Omnichannel e automação fiscal: como integrar

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Aprenda como o omnichannel está transformando a experiência dos consumidores e os benefícios que ele pode proporcionar.

Quando começaram a surgir as lojas virtuais, muitas pessoas acreditavam que as lojas físicas estavam com os dias contados. Porém, a realidade se mostrou muito diferente. Os diferentes canais de venda online e offline estão cada vez mais conectados para entregar uma experiência satisfatória ao consumidor. E esse fenômeno recebe o nome de omnichannel.

Imagine que você vá a uma loja física para olhar os produtos mas ainda não tenha certeza sobre a sua decisão final. Ao chegar em casa no final do dia, você pode comprar o seu produto pelo ecommerce da marca. Ou, então, baixar o aplicativo para obter um cupom de desconto exclusivo.

Dessa forma, as organizações passam a ampliar seus pontos de contato com o consumidor – o que potencializa os resultados de vendas. Porém, existe um desafio comum para as empresas que exploram vários canais de vendas: o recolhimento de tributos.

Neste artigo vamos analisar a revolução do omnichannel e entender melhor como a automação fiscal pode contribuir na superação de desafios.

O que é omnichannel?

O termo omnichannel refere-se a uma abordagem integrada das atividades de marketing, vendas e operações. Trata-se de uma evolução da estratégia de multicanal, com o diferencial de prover uma experiência consistente em todos os canais com os quais o cliente se relaciona com a empresa.

Isso permite que os consumidores comprem em vários canais e dispositivos enquanto experimentam uma jornada unificada. Por esse motivo, o omnichannel abrange e integra todas as formas de venda online e offline, como:

  • Sites de comércio eletrônico
  • Marketplaces
  • Venda nativa em mídias sociais
  • Publicidade online e mídia paga
  • E-mail marketing
  • Sites e aplicativos para celular
  • Plataformas de SMS e mensagens, como o Facebook Messenger

Ou seja, todos os canais de marketing e vendas da empresa são compartilhados para unificar todas essas atividades. Cada cliente recebe uma jornada pessoal e contínua, independentemente de como escolhe interagir com a marca.

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Benefícios

Um modelo de negócio omnichannel possui vários benefícios. Veja os principais deles:

  • Aumento do alcance da marca por conta da presença em vários canais
  • Coerência em toda experiência proporcionada para o consumidor
  • Redução de custos em geral
  • Aumento da eficiência na gestão do estoque
  • Construção de boa reputação no mercado
  • Possibilidade da integração dos dados obtidos em todos os canais
  • Aumento do faturamento e ticket médio
  • Otimização da satisfação e fidelização de clientes

Desafios de manter vários canais de vendas

Por outro lado, construir um sistema omnichannel eficiente possui vários desafios que devem ser encarados pela organização. Afinal, alinhar todos os canais de marketing e vendas não é uma tarefa simples e merece atenção total.

Promover a integração entre os canais para oferecer uma experiência realmente singular aos consumidores requer um bom planejamento e o uso adequado das ferramentas necessárias. Neste ponto, as tecnologias de inteligência artificial se transformam em grandes aliadas dos gestores na implantação desse processo.

Além disso, também é importante que exista uma boa compreensão sobre a jornada do consumidor em cada um dos canais de marketing e vendas explorados. Um consumidor que adiciona um produto no carrinho pelo seu computador pode querer finalizar a operação pelo aplicativo, por exemplo.

Internamente, também é necessário superar desafios – que incluem o treinamento adequado dos funcionários, gestão do estoque considerando todos os canais de venda e o recolhimento dos tributos devidos em cada venda.

A importância da automação da área fiscal e o recolhimento automático de tributos

A automação da área fiscal e o recolhimento automático de tributos são rotinas cada vez mais importantes para organizações que seguem os mais diversos modelos de negócio. Porém, as empresas que atuam com diversos canais de venda podem se beneficiar ainda mais.

Com vendas sendo realizadas pela internet e em pontos físicos, a complexidade da tributação aumenta, certo? Ao utilizar uma solução digital, essa complexidade pode ser reduzida consideravelmente e aumentar a eficiência do departamento fiscal.

Um ótimo exemplo disso é a aplicação da Dootax na Magazine Luiza. Usando os recursos das soluções desenvolvidos por nós, foi possível simplificar e desburocratizar a geração de guias e pagamento de impostos – integrando todos os seus centros de distribuição.

Gostou de saber mais sobre omnichannel? Continue a visita em nosso blog e descubra como implementar a inovação fiscal na sua empresa.

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