Um sistema fiscal pode promover um salto de produtividade dentro do departamento fiscal de uma organização. Com diversas funcionalidades muito úteis no desenvolvimento do trabalho, torna-se possível automatizar processos e aumentar a sua qualidade.
A tecnologia está incorporada em diversas áreas de uma empresa e gera benefícios que refletem como diferenciais competitivos, certo? Isso vale tanto para um software de gestão financeira, uma ferramenta de automação de marketing ou um sistema fiscal – que reduz custos e garante o cumprimento de todas exigências legais.
Considerando esse contexto em que vivemos, o que não faltam são ótimos motivos para usar um sistema fiscal em sua empresa. Neste artigo reunimos os principais deles. Confira.
O que faz um sistema fiscal?
Um sistema fiscal é uma solução digital que moderniza diversos processos realizados dentro do departamento fiscal. Em vez de depender dos processos manuais e repetitivos realizados pelos funcionários, várias rotinas são realizadas de forma automática dentro de uma plataforma criada especialmente para facilitar o trabalho da contabilidade.
Para cumprir esses objetivos, um sistema fiscal pode ficar responsável pela realização de diversas atividades:
- Emissão da nota fiscal eletrônica;
- Emissão de guias e pagamento automático de tributos;
- Integração com outras informações financeiras e gerenciais da empresa;
- Consulta automática de manifesto de NF-e e CT-e;
- Repositório de documentos fiscais;
- Organização de todos os dados em um ambiente seguro;
- Notificações para cumprimento de todas obrigações dentro do prazo.
7 motivos para usar um sistema fiscal na sua empresa
Com tantas funcionalidades muito importantes para o desenvolvimento do trabalho do departamento fiscal, existem muitos motivos para usar um sistema fiscal na sua empresa. Separamos os principais deles para que você conheça melhor os seus benefícios:
1. Automação e produtividade
O principal propósito do sistema fiscal é fazer a automação dos processos manuais e repetitivos. Um funcionário não precisa gastar várias horas lançando notas fiscais ou emitindo guias de pagamento. O sistema realiza essas rotinas de forma automática e com ainda mais precisão – gerando um salto de produtividade.
Com isso, a produtividade de todo o departamento fiscal aumenta e os funcionários podem focar em processos estratégicos. Além disso, os custos para o desenvolvimento das atividades reduz e os recursos podem ser alocados da melhor forma possível.
2. Integração de informações
Outro benefícios das soluções tecnológicas é a facilidade na integração das informações de diferentes setores. Um ótimo exemplo disso é a integração entre a contabilidade e finanças para o pagamento das guias de tributos – que pode ser realizada de forma automatizada dentro do prazo de vencimento.
3. Planejamento e previsibilidade
Dentro do departamento fiscal o planejamento dos processos internos é muito importante para que nenhum detalhe passe despercebido – afinal, uma pequena falha pode gerar consequências graves. Da mesma forma, a previsibilidade sobre as obrigações e seus prazos de vencimento é determinante para que todos os compromissos sejam cumpridos.
Um sistema fiscal aumenta o controle sobre todas essas rotinas internas e garante que a sua empresa não enfrente complicações por pequenos descuidos. Todo o calendário de compromissos pode ser facilmente consultado e você recebe notificações sobre os prazos de vencimento.
4. Compliance fiscal
A sua empresa já observa o compliance fiscal? Um sistema fiscal pode ajudá-lo a garantir a observação de todas as normas legais que precisam ser seguidas por uma empresa no Brasil, aumentando a segurança e tranquilidade – além de evitar multas e outras penalidades.
5. Informações úteis para a empresa
Mais do que garantir o cumprimento das obrigações legais, o sistema fiscal também pode contribuir com informações úteis para a gestão da empresa – aumentando a produtividade de outros setores da organização. Com isso, os benefícios não ficam apenas dentro do departamento fiscal e contribuem para o crescimento do negócio.
Um exemplo, seria analisar através dos sistemas de vendas e notas fiscais em qual UF fica seu maior público consumidor, e estrategicamente abrir um novo Centro de Distribuição próximo à região, economizando assim os custos de logística.
O departamento tributário, por sua vez, pode verificar qual a melhor região trará os melhores benefícios fiscais com o menor impacto possível.
6. Atualização da legislação
Uma das maiores preocupações dos profissionais do departamento fiscal é acompanhar as inúmeras mudanças na legislação tributária que acontecem todos os anos. Para facilitar essa rotina, o sistema fiscal é atualizado conforme as alterações necessárias para que todas obrigações sejam observadas.
7. Desempenho dos funcionários
Com tantas funcionalidades úteis para o departamento fiscal, o uso de um sistema fiscal contribui para que a produtividade individual dos funcionários também cresça. Sem precisar perder tempo com atividades manuais e repetitivas, sobra mais tempo para a realização de rotinas estratégicas.
Você já conhecia todos esses motivos para usar um sistema fiscal na sua empresa? Gostaria de conhecer melhor as funcionalidades dessa ferramenta? Então conheça as soluções da Dootax!