Blog

Hora de automatizar o recolhimento de GNRE

Tempo de leitura: 3 minutos

Você está cansado de desperdiçar tempo com recolhimento de GNRE de forma manual? Apesar de ser um processo que pode ser feito pela internet, são várias as etapas que precisam ser percorridas para emissão e pagamento da GNRE, não é?

Na busca por aumentar a produtividade e reduzir os custos, muitos gestores já apostam na automação do recolhimento de GNRE. Dessa forma, torna-se possível eliminar todas as etapas manuais do processo e alocar o tempo da equipe em outras atividades.

Se você acha que está na hora de automatizar o recolhimento de GNRE, então este artigo é para você. Descubra logo a seguir como colocar isso em prática!

Emitir GNRE
guia nacional de recolhimento de tributos estaduais

O que é a GNRE?

Antes de falarmos sobre o recolhimento de GNRE, é preciso deixar claro quando as empresas estão obrigadas a fazer a emissão dessa guia.

A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é o documento instituído pelo art. 88 do Convênio Sinief nº 6/1989 para registrar as vendas de produtos para fora do estado que estão sujeitas à substituição tributária. O seu intuito é permitir o recolhimento do ICMS nos estados de destino do produto – facilitando a arrecadação desse imposto em operações interestaduais.

Portanto, estão obrigadas a emitir GNRE todas as organizações que vendem produtos para outros estados. Já a responsabilidade do recolhimento é atribuída da seguinte forma:

a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto

b) ao remetente, quando o destinatário não for contribuinte do imposto

Benefícios de automatizar o recolhimento de GNRE

Acabamos de ver que a GNRE tem como objetivo facilitar a arrecadação do ICMS em operações interestaduais. Entretanto, mesmo com toda a facilidade, ainda trata-se de um processo que demanda bastante tempo da equipe fiscal.

É justamente por essa razão que automatizar o recolhimento de GNRE pode gerar tantos benefícios para as empresas. Quando a emissão e pagamento da guia são feitos automaticamente, a sua organização pode aproveitar as seguintes vantagens:

AGILIDADE NA EMISSÃO

Ao automatizar o recolhimento de GNRE, a sua empresa pode emitir centenas de guias tributárias em segundos – sem intervenção humana e sem precisar preencher nenhum formulário. Dessa forma, todo o processo se torna mais ágil e eficiente.

PAGAMENTO DESCOMPLICADO

Após a emissão, uma solução digital pode enviar as guias diretamente ao banco ou para o seu ERP. Ou seja, o pagamento da GNRE se torna descomplicado e você ainda pode acessar os relatórios a qualquer hora.

Emitir guias

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Quando falamos sobre automatizar o recolhimento de GNRE, existe um respeito às normas internacionais de segurança, com o uso de avançadas tecnologias para garantir a proteção de todos os usuários, seguindo as melhores práticas da internet. Os dados dos clientes são protegidos e criptografados.

ELIMINAÇÃO DE ERROS HUMANOS

A automação do recolhimento de GNRE vai ajudá-lo a eliminar completamente as multas. Nunca mais pague guias em duplicidade, com atraso ou com valores errados.

DIMINUA FTES (FULL-TIME EQUIVALENT)

Um colaborador administrativo gasta 3h/dia com tarefas repetitivas. Para acabar com essa realidade, você pode automatizar a geração de GNRE. Assim, você coloca as pessoas em funções mais estratégicas e deixa os robôs com o trabalho braçal.

ALCANCE DO COMPLIANCE FISCAL

Garanta o cumprimento de todas obrigações legais referentes à emissão e recolhimento da GNRE – com acesso a relatórios detalhados de todas movimentações.

EVITE CAMINHÕES BARRADOS EM POSTOS FISCAIS

A sua empresa já teve problemas com caminhões parados em postos fiscais? Guias com erros ou ausentes podem fazer com que os caminhões sejam barrados, atrasando a entrega das mercadorias e gerando prejuízo.

Ao automatizar o recolhimento de GNRE, você também garante a fluidez da sua logística. Trata-se de uma forma de se certificar de que os caminhões sempre saiam da empresa com todas as obrigações em dia.

Automatize o recolhimento de GNRE com a Dootax!

Você está disposto a automatizar o recolhimento de GNRE? A Dootax possui as soluções ideais para fazer a emissão e o pagamento da GNRE de modo totalmente automático.

  • Emita 1000 guias em 5 segundos
  • Elimine erros humanos
  • Software na nuvem (SaaS)
  • Implementação rápida
  • Emissão para todo o Brasil

Você já conhecia todos os benefícios de automatizar o recolhimento de GNRE? Quer conhecer melhor as funcionalidades das soluções da Dootax? Visite nossa página!

(Visited 9 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Custos no departamento fiscal: quanto custam processos manuais?
Custos no departamento fiscal: quanto custam processos manuais?

O departamento fiscal desempenha um importante papel nas organizações. Quanto custa esse departamento por mês? Sabia que é possível torná-lo estratégico?

Inovação do omnichannel e automação fiscal nas empresas
Inovação do omnichannel e automação fiscal nas empresas

Aprenda como o omnichannel está transformando a experiência dos consumidores e os benefícios que ele pode proporcionar.

Para que serve a Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)?
Para que serve a Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)?

Quer entender melhor para que serve a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica? Então acompanhe ao longo deste artigo.

Escritórios