Seu software emissor de nota fiscal on-premise será descontinuado? Entenda por que e saiba o que fazer

Por:
5 minutos de leitura
Software emissor de nota fiscal

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Deseja baixar o artigo em PDF?

Várias empresas decidiram descontinuar a versão on-premise de seu software emissor de nota fiscal. Descubra o motivo e saiba como escolher uma nova solução.

Recentemente, algumas empresas decidiram descontinuar a versão on-premise de seus sistemas para emissão de DF-e. Esse é o caso do seu software emissor de nota fiscal?  

Conforme a tecnologia avança, as ferramentas que fazem parte do dia a dia das empresas são impactadas por essas mudanças. E, na área fiscal, não é diferente.  

O cloud computing se popularizou nos últimos anos e se tornou o modelo favorito das empresas. Esse movimento, aliado às vantagens das soluções em nuvem, pode ter motivado alguns grandes fornecedores a encerrar sua versão on-premise. 

Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas modalidades? Será que vale a pena migrar para a versão SaaS do seu atual software emissor de nota fiscal? Continue a leitura e descubra! 

O fim das versões on-premise 

No ano passado, falamos por aqui sobre o anúncio da Thomson Reuters de que a solução OneSource DFe na versão on-premise seria descontinuada. O objetivo dessa decisão foi focar em outras soluções por conta das inovações exigidas pelo mercado.  

Mas ela não foi a única: mais recentemente, outros grandes fornecedores seguiram o mesmo caminho. Com isso, diversas empresas terão que passar pelo processo de migração para uma versão SaaS – e muitas já planejam a contratação de outro software emissor de nota fiscal. 

Com a popularização das soluções em nuvem, a tendência é que cada vez mais fornecedores optem por desenvolver ou priorizar sistemas SaaS, deixando de lado as versões on-premise. 

Software emissor de nota fiscal

On-premise x SaaS 

Mas, afinal, quais as diferenças entre essas duas modalidades?  

On-premise é um software oferecido como produto e instalado nos servidores internos da empresa. Com ele, o monitoramento e a resolução de eventuais problemas ficam a cargo da equipe da organização contratante. 

Já o SaaS (Software as a Service) é um modelo de gestão de software na nuvem. Assim, o sistema é disponibilizado por meio de uma estrutura externa e é acessado via internet. Para utilizar, basta ter uma máquina conectada e um navegador.  

Enquanto o software on-premise é instalado nos servidores locais, o SaaS fica na nuvem e é disponibilizado como um serviço, e não como um produto. 

Benefícios de soluções fiscais na nuvem 

A busca por soluções SaaS vem crescendo na área fiscal e tributária. A pesquisa Tax do Amanhã, da Deloitte, mostrou que 71% das empresas pretendem adotar ferramentas hospedadas em nuvem para atividades tributárias. Em 2020, esse número era menor: 61%.  

Um dos principais objetivos ao implementar é promover a segurança de dados, fator mencionado por 61% das empresas. À frente dele, vem a melhora da performance da área tributária, apontada por 70% dos participantes. 

Algumas vantagens das soluções em nuvem são: 

  • Economia de tempo na implantação; 
  • Otimização de recursos; 
  • Maior capacidade de adaptação; 
  • Facilidade de atualização; 
  • Disponibilidade do sistema. 

Desafios na migração 

Se você está utilizando uma solução on-premise, provavelmente conta com muitas integrações que só funcionam localmente, e não no SaaS, certo? Ou seja, não será possível replicar tudo de forma exatamente igual na versão na nuvem de sua solução atual.  

Na prática, isso significa que serão necessários desenvolvimentos ou refações das integrações atuais. Sendo assim, não será um processo simples e rápido. Portando, vale analisar as opções disponíveis no mercado e ponderar se é melhor continuar com o fornecedor atual ou migrar para um software emissor de nota fiscal mais moderno. 

Como escolher um novo emissor 

Com o fim do seu software emissor de nota fiscal on-premise, uma saída é buscar uma outra ferramenta para emissão de documentos fiscais. E certamente você deseja uma solução ainda mais prática e eficiente, não é? Pensando nisso, listamos a seguir alguns pontos que devem ser analisados na hora de escolher um novo software. Confira! 

Custo-benefício 

Sua empresa tem altos gastos com ferramentas de alto custo? É inegável que a tecnologia contribui diretamente para a produtividade do departamento fiscal. Porém, existem diferentes faixas de preço no mercado – e é preciso avaliar a relação entre o valor cobrado e os diferenciais da solução. 

Um bom software emissor de nota fiscal deve trazer todas as funcionalidades de que sua empresa precisa. Ao reunir a emissão de todos os documentos fiscais em um único sistema SaaS, você pode obter uma ótima relação custo-benefício. 

Facilidade na migração 

Outro ponto importante é a facilidade de migração do seu sistema atual para o seu próximo software emissor de nota fiscal. Quanto mais simples e eficiente for esse processo, menores serão as chances de atrasos e transtornos durante esse período de transição. 

Interface e usabilidade 

Na hora de buscar um novo software emissor de nota fiscal, é importante pensar na facilidade de uso da ferramenta. Afinal, ela faz parte do dia a dia do departamento fiscal e deve ter uma interface simples e intuitiva.  

Se a sua solução atual é antiga e sua equipe têm dificuldades na utilização, é uma boa ideia procurar por ferramentas mais modernas, que tenham sido desenvolvidas seguindo as melhores práticas de experiência do usuário. 

Possibilidade de integrações 

Sua empresa já teve dificuldades com a integração entre sistemas? Um bom software emissor de nota fiscal deve oferecer integração com os principais sistemas do mercado. Assim, é possível tornar os processos de emissão e gerenciamento dos dados ainda mais eficientes, garantindo a acuracidade de informações. 

Segurança da informação 

Por fim, é essencial pensar na proteção que seu novo software emissor de nota fiscal vai oferecer para os seus dados. Afinal, ninguém quer correr o risco de ter informações sensíveis da empresa acessadas por pessoas não autorizadas, não é mesmo?  

Para isso, avalie os mecanismos de segurança oferecidos pela ferramenta, como criptografia de dados e múltiplo fator de autenticação. Procure saber também se o fornecedor atua respeitando a LGPD e possui certificados de segurança. 

O software emissor de nota fiscal com melhor custo-benefício 

Até aqui, vimos que grandes empresas estão descontinuando suas versões on-premise e que neste momento pode ser mais vantajoso optar por um novo software. Agora, que tal conhecer uma solução com ótimo custo-benefício e que vai garantir a segurança dos seus dados? 

O Dootax Emissor DFe realiza a emissão de NF-e, NFC-e, CF-e/SAT e NFS-e de maneira segura, eficiente e sem complicação. É uma plataforma moderna e intuitiva que já nasceu no modelo SaaS.  

Sempre atualizada conforme as normas vigentes, oferece tudo o que é necessário para emitir documentos sem erros e ficar em dia com o Fisco. 

Descubra os principais diferenciais da ferramenta: 

  • Integração facilitada com os principais sistemas do mercado; 
  • Autonumeração de notas fiscais; 
  • Excelente custo-benefício; 
  • Plataforma intuitiva e atualizada; 
  • Geração de relatórios; 
  • Configuração de alertas; 
  • Facilidade na migração; 
  • Controle de permissões de usuários; 
  • Backups automatizados; 
  • Suporte com SLA e opção 24×7; 
  • Atendimento personalizado pré e pós-venda; 
  • Onboarding ágil e humanizado. 

Como vimos, a migração do on-premise para o SaaS é uma tendência no mercado de soluções fiscais. E se o seu software emissor de nota fiscal será descontinuado, não se preocupe, pois existem outras opções capazes de atender às necessidades da sua empresa. Na hora de buscar uma nova ferramenta, avalie o custo-benefício, a usabilidade e a facilidade na migração. 

Agora, que tal saber mais sobre o emissor de notas fiscais da Dootax? Confira mais benefícios e solicite uma demonstração com os nossos especialistas. 

Visited 141 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na emissão de notas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas

1
2

Veja uma demonstração de como emitir documentos fiscais com mais segurança e praticidade.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Evite erros
e desperdício de dinheiro com o Dootax
Emissor DFe