviços. Ou seja, cursos online, oficinas, hotéis, profissionais da beleza, faculdades, academias são exemplos de prestadores de serviço que devem emitir a NFS-e.

A NFS-e é regulada municipalmente e contempla a cobrança o ISS (Imposto Sobre Serviço). Na maioria dos municípios, atualmente, a nota fiscal de serviço pode ser gerada automaticamente por plataformas ligadas à prefeitura com um simples cadastro. Outros municípios pedem o uso de um certificado digital.

O imposto cobrado para NFS é relativo a cada estado com códigos da prefeitura e refere-se a um tipo de serviço específico. Para automatizar o processo de emissão da NFS-e, é válido contar com um sistema emissor de nota fiscal.

NFC-e: Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica

A NFC-e é a nota fiscal eletrônica de vendas no varejo. Ele é usada para registrar a venda direta de um produto ao consumidor final para documentar as informações reais da transação.

O principal objetivo da NFC-e é informatizar a emissão do cupom fiscal e garantir a eficiência no registro das vendas feitas pela empresa – efetuando a comunicação com a SEFAZ. Assim como a NF-e, a NFC-e é representada por um arquivo XML, mas possui uma versão legível, chamada de DANFe-NFCe.

Além disso, a NFC-e torna possível a impressão das notas ao consumidor em impressoras comuns. Com isso, ocorre uma simplificação do processo no momento da emissão do documento.

CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico

Implementado em 2007 pelo Ajuste Sinief 09/2007, o CT-e é responsável por documentar, fiscalizar e regularizar operações de transporte de carga no Brasil.

Esse documento deve ser emitido em qualquer modelo de transporte de carga – seja rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário, e dutoviário. Ele precisa ser gerado no transporte de cargas entre municípios.

O CT-e é emitido por qualquer empresa que esteja cadastrada no regime de apuração normal, registrada como operadores no sistema Multimodal de Cargas ou optante do Simples Nacional. Profissionais MEI não possuem a necessidade de emissão.

NFA-e: Nota Fiscal Avulsa Eletrônica 

A NFA-e é uma nota fiscal simples que pode ser emitida por profissionais que não possuem a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais para funcionar. Por exemplo, autônomos sem CNPJ, MEIs e não contribuintes do ICMS.

Ela é emitida individualmente pelo site do Sefaz e pode ser utilizada por profissionais que possuem baixa frequência de vendas.

Notas fiscais
Foto de Andrea Piacquadio/Pexels

Como emitir notas fiscais?

Para emitir notas fiscais eletrônicas, as empresas devem seguir alguns passos básicos:

1. Efetue o cadastro junto a Sefaz

As empresas que trabalham com a venda de produtos devem começar fazendo o seu credenciamento junto à Sefaz do seu estado de atuação. Esse processo pode ser feito online.

Para empresas prestadoras de serviço, o cadastro deve ser feito no site da prefeitura da cidade, para emissão da NFS-e. Os documentos exigidos, são:

  • Protocolo de solicitação de cadastro para obter senha de acesso;
  • CPF;
  • Identidade do representante legal e dos atos constitutivos da pessoa jurídica.

Após análise do formulário e documentos, a senha de acesso é desbloqueada, permitindo o acesso ao sistema de geração de notas.

2. Certificado digital

A segunda parte é obter uma certificação digital, para que as notas fiscais eletrônicas tenham validade jurídica. É essa certificação digital que permite que a nota seja assinada, proporcionando validade, integridade e garantia ao documento.

Para obter seu certificado digital, o interessado deve contar com as chamadas Autoridades Certificadoras, exemplo Caixa Econômica, Serasa Experian e Receita Federal. Além disso, a partir de 2021, o Governo lançou a possibilidade de realizar a assinatura digital gratuita para grupos selecionados.

3. Saiba qual o tipo de nota a emitir

Um ponto crucial é identificar os tipos de notas que a empresa deverá emitir ao longo de seu funcionamento. Faça essa identificação com base nas atividades exercidas e no conhecimento de cada tipo de nota, que você aprendeu nesse artigo.

As notas podem ser:

  • Para produto: bens e mercadorias, compra e de venda, de remessa, retorno, devolução, exportação, importação, dentre outros.
  • Serviço: quando há prestação de serviços;
  • Consumidor: para venda direta sem identificação do comprador, usada no varejo (equivalente ao cupom fiscal).

4. Software emissor

Após o processo de cadastro e certificação digital, outro aspecto importante que a empresa deverá ter é um sistema para emissão das notas fiscais. Para isso, existem duas opções:

  • Utilizar o software de emissão gratuito do próprio governo;
  • Utilizar um sistema próprio ou contratado.

Apesar de ser gratuito, o software disponibilizado pelo governo não tem integração com o sistema de gestão da empresa, apresenta limitações e não suporta gerenciar um volume alto de notas fiscais.

Por esse motivo, optar por um sistema próprio ou contratado, torna-se mais vantajoso para a empresa. Esse sistema será integrado com o sistema do governo e com o sistema de gestão da empresa.

Dessa forma, é possível gerenciar melhor as notas fiscais, ter mais agilidade na emissão e segurança de armazenamento. Você pode conhecer o software emissor da Dootax aqui!

Armazenamento e tempo de guarda das notas fiscais

As notas fiscais eletrônicas e o CT-e, devem ser armazenados por um período de, no mínimo, 5 anos a partir da data de emissão. Neste período, o Fisco pode solicitar os documentos para conferência. Além disso, é dentro desse prazo (5 anos) que o Governo pode cobrar as dívidas atrasadas. Já a SOX sugere o arquivamento desses documentos pelo período de 7 anos para garantir o compliance.

Importância de manter as notas fiscais organizadas

Acabamos de ver que, mais do que fazer a emissão da nota fiscal, as empresas também devem manter esses documentos armazenados pelo tempo mínimo de 5 anos.

Além disso, também é importante que as notas fiscais fiquem organizadas para que sejam localizados facilmente. Ao colocar isso em prática, é possível cobrir três pontos importantes:

  • Cumprimento das obrigações legais. Organizar notas fiscais com eficiência permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação.
  • Eficiência produtiva. Ao criar processos inteligentes para armazenar e gerenciar os documentos fiscais eletrônicos, toda a equipe fiscal consegue executar suas atividades do dia a dia com mais produtividade.
  • Auxílio na gestão. As notas fiscais são documentos muito ricos em informações para a gestão empresarial. Quando você emite uma nota fiscal, possui um documento com vários dados relevantes para atualizar os controles internos e gerar análises valiosas de informações, não é? Quando estão bem armazenados, os documentos fiscais podem ser explorados para a extração de dados.

Otimize a gestão de notas fiscais com a Dootax

Vimos neste artigo as principais informações sobre as notas fiscais, certo?

Mas você sabia que é possível simplificar e otimizar todos os processos envolvendo as notas fiscais? A tecnologia pode contribuir com as rotinas desde a emissão até o armazenamento com eficiência. 

A Dootax possui soluções para tornar essas atividades mais práticas e simples!

Dootax Emissor DFe

Emita notas fiscais eletrônicas, NF-e, NFC-e, CF-e/SAT e NFS-e tranquilamente. Utilize um único software para emissão que oferece segurança, modernidade e praticidade para sua empresa.

Com o Dootax Emissor DFe, sua empresa terá mais agilidade e redução de erros na emissão de notas. Confira outros benefícios do sistema:

  • Melhor custo-benefício do mercado;
  • Integração com o Dootax Pagamento de Tributos;
  • Suporte com SLA e respostas rápidas.
  • Segurança das informações;
  • Onboarding ágil;
  • Interface descomplicada;
  • Configuração de alertas personalizados;
  • Gerar relatórios para posterior análise;
  • Centralização do controle fiscal.

Dootax Repositório DFe

Com o Dootax Repositório DFe é possível armazenar documentos fiscais com inteligência fiscal e segurança. 

Esta solução tributária traz praticidade para emitentes ou destinatários de NF-e e CT-e. Armazene suas notas fiscais sem riscos e garanta que não irá perdê-las. O Repositório DFe armazena os documento em segurança na nuvem.

Confira outros benefícios de utilizar essa solução da Dootax:

  • Emita DANFe ou DACTe em tempo real;
  • Agilidade para localizar notas fiscais e XMLs;
  • Monitoramento de NFs emitidas contra seu CNPJ;
  • Realize a Manifestação do Destinatário facilmente;
  • Compartilhe documentos com quem desejar;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Backups automatizados;
  • Atendimento personalizado pré e pós-venda.

Com as soluções da Dootax você automatiza o seus processos e fica em dia com suas obrigações fiscais.

Simplifique a emissão e gestão de notas fiscais

Você gostou das informações sobre as notas fiscais que vimos neste artigo? Está preparado para automatizar a emissão e armazenamento desses documentos? Conte com as soluções da Dootax.

Simplifique os processos envolvendo notas fiscais na sua empresa. Agende uma demonstração agora mesmo!

Quer saber como podemos ajudar você no armazenamento de NF-e e CT-e?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

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Veja uma demonstração de como arquivar NF-e, CT-e e fazer a Manifestação do Destinatário com segurança

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