Blog

Tecnologia fiscal: um investimento que gera economia

Tempo de leitura: 3 minutos

O uso de soluções digitais no departamento fiscal vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Porém, ainda são muitos os gestores que se surpreendem com todos os ganhos proporcionados pela tecnologia fiscal.

Muito mais do que automatizar alguns processos internos, a tecnologia fiscal pode trazer benefícios para os resultados financeiros de uma empresa – evitando custos ocultos, erros que resultam prejuízos ou atrasos que impactam a experiência do cliente.

Ou seja, a tecnologia fiscal representa um investimento vantajoso que vale a pena ser considerado no orçamento da sua empresa. Entenda melhor todo o impacto dessas soluções ao longo deste artigo!

Domicílio Tributário Eletrônico

Como a tecnologia fiscal gera economia financeira?

Afinal, como a tecnologia fiscal gera benefícios financeiros para uma empresa?

Para respondermos a essa pergunta, precisamos compreender a fundo o funcionamento e os benefícios da tecnologia fiscal. E o ponto de partida é a automação de processos – que permite que as atividades manuais e repetitivas possam ser executadas de forma automática. Ou seja, não é necessário o esforço contínuo de um profissional para a sua execução.

Com base nisso, torna-se possível realizar automaticamente atividades como a emissão de NF-e, cálculo de impostos, emissão de guias para pagamento de tributos, recolhimento de tributos, envio de informações para o Fisco, armazenamento de documentos e muito mais.

O resultado disso são vários benefícios para o setor fiscal e para toda a organização:

  • Aumento da produtividade. A automação de processos fiscais permite uma redução de até 85% no tempo gasto em atividades manuais e repetitivas.
  • Eficiência no pagamento de tributos. A tecnologia fiscal pode automatizar a geração e o pagamento de guias tributárias. Assim, sua empresa evita pagamentos em duplicidade ou atrasos.
  • Garantia do compliance fiscal. O uso da tecnologia fiscal facilita o cumprimento de todas as exigências legais que sua empresa precisa observar.
  • Eliminação de falhas humanas. Todos os processos automatizados deixam de ser suscetíveis a falhas humanas – como erros de digitação ou esquecimentos.
  • Redução de custos com mão de obra. Com a possibilidade de realizar várias atividades de forma automática, menos tempo é necessário para a execução das rotinas. Dessa forma, a força de trabalho pode ser alocada em atividades de viés estratégico para gerar ainda mais qualidade ao serviço.
  • Eliminação do retrabalho. Adotar a tecnologia fiscal permite a eliminação do retrabalho que poderia ser gerado por processos burocráticos ou erros humanos – aumentando a produtividade da equipe.
  • Sucesso na entrega de mercadorias. A tecnologia fiscal também garante que todas as exigências legais sejam cumpridas para que os caminhões da empresa passem pelas barreiras fiscais sem complicações.
  • Economia financeira. Por fim, todos esses benefícios resultam na economia financeira para a empresa de várias formas: eliminação de multas e penalidades; redução de problemas na entrega de produtos; aumento da produtividade da equipe; eliminação de erros humanos; entre outras.

Tecnologia fiscal é com a Dootax!

Você está preparado para investir na tecnologia fiscal? A Dootax possui as soluções digitais ideais para a sua empresa!

Pagamento de Tributos

O Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias! Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.

Ao emitir uma guia manual, o profissional leva 5 minutos. Já com o Pagamento de Tributos, é possível emitir 100 guias automáticas em 5 segundos!

  • Otimiza processos e aumenta a produtividade;
  • Reduz custos;
  • Elimina tarefas repetitivas e possíveis erros.

Saiba mais sobre o Pagamento de Tributos!

Gestão de Certidões

Com o Dootax Gestão de Certidões, você gerencia todas as certidões negativas de débito e certidões positivas da sua empresa. Tenha agilidade, segurança e nunca mais perca uma notificação importante do governo.

  • Seja avisado quando uma nova certidão positiva surgir;
  • Acesse todas suas certidões em um único lugar;
  • Centralize suas atividades e organize seu dia a dia.

Saiba mais sobre o Gestão de Certidões!

Caixa Postal Fiscal

O Dootax Caixa Postal Fiscal é uma solução de automação de Domicílio Tributário Eletrônico que permite que sua empresa gerencie diversos DTEs com organização, agilidade e segurança.

  • Receba alertas de notificações importantes;
  • Nunca mais tenha comunicações extraviadas;
  • Não perca o prazo das comunicações do governo.

Saiba mais sobre o Caixa Postal Fiscal!

Repositório DFe

Com o Dootax Repositório DFe, sua empresa arquiva documentos para que possa acessá-los com facilidade. A ferramenta tem integração com diversos canais para o recebimento do XML e armazena de forma segura todos os documentos, como NFe e CTe.

Além de facilitar o acesso e consultas aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.

  • Armazene na nuvem: não dependa mais de papel;
  • Localize guias e comprovantes com rapidez;
  • Esteja preparado para as exigências do Fisco.

Saiba mais sobre o Repositório DFe!

Está pronto para investir na tecnologia fiscal? Então, entre em contato e solicite uma demonstração das soluções da Dootax!

(Visited 11 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Como foi o IBS Tech 2019
Como foi o IBS Tech 2019

No dia 29 de julho aconteceu o IBS Tech. A Dootax, em parceria com a Cescon Barrieu, organizou o evento que abordou o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), reforma tributária e teve como convidados especiais os diretores do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). O local escolhido foi, mais uma vez, o Cubo Itaú. […]

7 dicas para reduzir custos na importação
7 dicas para reduzir custos na importação

Seu objetivo é reduzir custos na importação? Confira nossas dicas e descubra como eliminar os gastos desnecessários nesse processo.

Robotização de processos: agilize seu departamento
Robotização de processos: agilize seu departamento

Quer entender como a robotização de processos pode agilizar as rotinas do seu departamento? Então descubra neste artigo.

Escritórios