A automação fiscal para e-commerce está se tornando uma grande protagonista dentro do departamento fiscal. Com o objetivo de simplificar processos e aumentar a eficiência, muitos gestores incorporam a tecnologia em seus processos internos.

Para garantir o compliance fiscal e processar todas as operações do setor fiscal é necessário realizar várias atividades manuais e repetitivas, certo? É exatamente neste ponto que a automação fiscal para e-commerce atua – tirando as rotinas operacionais das mãos humanas.

Mas você já conhece todos os benefícios da automação fiscal para e-commerce? Descubra ao longo deste artigo!

Automação fiscal para e-commerce
Negócio foto criado por xb100 – br.freepik.com

O papel da automação no e-commerce

A automação vem conquistando um papel cada vez mais importante em organização de todos os setores. Com a evolução da tecnologia, é possível realizar atividades de forma automática para ganhar em eficiência. E é claro que o setor de e-commerce não ficou de fora dessa tendência.

O objetivo da automação para e-commerce é bem simples: otimizar o uso de tempo e recursos de uma empresa. Na prática, é possível garantir que um software realize atividades automaticamente em vez de depender do esforço humano.

Atualmente, a automação de processos já abrange grande parte das atividades de uma loja virtual:

Como benefício, a automação gera um ganho de produtividade em todas essas tarefas. Além disso, ainda pode reduzir custos, diminuir as chances de erros, melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados financeiros conquistados.

Leia também: as inovações no e-commerce que você precisa saber

Benefícios da automação fiscal para e-commerce

Imagine o tempo que pode ser economizado quando você possui um sistema que calcula o valor dos impostos e faz a geração das guias para o pagamento. Não é necessário que um profissional perca horas realizando cálculos e preenchendo informações (e ainda correndo o risco de cometer erros)

Seria um grande salto de eficiência, não é? Esse é um dos grandes benefícios da inovação fiscal.

Em um estudo feito junto aos clientes do Dootax, foi constatado que para cada guia a ser emitida, um profissional gasta cerca de 30 minutos. E esse é apenas um exemplo do potencial da automação fiscal para e-commerce.

Veja quais são os principais benefícios da automação fiscal para e-commerce:

Quais rotinas fiscais podem ser automatizadas?

Quando falamos de automação fiscal para e-commerce, quais são as atividades que podem ser automatizadas? Aqui estão as principais:

Pagamento de tributos

Em vez de perder vários minutos para emitir uma única guia de pagamento, a automação deste processo permite que sejam emitidas dezenas de guias em poucos segundos. Parece perfeito, não é?

A automação do pagamento de tributos engloba a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático – oferecendo segurança para seu negócio. Com ela, empresas conseguem agilizar em mais de 90% o recolhimento de ICMS e outros impostos.

Gestão de certidões

Você gerencia manualmente as certidões negativas de débito e certidões positivas? Com uma solução de automação para e-commerce você tem mais agilidade, segurança e nunca mais perde uma notificação importante do governo – acessando todas as certidões em um único lugar.

Gerenciamento do DTe

A variedade de caixas postais para acompanhar faz com que as empresas precisem dar uma atenção especial para o gerenciamento do DTe. Principalmente para quem tem muitos domicílios, estar atualizado com todas as notificações do governo é trabalhoso.

A resposta para gerenciar DTe com praticidade está justamente no uso de uma tecnologia de automação. Com isso, seu e-commerce pode gerenciar diversos DTe com organização, agilidade e segurança.

Armazenamento de documentos fiscais

A automação para e-commerce também facilita o processo de armazenar e manifestar documentos fiscais com segurança e praticidade. Com isso, você localiza guias e comprovantes com rapidez e fica preparado para todas as exigências do Fisco.

Você já conhecia os benefícios da automação fiscal para e-commerce? Para se aprofundar no assunto, continue a visita em nosso blog e leia o artigo “Automatize as rotinas fiscais da sua loja online com a Dootax“.

Visited 131 times, 1 visit(s) today