Blog

Por que automatizar processos com um software fiscal?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já considerou automatizar processos com um software fiscal na sua empresa? O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais popular nas empresas brasileiras. E essa tendência também gera benefícios no departamento fiscal.

Segundo a pesquisa Tax Trends 2021, profissionais de empresas afetadas pela pandemia acreditam que precisarão aprender a automatizar processos para se destacar. Eles entendem que é necessário se desenvolver para realizar tarefas mais estratégicas. Além disso, 2/3 das empresas entrevistadas pretendem realizar investimentos em automações em 2021.

Quer entender melhor por quais motivos é tão vantajoso automatizar processos com um software fiscal? Então, confira logo a seguir.

Emissão de guias

O que é automação de processos?

Automação de processos é o ato de aplicar automação robótica e inteligente aos processos de negócios para substituir tarefas manuais e repetitivas por fluxos de trabalho automatizados altamente eficientes.

Ao aplicar a automação de processos, uma empresa pode trabalhar com mais rapidez e inteligência, ao mesmo tempo em que reduz seus custos operacionais. Ela também pode reposicionar e redirecionar seus funcionários para onde eles são mais necessários – como um trabalho de maior valor estratégico.

Por sua vez, os funcionários podem ser mais produtivos e impulsionar o crescimento, enquanto a empresa está mais bem equipada para competir usando novos talentos e capacidades digitais.

Software fiscal
Foto de Alex Knight no Pexels

Vantagens de utilizar um software fiscal

Confira quais são os maiores benefícios de automatizar processos com um software fiscal:

1. Precisão dos dados

Precisão é uma palavra fundamental no setor fiscal. Um pequeno erro pode levar a uma grande perda para uma organização – e desencadear uma bola de neve de complicações para lidar.

Porém, quando você está usando um software fiscal, ele automaticamente cuida de diversos processos com excelência e elimina as chances de falhas humanas. Isso gera um alto nível de precisão.

2. Economia de tempo

A equipe do departamento fiscal precisa lidar com diversas atividades manuais que tomam um longo tempo todos os dias, não é? Essas tarefas repetitivas não possuem um alto grau de complexidade, mas precisam ser executadas para que todos os processos sejam efetuados com sucesso.

Uma ótima forma de reduzir o tempo desperdiçado com essas atividades repetitivas é apostar na automação fiscal. Dessa forma, toda a equipe ganha em produtividade.

3. Redução de risco

Ter um as rotinas fiscais automatizadas é uma maneira de reduzir as chances de falhas humanas. Erros de digitação, esquecimentos ou outros pequenos problemas são evitados por um sistema inteligente.

4. Aumento da produtividade

A lógica para compreender o aumento da produtividade é bem simples: a realização de processos de forma automática permite que a equipe possa realizar outras funções. Ou seja, cada uma das tarefas realizadas automaticamente por um software de automação gera um ganho de produtividade dentro da área fiscal.

O processo de apuração de tributos, emissão das guias e seu pagamento toma bastante tempo, certo? Agora imagine se fosse possível tornar todo o recolhimento de tributos automático. Certamente o dia de trabalho se tornaria mais produtivo, não é?

5. Redução de custos

Você já efetuou um pagamento em duplicidade? Trata-se de uma situação que gera um gasto desnecessário e envolve uma grande burocracia para conseguir “reverter” o dinheiro que foi pago em duplicidade.

Um software para automação fiscal garante que as atividades manuais e repetitivas sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Por conta disso, também ocorre uma redução de falhas – garantindo que os processos sejam executados no momento certo.

Ou seja, você pode minimizar as situações de atrasos no recolhimento, pagamentos em duplicidade, gastos com multas ou caminhões parados em barreiras fiscais. Afinal, a plataforma digital se encarrega desses processos.

6. Garantia do compliance fiscal

Cumprir todas as obrigações legais é um dos principais objetivos do departamento fiscal, certo? Porém, esse é um exercício que envolve muitos fatores. E um software de automação fiscal pode ajudá-lo nessa missão.

Garantir o compliance fiscal é importante não apenas para minimizar gastos e manter a empresa em situação regular, mas também para a reputação da organização no mercado. Manter-se longe de complicações legais certamente tornará a marca mais atrativa para clientes, fornecedores e parceiros.

Defendendo inovações na área fiscal

Agora que você já conhece todas as vantagens de um software fiscal, que tal descobrir como propor e defender essa inovação na sua empresa? A maneira mais efetiva de mostrar a viabilidade de uma proposta e incentivar a tomada de decisão é a criação de um business case, documento construído nas etapas iniciais de um projeto.

Confira no vídeo a seguir um passo a passo para a construção de um business case de sucesso:

Gostou de saber mais sobre os benefícios de automatizar processos com um software fiscal? Descubra também como a automação de GNRE pode agilizar o seu departamento!

(Visited 27 times, 2 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Retrospectiva 2018 – Fiscal e Tributária
Retrospectiva 2018 – Fiscal e Tributária

Relembrar é viver, que tal dar uma olhada na Retrospectiva 2018 da área fiscal e tributária brasileira?

5 motivos para ter um software de automação fiscal
5 motivos para ter um software de automação fiscal

A Dootax listou 5 benefícios para investir em um software de automação fiscal para a sua empresa. Confira agora!

O que é IPI?
O que é IPI?

Neste artigo vamos compreender de uma vez por todas o que é IPI e todas informações importantes sobre este imposto. Confira!

Escritórios