Pagamento automático de tributos: quais os benefícios?

Por:
3 minutos de leitura
Pagamento automático de Tributos

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Quer entender melhor como o pagamento automático de tributos pode beneficiar o seu trabalho? Confira logo a seguir!

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que enfrenta maior burocracia no pagamento de impostos? Neste contexto, o pagamento automático de tributos pode ser responsável por liberar muitas horas de trabalho do departamento fiscal – além de reduzir os riscos e custos.

Um estudo feito pela Doing Business junto com a PwC mostrou que no Brasil são gastos mais de 1500 horas na preparação e pagamento de impostos de renda das empresas, impostos sobre o valor agregado e as contribuições de previdência social. Esse estudo ranqueou 190 países conforme a complexidade tributária de cada um e nesse ranking, o Brasil se encontra na 184ª posição, a frente apenas de países como Congo, Venezuela e Somália.

É justamente por conta dessa realidade que se discute tanto uma possibilidade de reforma tributária no Brasil. Porém, enquanto esse projeto não sai da teoria, as organizações precisam continuar encarando dezenas de tributos e obrigações acessórias.

A grande solução encontrada por muitas organizações é o pagamento automático de tributos. Quer entender melhor como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa? Confira logo a seguir!

Quais são os principais tributos a serem pagos no Brasil?

Para compreender melhor toda a complexidade tributária do Brasil, podemos analisar quais são os principais tributos pagos pelas empresas brasileiras:

Tributos municipais

  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
  • Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Tributos estaduais

  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
  • Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECP)

Tributos federais

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto de Exportação (IE)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
Como uma ferramenta de pagamento automático de tributos pode ajudá-lo?
Imagem de Edar por Pixabay

Como uma ferramenta de pagamento automático de tributos pode ajudar sua empresa?

Com tantos tributos a serem pagos – cada um com seus prazos, alíquotas, bases de cálculo e outras características próprias – como garantir que sua empresa recolha todos eles corretamente?

A resposta para essa questão está na tecnologia. Ao usar uma solução digital para o pagamento automático de tributos é possível simplificar essa rotina.

Veja quais são os maiores benefícios de utilizar uma ferramenta de pagamento automático de tributos:

  • Otimize processos e aumente a produtividade. Deixe os robôs fazerem as tarefas repetitivas e use seus colaboradores em funções mais estratégicas. Com o pagamento automático de tributos, não é preciso mais perder tempo com todo o processo de apuração e pagamento dos impostos.
  • Reduza custos e foque no que realmente importa. Você sabia que uma solução de pagamento automático de tributos custa, em média, 1/5 do valor de um funcionário? Além dessa grande economia de despesas, sua empresa ainda pode eliminar completamente os gastos extras com multas, juros e outras penalidades por problemas no recolhimento de impostos.
  • Elimine tarefas repetitivas e possíveis erros. Você já teve problemas com multas ou juros? Teve caminhões parados em barreiras fiscais pela ausência do recolhimento de todos tributos? Pagou guias em duplicidade? Ou então não consegue encontrar guias antigas? Todos esses são problemas que podem ser resolvidos com uma solução de pagamento automático de tributos.

Pague os tributos automaticamente com a Dootax

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de tributos. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade
  • Reduz custos
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros

O que acha de saber mais sobre a solução da Dootax para o pagamento automático de tributos? Leia agora: 6 razões para automatizar o pagamento de impostos com a Dootax.

Visited 424 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?