Como consultar certidão negativa de forma centralizada?

Por:
4 minutos de leitura
Consultar certidão negativa

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Muita gente não sabe, mas é possível consultar certidão negativa em uma única plataforma. Descubra como neste conteúdo.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Já imaginou como seria incrível se fosse possível consultar certidão negativa automaticamente e em um só lugar? Esse sonho dos gestores do setor fiscal já é uma realidade. Muitas organizações já conseguem automatizar esse processo para ganhar eficiência, por meio de um software fiscal que centralize processos.

Mas como levar isso para a sua empresa? Se você busca consultar certidão negativa em um só lugar, acompanhe as informações ao longo deste artigo!

Importância de monitorar certidões negativas continuamente

A Certidão Negativa de Débitos tem como objetivo comprovar a situação legal de pessoas físicas e jurídicas – confirmando que não há pendências financeiras ou processuais.

Na prática, o monitoramento contínuo das certidões negativas garante que a sua empresa não tem pendências. Mais do que isso, diversas ações usuais para uma empresa exigem certidões negativas para serem realizadas:

  • Abrir um novo negócio;
  • Ser aprovado como fornecedor de empresas multinacionais;
  • Participar de uma licitação;
  • Solicitar um empréstimo;
  • Entre outras.

Levando isso em conta, consultar certidão negativa é mais uma rotina que exige a atenção do departamento fiscal. Apesar de ser possível emitir as certidões via internet, cada tipo de documento, como certidão estadual, federal e municipal, tem um caminho específico – e exige o preenchimento de diversas informações sobre a pessoa jurídica ou pessoa física.

Principais tipos de certidão negativa

A complexidade do processo de consultar certidão negativa surge porque existem muitos tipos de Certidões Negativas – e consultar todas elas toma um tempo valioso do departamento fiscal e tributário.

Ou seja, é preciso conhecer os principais tipos de Certidões Negativas para garantir que a sua empresa está livre de pendências legais. Afinal, essa também é uma maneira de fazer um controle interno para garantir que todas obrigações legais estejam sendo cumpridas.

Veja quais são os principais tipos de Certidões Negativas de Débitos:

  • Ministério da Fazenda;
  • Secretárias da Fazenda;
  • Justiça do trabalho;
  • FGTS;
  • Tributos imobiliários;
  • Execuções fiscais;
  • Falência e concordata.
Consultar certidão negativa
Imagem de drobotdean no Freepik

Como emitir e consultar certidão negativa?

Até algum tempo atrás, tirar Certidão Negativa de Débitos era um processo complicado. Era preciso ir pessoalmente até as prefeituras, Receita Estadual ou Federal. Porém, com a digitalização de processos em órgãos públicos, esse procedimento ficou bem mais simples.

Grande parte dos órgãos permitem a emissão da Certidão Negativa de Débitos no formato digital. Para isso, basta acessar o site do órgão e informar os dados solicitados.

Com os documentos necessários em mãos, você pode acessar os sites dos órgãos responsáveis pela emissão da sua Certidão Negativa de Débitos. Veja só como funciona esse processo:

  • Certidão Negativa da Receita Federal: o pedido pode ser feito no site da Receita Federal
  • Certidão Negativa do INSS: o requerimento também deve ser realizado no site da Receita Federal.
  • Certidão Relativa aos Tributos Federais e Dívida Ativa da União: o requerimento deve ser feito no site da Receita Federal.
  • Certidão do FGTS: a Certidão Negativa de Débitos relativa ao FGTS deve ser requerida no site da Caixa Econômica Federal.
  • Certidão de Regularidade Fiscal Estadual: a Certidão Negativa Estadual pode ser obtida no site da Secretaria de Fazenda do estado do domicílio da empresa a ser contratada. 
  • Certidão de Regularidade Fiscal Municipal: a emissão da certidão negativa relativa à regularidade fiscal municipal deve ser feita no site da Prefeitura, geralmente em serviços da Secretaria da Fazenda municipal.

Como centralizar a consulta de certidões negativas?

Acabamos de ver que é possível consultar certidão negativa pela internet. Porém, isso não significa que a consulta de CND não seja uma rotina que exige tempo e esforço da equipe. Basta imaginar o processo de emitir dezenas de certidões ou, então, fazer o monitoramento constante das certidões positivas.

É por conta disso que consultar certidões negativas de débito em um único software se torna tão atrativo. Com o uso de uma ferramenta digital, torna-se possível automatizar a emissão e o gerenciamento de todas certidões da sua empresa – de forma segura e acessível.

Um software de certidões negativas acessa os sites responsáveis e, de maneira automática, realiza o download de todas as certidões. Dessa forma, sua empresa pode poupar tempo e recursos do departamento fiscal – alocando os profissionais em outras atividades.

Descubra a melhor solução para consultar certidão negativa

A automação do processo de consulta de certidões negativas oferece uma solução eficiente para os desafios enfrentados pelos departamentos fiscais. Ao centralizar a emissão e gerenciamento desses documentos por meio de um software especializado, as empresas podem economizar tempo e recursos significativos.

Além de assegurar a conformidade legal, essa abordagem permite que os profissionais direcionem seus esforços para atividades mais estratégicas, promovendo eficiência e agilidade nos processos relacionados às certidões negativas de débito.

O Dootax Gestão de Certidões é um software de CND que permite a emissão e gerenciamento de todas as certidões da sua empresa, de forma confiável e automática. Com ele, você pode controlar e consultar certidão negativa em um só lugar, além de receber notificações, simplificando o controle dos prazos.

Você gostou das dicas para consultar certidão negativa em um só lugar? Quer conhecer melhor os recursos do Dootax Gestão de Certidões? Leia nosso artigo sobre o sistema de CND da Dootax.

Visited 98 times, 2 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no controle de CND?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 4 min Com um software de CND, você consegue agilizar suas tarefas fiscais com segurança e eficiência. Descubra como colocar isso em prática.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?