Programa para emitir nota fiscal: emita documentos fiscais sem complicação

Por:
4 minutos de leitura
Programa para emitir nota fiscakl

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você já utiliza um programa para emitir nota fiscal? Saiba como essa solução traz benefícios para o dia a dia do departamento fiscal.

Você já utiliza um programa para emitir nota fiscal? Essa tecnologia transformou os processos no departamento fiscal – trazendo mais agilidade, segurança e eficiência.

Com a evolução da tecnologia dentro das empresas, diversas atividades passaram a ser automatizadas. Entre essas rotinas está justamente a emissão de documentos fiscais: os dias de passar horas e horas apenas preenchendo campos de notas fiscais estão ficando no passado!

Para isso, basta encontrar o programa para emitir nota fiscal ideal para a sua empresa. E certamente o Emissor DFe da Dootax pode ajudá-lo. Confira mais informações logo a seguir!

Os diferentes tipos de notas fiscais

Quando falamos de emissão de notas fiscais, é preciso reconhecer os diferentes tipos de NF que podem ser emitidos por uma empresa. Eles incluem:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Esse é o documento padrão que atesta a venda para consumidores finais – sejam pessoas físicas ou empresas.
  • Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). A versão da nota fiscal usada por prestadores de serviço, para comprovar a legalidade dos seus contratos;
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e). A NF que substitui o cupom fiscal e tem a função de registrar uma venda feita para consumidores finais.
  • CF-e/SAT. No estado de São Paulo é usado o Cupom Fiscal eletrônico em substituição aos equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Isso é feito por meio do SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), que documenta as operações comerciais dos contribuintes varejistas.

Principais complicações na emissão de nota fiscal

Um programa para emitir nota fiscal eletrônica contribui para contornar as principais complicações que podem surgir nesse processo. Veja só quais são eles:

  1. Excesso de tempo gasto no processo de emissão. Imagine uma empresa que emite 20 notas fiscais por dia. Isso totaliza mais de 400 documentos emitidos por mês. Ao realizar esse processo manualmente, são várias horas de trabalho desperdiçadas todas as semanas.
  2. Desperdício de mão de obra. Se você precisa de um profissional apenas para emitir a nota fiscal, pode ser o momento de avaliar a contratação de uma solução digital para promover a automação. Afinal, os custos de um funcionário são muito altos – e seria possível alocar esse profissional em outras funções mais importantes e estratégicas.
  3. Problemas no recolhimento de impostos. Você já enfrentou problemas no recolhimento de tributos pela ineficiência na emissão da nota fiscal? Essa é uma outra complicação que pode afetar a empresa – gerando, inclusive, outras penalizações.
  4. Altos custos no setor fiscal. Conforme acabamos de ver, os custos do setor fiscal podem subir por conta da ineficiência na emissão de nota fiscal.
Programa para emitir nota fiscal
Foto de Yan Krukov

Importância de manter a eficiência ao emitir NF

A eficiência trazida por um programa para emitir nota fiscal possui um papel muito importante para as empresas. Mais do que uma obrigação nas vendas, esses documentos também são fontes de informação para várias outras obrigações tributárias e fiscais.

Um bom processo para emissão de notas fiscais garante que esses documentos sejam emitidos no momento correto e no menor tempo possível. Além disso, é importante que elas sejam enviadas a todas as partes interessadas – seja para o cliente que comprou uma mercadoria ou para o setor de logística para a liberação de um caminhão.

Em resumo, podemos representar a importância da emissão das notas fiscais nos seguintes pontos:

  • Cumprimento das obrigações fiscais;
  • Agilidade no dia a dia do negócio;
  • Redução de riscos;
  • Auxílio na tomada de decisão com informações relevantes.

Benefícios de um programa para emitir nota fiscal

Aumento da produtividade

Ao implementar um programa para emitir nota fiscal, toda a equipe fiscal se torna mais produtiva. Afinal, as tarefas passam a ser realizadas de forma centralizada e os profissionais ganham tempo para focar em outras atividades.

Redução de custos

Um sistema emissor de notas fiscais garante que as atividades sejam executadas em um único sistema, evitando gastos com diferentes ferramentas de alto custo para cada tipo de documento fiscal.

Simplificação do trabalho

O programa para emitir nota fiscal unifica a emissão de documentos fiscais – diminuindo a burocracia nas rotinas fiscais. Com integrações facilitadas e a configuração de alertas, a solução torna mais simples os processos de emitir e controlar os documentos fiscais.

Cumprimento das obrigações

Por fim, o programa para emitir nota fiscal também contribui para que as obrigações fiscais sejam cumpridas com mais eficiência. Com ele, você pode acessar e baixar seus documentos facilmente, além de gerar relatórios para análises mais precisas.

Dootax Emissor DFe: o sistema ideal para emitir NF

O Dootax Emissor DFe faz a emissão de NF-e, NFC-e, CF-e/SAT e NFS-e em uma única plataforma, com total segurança e por um ótimo custo-benefício. A partir disso, são vários os problemas que podem ser resolvidos:

  • Dificuldade para controlar o número de série dos documentos;
  • Problemas na integração entre escrituração e sistemas fiscais;
  • Erros nos processos de contingência;
  • Desperdício de dinheiro nos processos de emissão de documentos;
  • Falta de informações sobre os documentos aprovados ou rejeitados;
  • Altos custos com múltiplas ferramentas.

Além disso, o Dootax Emissor DFe traz muitos benefícios para a sua empresa:

  • Integração facilitada com os principais sistemas do mercado;
  • Autonumeração de DFe;
  • Plataforma intuitiva e segura;
  • Geração de relatórios e configuração de alertas;
  • Migração facilitada.

Você gostou das informações sobre o programa para emitir nota fiscal? Quer conhecer melhor o Dootax Emissor DFe? Então, entre em contato com a nossa equipe!

Visited 108 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na emissão de notas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas

1
2

Veja uma demonstração de como emitir documentos fiscais com mais segurança e praticidade.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Evite erros
e desperdício de dinheiro com o Dootax
Emissor DFe