Blog

Automação fiscal para e-commerce: quais os benefícios?

Tempo de leitura: 3 minutos

A automação fiscal para e-commerce está se tornando uma grande protagonista dentro do departamento fiscal. Com o objetivo de simplificar processos e aumentar a eficiência, muitos gestores incorporam a tecnologia em seus processos internos.

Para garantir o compliance fiscal e processar todas as operações do setor fiscal é necessário realizar várias atividades manuais e repetitivas, certo? É exatamente neste ponto que a automação fiscal para e-commerce atua – tirando as rotinas operacionais das mãos humanas.

Mas você já conhece todos os benefícios da automação fiscal para e-commerce? Descubra ao longo deste artigo!

Automação fiscal para e-commerce
Negócio foto criado por xb100 – br.freepik.com

O papel da automação no e-commerce

A automação vem conquistando um papel cada vez mais importante em organização de todos os setores. Com a evolução da tecnologia, é possível realizar atividades de forma automática para ganhar em eficiência. E é claro que o setor de e-commerce não ficou de fora dessa tendência.

O objetivo da automação é bem simples: otimizar o uso de tempo e recursos de uma empresa. Na prática, é possível garantir que um software realize atividades automaticamente em vez de depender do esforço humano.

Atualmente, a automação de processos já abrange grande parte das atividades de uma loja virtual:

  • Processo de compra do cliente;
  • Gestão do estoque;
  • Controle financeiro;
  • Ações de marketing;
  • Gestão de pessoas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Recolhimento de tributos;
  • Entre várias outras ações.

Como benefício, a automação gera um ganho de produtividade em todas essas tarefas. Além disso, ainda pode reduzir custos, diminuir as chances de erros, melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados financeiros conquistados.

Benefícios da automação fiscal para e-commerce

Imagine o tempo que pode ser economizado quando você possui um sistema que calcula o valor dos impostos e faz a geração das guias para o pagamento. Não é necessário que um profissional perca horas realizando cálculos e preenchendo informações (e ainda correndo o risco de cometer erros). Seria um grande salto de eficiência, não é?

Em um estudo feito junto aos clientes do Dootax, foi constatado que para cada guia a ser emitida, um profissional gasta cerca de 30 minutos. E esse é apenas um exemplo do potencial da automação fiscal para e-commerce.

Veja quais são os principais benefícios da automação fiscal para e-commerce:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas;
  • Precisão nos cálculos;
  • Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano;
  • Consistência e previsibilidade nos resultados obtidos com a automação;
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal;
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos;
  • Melhoria da qualidade das informações obtidas;
  • Redução das chances de erros e falhas;
  • Em caso de turnover, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente.
Emissor de GNRE

Quais rotinas fiscais podem ser automatizadas?

Quando falamos de automação fiscal para e-commerce, quais são as atividades que podem ser automatizadas? Aqui estão as principais:

Pagamento de tributos

Em vez de perder vários minutos para emitir uma única guia de pagamento, a automação deste processo permite que sejam emitidas dezenas de guias em poucos segundos. Parece perfeito, não é?

A automação do pagamento de tributos engloba a emissão e o pagamento das suas guias tributárias de modo totalmente automático – oferecendo segurança para seu negócio.

Gestão de certidões

Você gerencia manualmente as certidões negativas de débito e certidões positivas? Com uma solução de automação para e-commerce você tem mais agilidade, segurança e nunca mais perde uma notificação importante do governo – acessando todas as certidões em um único lugar.

Gerenciamento do DTe

A variedade de caixas postais para acompanhar faz com que as empresas precisem dar uma atenção especial para o gerenciamento do DTe. Principalmente para quem tem muitos domicílios, estar atualizado com todas as notificações do governo é trabalhoso.

A resposta para gerenciar DTe com praticidade está justamente no uso de uma tecnologia de automação. Com isso, seu e-commerce pode gerenciar diversos DTe com organização, agilidade e segurança.

Armazenamento de documentos fiscais

A automação para e-commerce também facilita o processo de armazenar e manifestar documentos fiscais com segurança e praticidade. Com isso, você localiza guias e comprovantes com rapidez e fica preparado para todas as exigências do Fisco.

Você já conhecia os benefícios da automação fiscal para e-commerce? Para se aprofundar no assunto, continue a visita em nosso blog e leia o artigo “Automatize as rotinas fiscais da sua loja online com a Dootax“.

(Visited 22 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Não deixe a automação de fora dos seus projetos financeiros e fiscais para 2022
Não deixe a automação de fora dos seus projetos financeiros e fiscais para 2022

Você está planejando os projetos financeiros e fiscais para 2022? Então, a automação não pode ficar de fora deste processo. Saiba por quê!

Como automatizar a geração de guias?
Como automatizar a geração de guias?

Automatizar a geração de guias é uma luz no fim do túnel para muitos gerentes do setor fiscal. Saiba tudo aqui no blog.

Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros
Como fazer Manifestação do Destinatário sem erros

Saiba como realizar a Manifestação de Destinatário de maneira prática e sem erros e garanta a segurança de sua empresa.

Escritórios