Orçamento empresarial: o que é e como elaborar?

Por:
3 minutos de leitura
Orçamento empresarial

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você quer ter mais controle sobre as finanças da sua empresa e aprender a elaborar um orçamento empresarial? Não deixe de ler este conteúdo!

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você quer ter mais controle sobre as finanças da empresa e analisar a viabilidade dos diversos projetos executados? O orçamento empresarial é a ferramenta ideal para colocar isso em prática.

Trata-se de uma projeção de fluxos financeiros para o futuro – considerando as receitas e despesas previstas. Além de auxiliar na gestão do negócio, o orçamento empresarial desempenha um papel importante no ciclo contábil, garantindo que todas as transações financeiras sejam devidamente contabilizadas.

Quer entender melhor como funciona e descobrir como elaborar um orçamento empresarial? Confira logo a seguir!

O que é orçamento empresarial?

Um orçamento empresarial é um plano detalhado para ajudá-lo a administrar o dinheiro e controlar as finanças. Na prática, trata-se de uma projeção baseada nos dados de anos anteriores, bem como quaisquer tendências de mercado relevantes em seu setor, para prever o desempenho no futuro.

Ao criar seu planejamento de orçamento, você precisará detalhar os recursos que terá disponíveis e como eles devem ser alocados. Com base nesse planejamento, você pode fazer análises, criar projeções e trabalhar ativamente para aumentar a lucratividade.

Qual a importância do orçamento empresarial?

A criação de um orçamento empresarial é uma rotina importante para gerenciar um negócio de sucesso. Com base nas projeções financeiras, você ganha mais controle sobre todas as movimentações realizadas. Isso lhe dará uma compreensão completa do que precisa ser ajustado nas operações atuais para se tornar mais eficiente e lucrativo.

Além de dar uma visão geral das receitas e despesas do seu negócio, o orçamento pode ajudá-lo a alcançar o sucesso em longo prazo, trazendo a atenção para as áreas que precisam de mais consideração.

Ao criar um planejamento orçamentário todos os anos, você poderá ter uma base de informações cada vez mais completa para definir metas, prioridades e limites de gastos com precisão – bem como identificar novas oportunidades para aumentar o fluxo de caixa e medir como o desempenho está se alinhando com suas expectativas.

Um histórico de orçamentos detalhados e precisos também será útil se você precisar solicitar empréstimos ou apresentar seu negócio a investidores em potencial.

Orçamento empresarial
Negócio foto criado por snowing – br.freepik.com

5 passos para elaborar um orçamento

Confira a seguir algumas dicas para a criação de um orçamento empresarial eficaz:

1. Analise sua receita

A primeira etapa para criar um orçamento empresarial é examinar sua receita: não apenas o total para um determinado momento, mas detalhes específicos, como meses em que a receita aumentou ou diminuiu. Isso é particularmente importante para gerenciar o fluxo de caixa.

Por exemplo, muitos varejistas ganham grande parte de sua receita anual nos meses de novembro e dezembro, enquanto as vendas no início do ano costumam ser menores. Saber essas informações e incluí-las em seu orçamento pode ajudá-lo a se preparar melhor para os meses agitados e lentos.

2. Dê uma olhada em suas despesas fixas

O próximo passo é saber quais são suas despesas mensais fixas. Se você sabe como controlar as despesas comerciais – como aluguel, seguro, salários e outras contas recorrentes – pode criar um orçamento.

Considerar esses itens em seu orçamento ajuda a garantir que você esteja contabilizando essas despesas de maneira adequada.

3. Avalie as despesas variáveis

Seja em nossas vidas pessoais ou nos negócios, precisamos levar em consideração despesas variáveis.

Por exemplo, você pode precisar contratar um funcionário temporário para suprir uma demanda específica. Outros custos variáveis podem incluir publicidade e marketing, bem como custos com viagens, contratação de serviços ou compra de equipamentos.

4. Inclua custos únicos e inesperados

Embora possa parecer contraintuitivo incluir custos inesperados em seu orçamento quando eles ainda não ocorreram, você pode presumir com segurança que algo inesperado acontecerá.

Um computador que precisa ser substituído, um cliente inadimplente, uma necessidade de reforma… Todos esses são exemplos de custos inesperados. E eles devem estar previstos no orçamento empresarial

5. Organize todas as suas informações em um formato de orçamento

Por fim, você precisa organizar todas as informações do orçamento empresarial. Para isso, é possível usar uma planilha no Excel ou um software específico para simplificar esse processo.

Qualquer que seja a sua escolha, é importante que você consiga visualizar as receitas e despesas previstas no período do orçamento – podendo fazer análises e modificações pontuais.

O sucesso de uma empresa passa pelas suas finanças

O orçamento empresarial é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta para otimizar a gestão financeira. E quanto mais controle você tem sobre as finanças, maior é a capacidade de promover o crescimento sustentável de toda a organização.

Você gostou das informações sobre orçamento empresarial? Quer receber mais conteúdos como este direto na sua caixa de entrada? Então, inscreva-se na newsletter da Dootax!

Visited 234 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?