Como recolher Difal de ICMS automaticamente?

Por:
3 minutos de leitura
Recolher Difal

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Conheça a solução da Dootax para recolher Difal automaticamente e agilize as rotinas fiscais da sua empresa.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Você sabia que é possível recolher Difal de ICMS automaticamente? Com o auxílio das tecnologias de automação para o setor fiscal, sua empresa pode simplificar o processo de recolhimento dos tributos em operações de vendas.

O interesse no recolhimento do Difal vem crescendo entre as empresas brasileiras depois o STF decidiu que a cobrança desse tributo vale desde abril de 2022. Isso ocorreu após um longo debate sobre a legalidade da cobrança do Difal neste ano.

Com a obrigatoriedade de recolher Difal, a automação desse processo é a melhor saída para garantir o cumprimento da obrigação com eficiência. Confira a seguir como colocar isso em prática!

O cenário atual do Difal

O Difal foi um dos assuntos mais debatidos nos últimos anos no cenário tributário. E as empresas acompanharam de perto o debate para compreender se precisavam ou não recolher Difal de ICMS em 2022.

O Difal (ou Diferencial de Alíquota do ICMS) consiste na diferença entre a alíquota interna do estado destinatário e a alíquota interestadual que deve ser paga ao estado de destino dos bens. Criado em 2015, o Difal ficou em evidência em fevereiro de 2021, quando o STF julgou inconstitucional a cobrança do Difal pela ausência de Lei Complementar que justificasse essa cobrança.

Essa inconstitucionalidade da cobrança teria efeito somente a partir de 2022, caso não houvesse publicação da Lei Complementar em 2021. E foi somente no dia 05/01/2022 que foi publicada a Lei Complementar 190/2022 para regulamentar o Difal. Com isso, começaram a surgir ações referentes à possibilidade de cobrança do Difal neste ano.

Para os tributaristas, a cobrança deveria obedecer a anterioridade anual, podendo ser feita somente a partir de 2023. Já para os estados, não se trata de criação de novo tributo. Por isso, já seria possível iniciar a cobrança.

O STF pacificou o assunto com a decisão de que o Difal poderia ser cobrado desde abril de 2022. Com isso, empresas que deixaram de pagar nesse ano se depararam com o desafio de ter que recolher todas as guias retroativas para regularizar sua situação.

Recolher Difal
Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Quais os riscos de não recolher Difal com eficiência?

A emissão e o pagamento das guias Difal de forma manual e ineficiente podem trazer diversos riscos para as empresas. Primeiramente, há a possibilidade de ocorrerem erros no cálculo e preenchimento das guias, o que pode resultar em multas e penalidades. Além disso, a falta de agilidade nesses processos pode gerar atrasos no recolhimento do imposto. Isso compromete a organização financeira e a credibilidade da empresa.

A solução para evitar esses problemas é a automação dos processos de emissão e pagamento das guias Difal. Com o uso de um software especializado, é possível reduzir as chances de erros, além de agilizar o processo de recolher Difal. Com isso, a empresa evita multas, garante o cumprimento das obrigações tributárias e preserva sua imagem diante de fornecedores e clientes.

Portanto, investir em automação é indispensável para evitar riscos e ter mais agilidade no recolhimento das guias Difal. Ao adotar essa solução tecnológica, a empresa ganha em eficiência, otimiza seus processos e assegura o cumprimento correto das obrigações fiscais.

Como recolher Difal de ICMS automaticamente?

Com a cobrança do Difal em vigor, é importante organizar o recolhimento desse tributo dentro do setor fiscal, não é? Para poupar tempo e aumentar a eficiência desse processo, o melhor caminho é a automação.

Em vez de realizar a emissão e pagamento das guias manualmente – tomando um tempo precioso da sua equipe – é possível recolher Difal de forma ágil e 100% automática.

Veja os problemas que você pode eliminar com a automação:

  • Processos lentos e que desperdiçam dinheiro;
  • Erros operacionais que prejudicam o negócio;
  • Pagamento de juros, multas ou guias duplicadas;
  • Prejuízo com caminhões parados em barreira fiscal.

Dootax: a solução para recolher Difal automaticamente

A automação do recolhimento do Difal traz uma série de benefícios para as empresas. Além da economia de tempo e recursos, permite uma maior segurança e precisão no processo, evitando multas e penalidades fiscais.

Com o Dootax Pagamento de Tributos, sua empresa estará em conformidade com a legislação vigente e poderá focar em seu crescimento e desenvolvimento, deixando os processos de recolhimento de tributos nas mãos dos nossos robôs.

Agora que já conhece os benefícios de recolher Difal automaticamente, continue a visita em nosso blog e descubra 7 razões para automatizar o recolhimento de GNRE com a Dootax.

Visited 542 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no recolhimento de tributos?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Sabia que a automação fiscal pode contribuir para uma boa experiência do cliente? Descubra as vantagens de automatizar o recolhimento de tributos com a Dootax.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?