3 minutos de leitura

Altos custos com emissão de documentos fiscais? Saiba como resolver

Por:
Se sua empresa está desperdiçando dinheiro na emissão de documentos fiscais, este conteúdo é para você. Saiba como solucionar esse problema.
Emissão de documentos fiscais

Deseja baixar o artigo em PDF?

A emissão de documentos fiscais é um processo que faz parte do dia a dia de todas as empresas brasileiras. Por conta das obrigações fiscais, essa rotina não pode ser deixada de lado. Mas será que é possível reduzir os custos com a emissão de documentos fiscais?

Nos últimos anos, muitas empresas passaram a usar softwares para emitir esses documentos – agilizando o processo e aumentando a produtividade. Porém, combinar várias ferramentas para emitir diferentes documentos pode sair caro.

Neste artigo vamos mostrar como resolver os altos custos com emissão de documentos fiscais e aumentar a eficiência desse processo. Confira!

O que são os documentos fiscais?

Os documentos fiscais incluem todos os documentos emitidos a partir de operações realizadas entre empresas, órgãos públicos ou pessoas físicas. Eles servem como comprovantes de diversos tipos de operações – como a venda de bens ou de prestação de serviços – e comprovam que a tributação foi devidamente realizada.

Os principais documentos fiscais são:

  • Nota fiscal eletrônica (NF-e);
  • Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e);
  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e);
  • Cupom Fiscal eletrônico (CF-e);
  • Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT).

Importância de emitir e gerenciar corretamente esses documentos

A emissão de documentos fiscais possui um papel crucial para as empresas. São diversas as obrigações que passam pelo sucesso dessa atividade.

Portanto, é fundamental que esses documentos sejam emitidos no momento correto e no menor tempo possível. Assim, a empresa garante o cumprimento de todas as obrigações sem complicações.

Além disso, as informações dos documentos fiscais podem ser usadas internamente pela empresa para extrair informações relevantes.

Em resumo, podemos representar a importância da emissão de documentos fiscais nos seguintes pontos:

  • Cumprimento das obrigações fiscais;
  • Agilidade no dia a dia do negócio;
  • Redução de riscos;
  • Auxílio na tomada de decisão com informações relevantes.
Emissão de documentos fiscais
Foto por wayhomestudio – br.freepik.com

Acabando com os altos custos com emissão de documentos fiscais

Sem boas ferramentas para auxiliar no processo, a emissão de documentos fiscais pode perder em eficiência – o que pode implicar em custos com juros e multas pelo descumprimento das obrigações.

Por outro lado, combinar vários softwares para emissão de documentos fiscais também gera altos custos para a sua empresa. Então, como solucionar esse dilema?

A resposta está no uso de uma tecnologia que centraliza a emissão de todos os documentos fiscais e facilita o gerenciamento dessas informações.

Ao usar uma só plataforma para a emissão de todos os documentos fiscais, você consegue reduzir custos e simplificar o trabalho do departamento fiscal, além de trazer mais segurança para os processos.

Veja só os principais benefícios de contar com essa tecnologia:

Aumento da produtividade

Ao implementar um sistema fiscal para unificar a emissão de documentos fiscais, toda a equipe fiscal se torna mais produtiva. Afinal, as tarefas passam a ser realizadas de forma centralizada e os profissionais ganham tempo para focar em outras atividades.

Simplificação do trabalho

A unificação da emissão de documentos fiscais é uma forma de diminuir a burocracia nas rotinas fiscais. Com integrações facilitadas e a configuração de alertas, a solução torna mais simples os processos de emitir e controlar os documentos fiscais.

Redução de custos

Um software fiscal para emissão de documentos fiscais garante que as atividades sejam executadas em um único sistema, evitando gastos com diferentes ferramentas de alto custo para cada tipo de documento fiscal.

Na prática, a redução de custos é notada de diversas formas:

  • Eficiência nas operações. Adotar uma ferramenta inteligente e eficiente permite que sua empresa evite erros e retrabalhos.
  • Equipamentos. Uma solução fiscal permite que todos os documentos emitidos fiquem salvos na nuvem. Ou seja, não há a necessidade de instalar algum software ou adquirir um equipamento específico. Você só vai precisar de um computador e internet.
  • Tributos e multas. Por fim, o sistema garante eficiência no cumprimento das obrigações relacionadas aos documentos fiscais. Com isso, sua empresa se livra de custos extras com multas ou juros.

Você quer acabar com os altos custos com emissão de documentos fiscais? Então, conheça o Dootax Emissor DFe!

(Visited 18 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?