O pagamento do Difal é uma rotina que toma tempo e causa estresse na sua empresa? A solução para aumentar a eficiência do Diferencial de Alíquota de ICMS pode estar na automação dos processos.
O interesse no recolhimento do Difal vem crescendo entre as empresas brasileiras depois que vários estados iniciaram a cobrança desse tributo em 2022. Isso ocorreu após um longo debate sobre a legalidade da cobrança do Difal neste ano – e ainda carece de uma decisão final do STF para pacificar o assunto.
Com a obrigatoriedade de recolhimento, automatizar o pagamento do Difal é a melhor saída para garantir o cumprimento da obrigação com eficiência. Confira a seguir como colocar isso em prática!
O que é o Difal e para que serve?
Como as alíquotas praticadas variam entre uma UF e outra, é preciso considerar essa diferença no momento do recolhimento do tributo. Foi para isso que surgiu o Diferencial de Alíquota de ICMS (Difal) – um instrumento criado para tornar a arrecadação do ICMS mais justa entre as unidades federativas.
Ou seja, o Diferencial de Alíquota de ICMS (Difal) torna a arrecadação do ICMS mais equilibrada entre os estados brasileiros. O objetivo é fazer com que os estados de origem e destino dividam a carga tributária, evitando que as regiões com alíquotas maiores saiam perdendo.
Com as modificações recentes promovidas pela Emenda Constitucional 87/2015 e pelo Convênio 03/2015, o recolhimento do Difal passou a ter como destino o estado de destino – depois de um período de 5 anos de transição.
Além disso, com as mudanças na lei, o Governo tornou obrigatório o recolhimento da diferença nas vendas interestaduais para não contribuintes do ICMS.
Desafios na emissão e pagamento do Difal manuais
Realizar o pagamento do Difal e de outros tributos manualmente traz diversos desafios. Veja só os principais problemas que você pode eliminar com a automação:
- Processos lentos e que desperdiçam dinheiro;
- Erros operacionais que prejudicam o negócio;
- Pagamento de juros, multas ou guias duplicadas;
- Prejuízo com caminhões parados em barreira fiscal.
5 razões para automatizar o pagamento do Difal
Se o recolhimento manual traz diversos desafios, a automação fiscal promove vários benefícios para a sua empresa. Veja só algumas das razões para automatizar o pagamento do Difal:
1. Reduza o tempo de execução de atividades
A automação de processos é um elemento-chave para uma transformação digital que gera mais eficiência nos processos internos. Clientes da Dootax relatam a agilização de até 94% do tempo gasto com a emissão e o pagamento de guias tributárias. Ou seja, com RPA, sua empresa pode recolher o Difal em tempo recorde.
2. Promova a produtividade no setor fiscal
Com o pagamento automático de tributos, não é preciso mais perder tempo com todo o processo de emissão de guias e pagamento do Difal. Com isso, sobra mais tempo para focar em atividades mais produtivas e que gerem valor para a organização – como o desenvolvimento de um planejamento tributário estratégico.
Deixe os robôs fazerem as tarefas manuais repetitivas e libere seus colaboradores para focar em funções mais estratégicas.
3. Garanta a agilidade nas entregas
As empresas que investem na automação fiscal conseguem obter grandes ganhos de eficiência logística. Isso ocorre, principalmente, por dois fatores: rapidez na liberação dos caminhões e eliminação de caminhões parados em barreiras fiscais.
Uma solução de automação do pagamento de tributos permite que as guias sejam emitidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, não é preciso esperar pelo horário comercial para que um profissional realize o processo manualmente. Como consequência disso, as mercadorias da empresa podem ser liberadas com mais agilidade.
1. Alcance o compliance fiscal
Com o uso de uma ferramenta de automação do pagamento do Difal, você torna mais fácil o cumprimento de todas as exigências fiscais e tributárias, garantindo o compliance fiscal.
Você pode se certificar de que as informações apuradas são efetivamente as mesmas que utilizadas na emissão das guias – evitando erros de digitação ou esquecimento de emissão de qualquer guia.
Além disso, ainda é possível fazer a integração para pagamento. Assim, a guia que foi gerada no processo anterior, sem manipulação humana, é exatamente a mesma guia que será enviada para o contas a pagar ou para o banco.
5. Reduza custos
Você já efetuou um pagamento de guia Difal em duplicidade? Trata-se de uma situação que gera um gasto desnecessário e envolve uma grande burocracia para conseguir “reverter” o dinheiro que foi pago em duplicidade.
Um software para automação fiscal garante que as atividades manuais e repetitivas sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Por conta disso, também ocorre uma redução de falhas – garantindo que os processos sejam executados no momento certo.
Ou seja, você pode minimizar as situações de atrasos no recolhimento, pagamentos em duplicidade ou gastos com multas. Afinal, a plataforma digital se encarrega desses processos.
A solução para automatizar o pagamento do Difal
Em vez de realizar a emissão e pagar guias GNRE manualmente – tomando um tempo precioso da sua equipe – é possível fazer o pagamento do Difal de forma ágil e 100% automática com Dootax Pagamento de Tributos.
Usado por e-commerces líderes de mercado, o Dootax Pagamento de Tributos é sua solução definitiva para o pagamento automático de guias. Trata-se de um software que faz a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático, oferecendo segurança para seu negócio.
Você já conhecia as razões para automatizar o pagamento do Difal? Quer entender melhor os recursos do Dootax Pagamento de Tributos? Leia agora: “Emissor de GNRE automático: conheça a Dootax“.