Gestão tributária eficiente

Por:
3 minutos de leitura
Gestão Tributária

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Veja neste artigo as principais informações que você precisa conhecer sobre a gestão tributária eficiente!

Deseja baixar o artigo em PDF?

Uma gestão tributária eficiente pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma organização em longo prazo. Além de garantir o cumprimento de todas as exigências tributárias, essa atividade estratégica também contribui com a redução de custos para a empresa.

Mas o que exatamente significa uma gestão tributária eficiente? E quais são os benefícios dessa prática? Essas são questões bastante nebulosas para muitos empresários e profissionais do setor fiscal – que costumam focar na parte burocrática e deixam de lado o viés estratégico que as rotinas tributárias podem trazer.

Confira neste artigo as principais informações que você precisa conhecer sobre a gestão tributária eficiente!

O que é e como funciona a gestão tributária?

A gestão tributária é um processo que vai além do simples pagamento dos impostos de uma empresa. Trata-se de uma atividade estratégica que envolve o gerenciamento, planejamento, análise, controle e acompanhamento de todas as obrigações tributárias.

A partir dessa análise estratégica torna-se possível tirar insights de grande valor para definição dos melhores regimes tributários, estruturação de fluxo de processos internos, aproveitamento de oportunidades tributárias, garantia do compliance fiscal, e muito mais.

Na prática, essa gestão é realizada por meio da aplicação de diversas técnicas:

gestão de tributos
Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com
  • Compliance fiscal. O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir. Na prática, trata-se de garantir que a empresa cumpra todas as exigências tributárias em dia.
  • Planejamento tributário. O planejamento tributário é uma estratégia para reduzir a carga tributária de uma empresa em conformidade com a lei. Na prática, ocorre um estudo sobre todas as obrigações tributárias – incluindo seus fatos geradores, alíquotas ou obrigações acessórias – para encontrar as alternativas mais benéficas.
  • Auditorias preventivas. Para evitar situações imprevistas que possam afetar as rotinas tributárias, podem ser conduzidas auditorias preventivas – com uma verificação de todas as atividades do setor tributário para solucionar quaisquer irregularidades.

6 benefícios da gestão tributária eficiente

Quando colocada em prática, a gestão tributária eficiente gera uma série de benefícios para uma organização. Veja quais são os principais deles:

  1. Economize impostos. O principal objetivo do gerenciamento tributária é reduzir a quantidade de impostos que sua empresa paga, maximizando suas deduções.
  2. Mais para investir. Conhecendo suas obrigações fiscais e pagando tudo em dia, você pode reinvestir fundos que, de outra forma, seriam destinados para impostos, multas ou juros.
  3. Fique confiante. Trabalhar na gestão tributária permite que os gestores da empresa aumentem seus conhecimentos sobre conformidade e como ela funciona, aprendam estratégias para minimizar impostos e desempenhem um papel mais prático na gestão geral de seus negócios.
  4. Veja o quadro geral. A gestão tributária fornece alguns grandes insights sobre uma empresa que permitem que seus proprietários avaliem a situação mais ampla: se a estrutura da empresa precisa ser alterada; entender onde as operações estão ocorrendo; tenha uma ideia das áreas de lucro potencial atualmente inexploradas ou pouco exploradas; encontre novas opções de investimento e decida a melhor forma de estruturá-los.
  5. Tranquilidade. Elimine o estresse e a incerteza desnecessários, sabendo exatamente qual será a responsabilidade tributária da sua empresa e tome decisões de negócios a partir de uma base factual firme, estável.
  6. Utilize alterações recentes na legislação. Quaisquer medidas orçamentárias federais aplicáveis podem ser levadas em consideração quando a gestão tributária se mantém atualizada em relação às mudanças na legislação. Isso garante que sua empresa possa obter o melhor resultado fiscal possível e que não perca nenhum incentivo útil.
Calculadora de Tempo Desperdiçado

Incorpore a tecnologia na sua gestão!

Atualmente, é impossível falarmos sobre uma gestão tributária eficiente sem falarmos de tecnologia. Afinal, existem soluções digitais que facilitam o acesso às informações tributárias e automatizam diversos processos – incluindo a apuração e recolhimento de impostos.

Ou seja, é fundamental manter-se atualizado em relação à evolução da tecnologia para simplificar processos e garantir o compliance fiscal. E a Dootax possui as soluções ideais para ajudá-lo a colocar isso em prática!

Visited 110 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Neste artigo você vai conferir como gerar guia GNRE mais rápido para obter um salto de desempenho. Acompanhe!

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?