As empresas que ainda fazem a emissão de NFe manualmente podem encarar vários problemas durante o processo. Desde a inserção de dados errados por erros de digitação até a sobrecarga da equipe fiscal, são muitas as complicações que afetam a eficiência.
Felizmente, já existe uma ótima solução para contornar esses problemas: a tecnologia de automação. A sua empresa tem muito a ganhar ao substituir os esforços manuais por uma solução que realiza a emissão automaticamente.
Quer descobrir mais sobre os riscos do processo manual de emissão de NFe e como evitar problemas? Acompanhe logo a seguir!
Emissão de NFe: um processo essencial para as empresas
Todas as empresas precisam emitir notas fiscais. Trata-se de uma obrigação que deve ser cumprida para manter o compliance fiscal – mas também pode servir como fonte informação para os controles internos da organização.
Quanto mais ágil e eficiente for o processo de emissão de NFe, maiores são os benefícios para a empresa: ganho de tempo no setor fiscal, redução de custos, rapidez na liberação de caminhões, garantia do cumprimento das obrigações, redução de riscos, acesso a informações precisas para fins gerenciais, entre outros.
6 riscos de fazer a emissão de NFe manualmente
A emissão de NFe manual, sem o uso de um emissor de NFe, apresenta diversos riscos para as organizações. Veja só quais são os principais:
1. Excesso de tempo gasto no processo de emissão
Uma empresa pode ter que emitir dezenas de notas fiscais todos os dias. Ao longo das semanas, esse processo demanda muitas horas de trabalho que poderiam ser alocadas em outras atividades mais estratégicas.
2. Desperdício de mão de obra
Conforma acabamos de ver, a emissão de NFe manual toma um tempo precioso dos funcionários do setor fiscal. Em vez de arcar com os altos custos de um funcionário apenas para realizar tarefas repetitivas, a automação permite que eles tenham disponibilidade para rotinas mais complexas.
3. Problemas no recolhimento de impostos
Você já enfrentou problemas no recolhimento de tributos pela ineficiência na emissão da nota fiscal? Quando o documento é emitido com informações equivocadas ou fora do prazo, a organização pode ter que lidar com multas, juros e outras penalizações.
4. Altos custos no setor fiscal
Se você busca reduzir os custos no setor fiscal, precisa deixar os processos manuais no passado. Com o uso de soluções fiscais modernas, é possível poupar tempo e aumentar a eficiência – o que reflete diretamente na diminuição das despesas.
5. Atraso na liberação de mercadorias
Os caminhões com mercadorias só podem partir para o seu destino depois que a nota fiscal foi emitida, certo? Portanto, a lentidão da emissão de NFe manual também interfere na eficiência logística do seu negócio.
6. Dificuldades de arquivamento e organização das notas
Por fim, processos manuais também causam uma dificuldade na organização dos documentos fiscais. Enquanto isso, uma solução de automação contribui para que as notas fiscais fiquem armazenadas em um local central.
Como um emissor de nota fiscal pode beneficiar sua empresa?
Para evitar os problemas causados pela emissão de NFe manual, a melhor solução é usar um emissor de nota fiscal que automatiza esse processo. Com o auxílio dessa tecnologia, a sua empresa tem acesso a vários benefícios:
Aumento da produtividade
Com o uso de um emissor de nota fiscal, toda a equipe fiscal se torna mais produtiva. Essa ferramenta permite que as tarefas sejam realizadas de maneira centralizada e os profissionais ganhem tempo para focar em outras atividades.
Redução de custos
Um sistema emissor de notas fiscais garante que as atividades sejam executadas em um único sistema, evitando gastos com diferentes ferramentas de alto custo para cada tipo de documento fiscal.
Simplificação do trabalho
A automação fiscal unifica a emissão dos documentos – diminuindo a burocracia nas rotinas fiscais. Com integrações facilitadas e a configuração de alertas, a solução torna mais simples os processos de emitir e controlar os documentos fiscais.
Cumprimento das obrigações
Por fim, software para emissão de NFe também contribui para que as obrigações fiscais sejam cumpridas com mais eficiência. Com ele, você pode acessar e baixar seus documentos facilmente para eventuais consultas ou fiscalizações, além de gerar relatórios para análises mais precisas.
Deixe a emissão manual de NFe no passado
Acabamos de ver como o processo manual de emissão de NFe pode trazer muitos riscos para uma empresa. Por outro lado, as soluções digitais modernas agregam muito valor para aumentar a eficiência, reduzir custos e minimizar os perigos.
Você gostou das informações sobre a emissão de NFe? Quer levar os benefícios da tecnologia para a sua empresa? Confira 6 passos para escolher o melhor emissor de notas fiscais!