4 minutos de leitura

Emissão de CND: simplifique esse processo com automação

Por:
Sua equipe ainda perde tempo fazendo a emissão de CND manualmente? Saiba como a tecnologia pode descomplicar seu dia a dia.
Emissão de CND

Deseja baixar o artigo em PDF?

Como funciona o processo de emissão de CND na sua empresa? Em muitas organizações, essa é uma rotina que ainda é feita manualmente – causando o desperdício de muitas horas de trabalho. Afinal, são diversas as certidões que uma companhia precisa gerenciar para ficar em dia com suas obrigações.

Além disso, os problemas da emissão manual de CND podem incluir a perda de negócios, incapacidade de participar de licitações ou a falta de conhecimento sobre o surgimento de certidões positivas. Nada com o que você deseja lidar, não é?

A automação da emissão de CND é a melhor forma de simplificar esse processo – gerando ganhos de tempo e qualidade. Confira logo a seguir como colocar isso em prática!

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Importância da CND para sua empresa

A eficiência na emissão da CND é importante por diversos motivos. Estamos falando do controle sobre os documentos emitido pelos órgãos do governo para confirmar que não existem pendências em nome da sua empresa. Esse atestado pode abranger pendências de aspectos civil, tributário, fiscal, trabalhista, dentre outros.

É importante destacar que existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito, como Certidão Negativa de Débitos Estadual, Federal e Municipa. Cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes.

Veja quais são os principais tipos de CND:

  • Ministério da Fazenda;
  • Secretárias da Fazenda;
  • Justiça do trabalho;
  • FGTS;
  • Tributos imobiliários;
  • Execuções fiscais;
  • Falência e concordata.
Emissão de CND
Photo by Gabrielle Henderson on Unsplash

Como é feita a emissão de CND manualmente?

Grande parte dos órgãos permitem a emissão de CND em formato digital. Para isso, basta acessar o site do órgão e informar os dados solicitados para tirar a Certidão Negativa de Débitos.

Mas como emitir CND nos principais órgãos que sua empresa pode precisar? Confira:

  • CND relativa aos Tributos Federais e Dívida Ativa da União. No caso de uma Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e Dívida Ativa da União, o requerimento deve ser feito no site da Receita Federal.
  • Certidão do FGTS. A Certidão Negativa de Débitos relativa ao FGTS deve ser requerida no site da Caixa Econômica Federal.
  • Certidão de Regularidade Fiscal Estadual. A certidão negativa de débito estadual pode ser obtida no site da secretaria de fazenda do estado do domicílio da empresa a ser contratada.
  • Certidão de Regularidade Fiscal Municipal. A emissão da CND relativa à regularidade fiscal municipal deve ser feita no site da Prefeitura, geralmente em serviços da secretaria da fazenda municipal.

Por que investir na automação da emissão de CND?

O processo de emissão de CND se tornou mais fácil com a modernização do poder público. Porém, essa ainda pode ser uma tarefa que demanda bastante tempo quando a empresa precisa fazer várias consultas – seja sobre sua própria situação ou de outras empresas.

Uma ótima forma de ganhar mais eficiência na emissão de CND é automatizar a consulta da situação cadastral. Em vez de acessar manualmente o site de cada órgão para emitir a CND (e outros cadastros e certidões), é possível buscar o auxílio de uma solução digital – que fica responsável por fazer consultas de forma automática e enviar notificações sempre que houver uma alteração relevante.

Com a automação da emissão de CND por meio da solução Dootax Gestão de Certidões você ganha três atributos fundamentais: agilidade, segurança e simplicidade.

Agilidade

  • Otimize seu trabalho;
  • Reduza horas extras;
  • Sistema na nuvem – pode ser acessado de qualquer lugar.

Segurança

  • Não perca mais nenhum prazo;
  • Dados protegidos e criptografados;
  • Tecnologia para garantir a proteção de todos usuários.

Simplicidade

  • Acesse tudo em um só lugar;
  • Sistema automático, sem a necessidade de intervenção humana;
  • Trabalhe com menos burocracia.

Dootax Gestão de Certidões: descomplique a emissão de CND

Você quer automatizar a emissão de CND na sua empresa? A Dootax Gestão de Certidões é uma plataforma para gerenciar CND automaticamente, com agilidade e organização.

Com esse software de CND, você consulta e controla todas as certidões do seu negócio, como Certidão Negativa de Débito Estadual, Federal e outras, em um só lugar.

Veja os principais benefícios dessa solução:

  • Produtividade. Aumente a eficiência operacional de sua equipe e não perca mais prazos.
  • Centralização. Controle suas certidões e de terceiros em um só lugar. Facilite a comunicação entre departamentos.
  • Segurança. Informações protegidas com criptografia de ponta.
  • Compliance fiscal e tributário. Tenha acesso aos relatórios e fique em dia com suas obrigações.

Quer saber como o Dootax Gestão de Certidões desburocratiza seu trabalho? Confira aqui em 3 passos:

  1. Cadastro. A empresa faz o cadastro de sua matriz e filiais no sistema da Dootax.
  2. RPA de Certidões. O nosso sistema acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Atendemos todas as esferas, centralizando Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de Regularidade do FGTS, Certidões Nada Consta, Certidão de Rol Nominal, Certidão Negativa de Débitos Estadual, entre outras.
  3. Integração única. Por fim, todas as certidões recebidas são visualizadas em um único sistema. O usuário tem a possibilidade de criar notificações de novas certidões, certidões a vencer, vencidas, positivas, dentre outras. Também é possível fazer o download dos documentos.

Você está pronto para simplificar os processos de emissão de CND? Visite a página do Dootax Gestão de Certidões e solicite uma demonstração!

(Visited 99 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Quer saber tudo sobre otimizar sua rotina fiscal?

Conteúdos que podem te ajudar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?