Importância da Certidão Negativa de Débito para as empresas

Por:
3 minutos de leitura
importância da cnd para as empresas

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

A certidão negativa de débito atesta que uma empresa está em regularidade com os órgãos governamentais. Veja aqui tudo sobre este documento.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você já conhece a importância da Certidão Negativa de Débito para as empresas? Muitos profissionais do departamento fiscal e tributário já tiveram contato com esse documento, mas nem todos sabem qual é o real papel que a CND possui.

A Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento que atesta que uma empresa está em regularidade com os órgãos governamentais. Por conta disso, ele é exigido com frequência no relacionamento com outras instituições — como na participação de uma licitação ou acesso a um financiamento bancário.

Ou seja, o gerenciamento correto desse documento tem um grande valor para qualquer organização brasileira. Neste artigo vamos destacar a importância da Certidão Negativa de Débito para as empresas.

O que são as certidões negativas?

Antes de falarmos sobre a importância da certidão negativa de débito para as empresas, precisamos ressaltar as principais características deste documento, certo?

A CND (Certidão Negativa de Débitos) é o documento emitido pelos órgãos do governo com a finalidade de confirmar que não existem pendências em nome de uma pessoa física ou jurídica.

A partir desse documento, qualquer pessoa ou instituição pode verificar a situação de uma outra organização. Isso é muito útil em casos de contratações de serviços, fechamento de parcerias e disponibilização de crédito, por exemplo. Afinal, todos desejam garantir que estão fazendo negócios com uma empresa que transmite segurança.

É importante ressaltar que pendências de qualquer espécie podem fazer parte de uma CND. Ou seja, basta a ausência de um mês de uma declaração obrigatória para que não seja possível obter uma certidão negativa de débito junto à Receita Federal.

Outra característica que merece destaque é que existem diferentes tipos de Certidão Negativa de Débito, como Certidão Negativa de Débitos Estadual, Municipal e Federal. Cada órgão pode emitir documentos atestando a inexistência de débitos com finalidades diferentes.

Veja quais são os principais tipos de CND:

  • Ministério da Fazenda;
  • Secretárias da Fazenda;
  • Justiça do trabalho;
  • FGTS;
  • Tributos imobiliários;
  • Execuções fiscais;
  • Falência e concordata.
Importância da Certidão Negativa de Débito
Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

A importância da certidão negativa de débito para as empresas

A importância da certidão negativa de débito para as empresas é garantir que tudo está de acordo com a lei por meio de um único documento. Isso gera agilidade em diversos processos e aumenta a segurança das transações entre organizações brasileiras.

Imagine que você tivesse que apresentar ao banco todas as guias de todos os impostos recolhidos e todos os recibos das declarações para provar que sua empresa está em ordem. Seria um processo bastante demorado para ambas partes, não é? Em vez disso, é possível apresentar somente a CND.

Outro ponto importante que ressalta a importância da certidão negativa de débito para as empresas são as várias as situações que podem exigir a apresentação de uma CND:

  • Abrir um novo negócio;
  • Auditorias;
  • Licitações e concorrências públicas;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Transações com imóveis e veículos;
  • Regularização de espólios;
  • Saída do país;
  • Ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais.

Além disso, a CND ainda pode ser usada como uma forma de controle interno da organização. Solicitar a emissão desse documento nos diferentes órgãos é uma forma eficiente de checar se você não deixou nada passar em meio a tantos impostos, documentos e declarações.

Como otimizar o gerenciamento da CND?

Acabamos de entender melhor toda a importância da Certidão Negativa de Débito para as empresas. Mas como gerenciar corretamente a CND para evitar complicações?

A melhor forma de otimizar esse processo é utilizar um software de CND. Trata-se de uma maneira de automatizar a emissão e o gerenciamento de todas as certidões da sua empresa — de forma segura e acessível.

Na prática, um sistema de controle de certidões negativas acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Dessa forma, torna-se possível poupar tempo e recursos do departamento fiscal e tributário — alocando os profissionais em outras atividades.

O Dootax Gestão de Certidões é um sistema fiscal da Dootax que permite a emissão e gerenciamento de todas as certidões da sua empresa, de forma segura e acessível. Com ele você ganha agilidade, segurança e evita perder oportunidades por falta de certidões em dia. Ou seja, é a solução ideal para todas as empresas que entendem a importância da Certidão Negativa de Débito.

São várias as vantagens de utilizar o Dootax Gestão de Certidões:

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir;
  • Elimine a necessidade de acessar centenas de sites para consultar certidões;
  • Centralize suas atividades e organiza seu dia a dia;
  • Controle de diferentes tipos de certidões, como Certidão Negativa Estadual, Federal e outras;
  • Com alguns cliques, emita e gerencie certidões negativas em lotes, de forma confiável e ágil.

Conheça mais sobre o Dootax Gestão de Certidões:

Visited 607 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?