Software de CND: agilize sua rotina com a Dootax

Por:
4 minutos de leitura
software de CND

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Descubra como colocar isso em prática.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Sua empresa ainda não conta com um software de CND para otimizar as rotinas? No mundo acelerado em que vivemos, conseguir agilizar as tarefas fiscais é um dos principais objetivos de qualquer gestor, não é? Para isso, é possível explorar diversas das novas tecnologias que estão surgindo para automatizar processos. E é exatamente isso que um software de CND pode fazer pelo seu negócio.

A emissão e consulta de certidões negativas são algumas das rotinas realizadas recorrentemente pelo departamento fiscal e tributário. Apesar de ser um processo sem maiores complicações, trata-se de uma atividade que toma um tempo precioso dos profissionais desnecessariamente. Afinal, é preciso acessar diversos sites para garantir que suas CNDs estejam em dia, certo?

Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Confira logo a seguir como colocar isso em prática.

CND em dia

O que é uma Certidão Negativa de Débito?

A Certidão Negativa de Débito é um documento com a função de comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não existem pendências financeiras ou processuais.

Trata-se de um documento que pode ser emitido por vários órgãos do governo – cada um com uma finalidade diferente. Dentro do departamento fiscal e tributário, destaca-se a certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União – que é emitida pela Receita Federal.

Na prática, diversas ações usuais para uma empresa exigem algum tipo de certidão negativa estadual, federal ou municipal para serem realizadas: abrir um novo negócio, ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais, participar de uma licitação, solicitar um empréstimo, entre outras.

Por conta disso, essa é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível emitir certidão negativa via internet, cada tipo de Certidão Negativa de Débito tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.

CND manualmente

Qual é o papel de um software de CND?

Acabamos de ressaltar que a emissão de uma Certidão Negativa de Débitos pode ser realizada pela internet. Porém, isso não significa que não seja uma rotina que exige tempo e esforço da equipe. Basta imaginar o processo de emitir dezenas de certidões ou, então, fazer o monitoramento constante das certidões positivas.

O papel do software de CND é justamente simplificar esse processo. Trata-se de uma maneira de automatizar a emissão e o gerenciamento de todas as certidões da sua empresa ou de terceiros – de forma segura e acessível.

Na prática, um software de certidões negativas acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Dessa forma, torna-se possível poupar tempo e recursos do departamento fiscal – alocando os profissionais em outras atividades.

software de CND
Negócio vetor criado por pch.vector – br.freepik.com

Como escolher um software de CND?

Ao decidir utilizar um software de CND para simplificar as rotinas fiscais, é comum chegar a uma grande questão: como escolher o melhor sistema fiscal para auxiliar sua empresa com eficiência? Com variadas opções de sistema de controle de certidões negativas, é preciso ter muita atenção a alguns detalhes.

Aqui estão algumas dicas que vão ajudar você a tomar essa decisão:

  • Avalie as certidões emitidas. É fundamental avaliar quais são as certidões que podem ser geradas automaticamente pelo sistema. Por exemplo, o Dootax Gestão de Certidões pode automatizar o controle de mais de 1.000 tipos de certidões, como: Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, Certificado de Regularidade do FGTS, Certidão Negativa de Débito Estadual, Federal e Municipal e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
  • Conheça a usabilidade do sistema. Priorize um software de CND que permita que todas as certidões recebidas possam ser visualizadas em um só lugar, de forma simples e intuitiva – possibilitando ao usuário criar notificações de novas certidões, certidões a vencer, vencidas, dentre outras.
  • Considere o tempo para implementação. Quanto mais rápido for o processo de implementação do software de CND, antes você pode começar a automatizar a emissão de certidão negativa estadual, municipal e federal na sua empresa.
  • Leve em consideração a experiência do cliente. Dê prioridade para um software de CND cuja empresa fornecedora ofereça um atendimento totalmente personalizado. Além disso, avalie se ela fornece treinamento para novos clientes e tem suporte com SLA.
  • Preze pela segurança. Por lidar com informações importantes da sua empresa, priorize um sistema fiscal que mantenha os dados protegidos e criptografados – usando tecnologias e mecanismos para garantir a segurança de todos os usuários, além de ter respeito total à LGPD.

Conheça o software de CND Dootax Gestão de Certidões

O Dootax Gestão de Certidões é um software de CND que permite a emissão e gerenciamento de todas as certidões da sua empresa de forma confiável e automática. Com ele, você consulta e controla Certidão Negativa de Débitos em um só lugar e é avisado sobre vencimentos, simplificando o controle dos prazos.

São várias as vantagens de utilizar o software de CND Dootax Gestão de Certidões:

  • Receba diferentes tipos de alertas e notificações;
  • Elimine a necessidade de acessar centenas de sites para consultar certidões;
  • Controle CND federal, estadual e municipal de forma centralizada;
  • Realize emissões em lote;
  • Configure tarefas agendadas;
  • Tenha armazenado o histórico de certidões;
  • Inclua manualmente documentos que não são gerados online para controle;
  • Monitore suas inscrições estaduais – SINTEGRA (serviço adicional).

Com o Dootax Gestão de Certidões, a segurança dos seus dados é garantida por meio de diversos mecanismos, como Single Sign-On, backups automatizados e criptografia de dados em repouso. Além disso, nossa equipe oferece um onboarding ágil e suporte humanizado com SLA e respostas a demandas de alta prioridade em até 2h.

Se você quer levar todas essas facilidades para sua empresa, não deixe de solicitar uma demonstração do software de CND da Dootax. Fale com a gente.

CND validade
Visited 1.452 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como centralizar o controle de CND e ter uma gestão mais eficiente.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Tenha mais
organização e otimize tempo com o Dootax
Gestão de Certidões