Como manter sob controle a validade das certidões negativas?

Por:
3 minutos de leitura
Validade das Certidões Negativas

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Você sabia que é possível simplificar o controle da validade das certidões negativas e ainda receber notificações sobre vencimentos? Saiba como neste post.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Controlar a validade das certidões negativas é uma das inúmeras atividades que demandam atenção do setor fiscal, não é? Em meio às diversas rotinas, manter esse controle pode ser um desafio. Afinal, são várias as certidões negativas de débito que uma empresa precisa gerenciar.

Esse cenário fica ainda mais complicado quando uma empresa precisa emitir e controlar certidões manualmente – perdendo horas e tendo que acessar uma infinidade de sites. É um processo repetitivo e que demanda um tempo valioso do seu departamento fiscal e tributário.

Entretanto, é possível simplificar o controle da validade das certidões negativas com o auxílio da tecnologia. Confira logo a seguir como colocar isso em prática!

validade das certidões negativas

Importância de controlar a validade das certidões negativas

As certidões negativas são documentos emitidos pelos órgãos do governo com a finalidade de confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica.

A partir desse documento, qualquer pessoa ou instituição pode verificar a situação de uma outra organização. Isso é muito útil em casos de contratações de serviços, fechamento de parcerias e disponibilização de crédito, por exemplo. Afinal, todos desejam garantir que estão fazendo negócios com uma empresa que transmite segurança.

A importância da certidão negativa de débito para as empresas é garantir que tudo está de acordo com a lei por meio de um único documento. Isso gera agilidade em diversos processos e aumenta a segurança das transações entre organizações brasileiras.

Outro ponto importante que ressalta a importância da certidão negativa de débito para as empresas são as várias as situações que podem exigir a apresentação de uma CND e que, portanto, evidenciam a necessidade de um controle constante da validade das certidões negativas:

  • Abrir um novo negócio;
  • Auditorias;
  • Licitações e concorrências públicas;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Transações com imóveis e veículos;
  • Regularização de espólios;
  • Saída do país;
  • Ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais.
Validade das Certidões Negativas
Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

Complicações relacionadas às certidões desatualizadas

Uma boa gestão da validade das certidões negativas garante que a empresa sempre tenha em mãos os documentos que serão necessários nas suas operações. Afinal, quando isso não acontece, a empresa pode não ter tempo hábil para atualizar o documento – sofrendo prejuízos ou perdendo oportunidades.

Na prática, não se atentar à validade das certidões negativas podem causar transtornos como:

  • Perder oportunidades de licitações;
  • Dificuldade em obter empréstimos e financiamentos;
  • Problemas com auditorias;
  • Complicações com relações comerciais internacionais;
  • Danos à reputação da empresa perante agentes externos.

Como controlar a validade das certidões negativas com eficiência?

A tecnologia fiscal é sua grande aliada para controlar a validade das certidões negativas. Com o uso de um sistema de controle de certidões negativas, o gerenciamento desses documentos deixa de ser uma tarefa complicada.

Ao usar uma solução de automação fiscal, você pode ser avisado quando uma nova certidão positiva surgir. Além disso, acessar todas suas certidões em um único lugar e centralizar suas atividades para organizar melhor o dia a dia de trabalho do setor fiscal.

Em vez de perder tempo para emitir certidões negativas e enviá-las manualmente, todas as pessoas interessadas da sua empresa podem acessá-las facilmente. Isso agiliza não apenas o departamento fiscal, mas diversos outros processos – como as atividades comerciais que precisam enviar certidões negativas para um novo cliente ou o processo de auditoria que demanda várias CNDs.

Descubra a melhor solução para controlar a validade das certidões negativas

A gestão eficiente da validade das certidões negativas é crucial para o bom funcionamento das operações empresariais. O uso da tecnologia oferece uma solução prática e organizada, simplificando o controle e proporcionando alertas automáticos sobre certidões a serem renovadas.

Ao adotar essa abordagem inovadora, as empresas podem evitar complicações como perda de oportunidades, dificuldades financeiras e danos à reputação, garantindo uma conformidade ágil e segura com os requisitos legais.

Simplifique sua rotina fiscal e otimize seus processos com a automação proporcionada por ferramentas como o Dootax Gestão de Certidões.

Agora que você já sabe como manter sob controle a validade das certidões negativas, continue a visita em nosso blog e saiba como o software de CND da Dootax pode organizar seu dia a dia.

Visited 420 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Descubra como colocar isso em prática.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?