O que considerar ao escolher uma solução fiscal?

Por:
4 minutos de leitura
Solução fiscal

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Pensando em implementar uma solução fiscal na sua empresa? Descubra 9 fatores que devem ser considerados nessa escolha.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Uma boa solução fiscal pode facilmente se tornar a grande aliada do departamento fiscal. Com o surgimento de tecnologias de automação, os processos podem se tornar mais precisos e eficientes.

Os benefícios de uma solução fiscal ficam ainda mais evidentes quando consideramos a complexidade tributária do Brasil e os desafios do departamento fiscal. Quanto mais processos puderem ser automatizados e integrados, mais tempo a equipe tem disponível para focar em atividades estratégicas.

Mas como escolher a solução fiscal ideal? Neste artigo veremos os principais pontos que você deve considerar na sua decisão. Confira logo a seguir!

Solução fiscal
Café foto criado por katemangostar – br.freepik.com

9 fatores para considerar ao escolher uma solução fiscal

1. Automação dos processos

Quais tarefas podem ser automatizadas pela solução fiscal? Esse é um dos principais fatores que devem ser analisados. Afinal, o objetivo é tornar os processos mais práticos e ágeis – garantindo que as atividades do setor fiscal fluam com produtividade.

2. Funcionalidades

Outro ponto fundamental na escolha de uma solução fiscal é conhecer as funcionalidades oferecidas. As principais funcionalidades que você pode encontrar incluem:

3. Possibilidade de integração

A possibilidade de integração da solução fiscal com os diversos sistemas de gestão de informação é outro recurso desejável. Com isso, a informação é lançada apenas na solução e ela faz a comunicação com os demais softwares – evitando o retrabalho e aumentando a produtividade da equipe.

4. Tempo para implementação do sistema

Geralmente, o tempo de implementação vai depender do volume de operações do setor fiscal. Porém, quanto mais rápido for esse processo, antes você pode começar a automatizar as operações na sua empresa.

5. Custo-benefício da ferramenta

O valor da solução fiscal geralmente depende da quantidade de operações mensais e dos recursos contratados. Uma comparação com os benefícios que você pode obter é uma ótima maneira de escolher a melhor alternativa para o seu negócio.

6. Facilidade no uso

De nada adianta um sistema repleto de funcionalidades se os seus funcionários não conseguiram utilizá-las, não é? É preciso priorizar um software com interface simples e intuitiva. Além disso, avalie se o seu parceiro fornece treinamento para novos clientes (conhecido como Onboarding) e tem uma equipe de suporte dedicada e atenciosa.

7. Segurança do sistema

Por lidar com informações importantes da sua empresa, você deve contar com um sistema que mantenha todos os dados protegidos e criptografados – usando tecnologias para garantir a segurança de todos os usuários.

8. Atualização tecnológica

As obrigações tributárias estão em atualização constante no Brasil, certo? Por outro lado, a tecnologia continua evoluindo em um ritmo acelerado. Por conta disso, é fundamental que a solução fiscal escolhida esteja sempre sendo atualizada para oferecer mais benefícios.

9. Confiança no fornecedor

A seleção do fornecedor da solução fiscal certo garantirá uma transição perfeita para uma configuração mais voltada para a tecnologia. No entanto, essas decisões precisam ser baseadas em fatos e competência comprovada. Pontos a considerar incluem:

  • Reputação;
  • Confiabilidade;
  • Experiência;
  • Estrutura de suporte;
  • Interface amigável.

Dootax: as soluções ideais para você

Se você busca a solução fiscal perfeita para a sua empresa, confira tudo o que a Dootax pode oferecer para ajudá-lo a simplificar as rotinas fiscais:

1. Pagamento automático de tributos

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de tributos! Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade;
  • Reduz custos;
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.

Saiba mais sobre o Dootax Pagamento de Tributos

2. Gerenciamento de certidões de débito

Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir;
  • Acesse todas suas certidões em um único lugar;
  • Centralize suas atividades e organize seu dia a dia.

Saiba mais sobre o Dootax Gestão de Certidões

3. Centralização de DTe (Domicílio Tributário eletrônico)

A variedade de caixas postais para acompanhar faz com que as empresas precisem dar uma atenção especial para o gerenciamento do DTe. Principalmente para quem tem muitos domicílios, estar atualizado com todas as notificações do governo é trabalhoso.

Então, como gerenciar DTe com praticidade?

A resposta está no uso da tecnologia adequada. O Dootax Caixa Postal Fiscal é uma solução de automação de Domicílio Tributário Eletrônico que permite que sua empresa gerencie diversos DTe com organização, agilidade e segurança.

  • Receba alertas de notificações importantes;
  • Nunca mais tenha comunicações extraviadas;
  • Não perca o prazo das comunicações do governo.

Saiba mais sobre o Dootax Caixa Postal Fiscal

4. Emissão de notas fiscais

O Dootax Emissor DFe oferece à sua empresa a facilidade de emitir NF-e, NFS-e, NFC-e e CFe/SAT através de uma plataforma moderna, segura e de utilização intuitiva. Aqui estão alguns dos diferenciais da solução fiscal:

  • Migração simplificada;
  • Compatibilidade com os sistemas líderes do mercado;
  • Excelente relação custo-benefício.

Saiba mais sobre o Dootax Emissor DFe

5. Armazenamento de documentos fiscais

Com o Dootax Repositório DFe, é possível armazenar e manifestar documentos fiscais com segurança e praticidade. A ferramenta tem integração com diversos canais para o recebimento do XML e armazena de forma segura NFe e CTe.

Além de facilitar o acesso e consultas aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.

  • Armazene na nuvem: não dependa mais de papel;
  • Localize guias e comprovantes com rapidez;
  • Esteja preparado para as exigências do Fisco.

Saiba mais sobre o Dootax Repositório DFe

6. Gerenciamento de tarefas fiscais

Sua equipe já enfrentou problemas com prazos devido à falta de organização? Com o Dootax Gestão de Tarefas Fiscais, você administra as atividades do seu time de maneira organizada e eficaz.

Nossa plataforma possibilita a criação de tarefas, subtarefas e monitoramento do progresso de todos os projetos de forma intuitiva. Além disso, oferece vários recursos, como timesheets e gráficos de Gantt.

  • Gerenciamento de prazos;
  • Gestão centralizada da área fiscal;
  • Fluxos de trabalho e relatórios personalizáveis.

Saiba mais sobre o Dootax Gestão de Tarefas Fiscais

Visited 206 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos descomplicar suas rotinas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2
3

Veja o depoimento de empresas que já automatizaram seu departamento fiscal

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Descomplique suas rotinas fiscais com as soluções da Dootax