Blog

Transformação digital nas empresas familiares

Tempo de leitura: 4 minutos

A transformação digital nas empresas familiares é um grande desafio para muitos gestores. Por conta de um modelo de negócio mais rígido, a inovação pode sofrer resistências e demorar para ser implementada. Por outro lado, as tecnologias seguem evoluindo e trazendo benefícios para organizações de todos os setores.

De acordo com dados da Bizagi, 9 entre 10 empresas enfrentam dificuldades nos processos de transformação digital. Trata-se de um cenário que combina medo e resistência com diversas oportunidades e benefícios. Afinal, dar o primeiro passo para a transformação digital pode causar receio, mas os ganhos são inegáveis.

Então, como é o cenário da transformação digital em empresas familiares? E como estimular esse movimento? Confira logo a seguir!

Transformação digital nas empresas familiares
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Cenário de transformação digital nas empresas familiares

Segundo dados de uma pesquisa da PwC, em parceria com a FDC, apenas 15% das empresas familiares brasileiras está com a jornada digital em dia. Isso aponta o alto nível de resiliência dos gestores para se adaptar ao cenário digital – especialmente considerando as necessidades que a crise da COVID-19 evidenciou.

Já a Pesquisa Global de Empresas Familiares 2021 mostra que 80% das empresas familiares entendem que as iniciativas relacionadas à digitalização, inovação e tecnologia são as principais prioridades. Entretanto, o avanço tem sido lento: apenas 19% dizem que sua jornada digital está completa e 62% acreditam que têm um longo caminho pela frente.

Além disso, 29% dessas empresas afirmam não que não possuem capacidades digitais e que o desenvolvimento dessas capacidades não está na agenda de ações prioritárias.

Todos esses dados mostram que a transformação digital nas empresas familiares é vista como um movimento fundamental. Trata-se de uma adaptação importante para que a empresa possa permanecer à frente de sua concorrência ou, pelo menos, em condições de igualdade.

Para as empresas familiares, a transformação para a digitalização apresenta mais obstáculos do que em outras empresas que não envolvem membros da família, mas precisa ser enfrentada em algum momento.

Cada empresa familiar tem uma série de valores e tradições estáticos que permanecem constantes e nunca mudam realmente. Um senso claro de valores e propósito é geralmente uma vantagem, mas também pode apresentar dificuldades porque nem sempre é fácil encontrar o compromisso certo entre manter essas constantes no lugar enquanto procura se adaptar rapidamente a um mercado em rápida mudança.

As empresas familiares precisam estar abertas a uma cultura transformadora que englobe a capacidade de aceitar mudanças e fazer algo a respeito. As novas tecnologias têm um impacto disruptivo que está transformando os negócios e o mundo como o conhecemos.

Calculadora de Tempo Desperdiçado

Como implementar a transformação digital?

Afinal, como superar os desafios e estimular o movimento de transformação digital nas empresas familiares? Aqui estão alguns pontos de atenção:

Processos de tomada de decisão

Em muitas empresas familiares, as decisões são tomadas com base na intuição. Quando uma empresa está desfrutando de certo sucesso, não se pode necessariamente culpar essa abordagem. Mas pode se tornar problemático mantê-la em nosso ambiente de negócios turbulento atual, ou quando uma próxima geração assume as rédeas.

O uso de ferramentas específicas irá, portanto, ajudar a família a compreender as decisões que precisam ser tomadas e participar ativamente delas.

O primeiro passo para tomar decisões melhores e mais informadas é ter uma visão comum claramente definida. Isso permitirá que os gestores do negócio apoiem uns aos outros na tomada de decisões que farão o negócio crescer.

Comunicação interna

Um nível de estresse geralmente acompanha qualquer processo de mudança, e isso soa verdadeiro também nas empresas familiares. Então vá em frente e fale sobre o elefante na sala. Afinal, uma boa comunicação é o que mantém unidas as empresas familiares, assim como as conversas na hora do jantar ao redor da mesa da cozinha mantêm as famílias unidas.

Tente envolver o maior número possível de partes interessadas, mesmo que seja em graus variados. Alguns podem apenas ser questionados sobre sua opinião sobre uma ideia, enquanto outros podem ser encarregados das ações necessárias para vê-la se concretizar.

Assistência externa

Trazer para bordo pessoas de fora pode ter um grande valor no processo de transformação digital nas empresas familiares. As perspectivas externas podem ajudar a encontrar as melhores formas de implementar as mudanças necessárias – minimizando os riscos.

Gerenciamento de riscos

Os riscos são inerentes a qualquer negócio, mas com as famílias existem riscos específicos que requerem atenção especial. Eles variam de riscos financeiros e de desempenho a riscos de reputação e segurança – e podem afetar qualquer coisa, desde a reputação da família ou da empresa até seus resultados financeiros e sucesso futuro.

O primeiro passo para negar riscos é identificar o que eles podem ser. Uma vez que as empresas estão cientes dessas possíveis armadilhas, podem estruturar com eficácia estratégias para mitigá-los – enquanto seguem no processo de transformação digital.

Tecnologia x cultura

Um ponto que requer atenção especial quando falamos de transformação digital nas empresas familiares é a relação entre tecnologia e cultura. Não basta trazer novas tecnologias e modificar processos internos, é preciso também que a cultura da organização se adapte para incorporar as inovações e tirar o máximo de valor possível.

Você gostou das informações sobre a transformação digital nas empresas familiares? Confira também os benefícios da automação fiscal em empresas familiares!

(Visited 19 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Calculadora Tributária: mensure o tempo perdido com tributos
Calculadora Tributária: mensure o tempo perdido com tributos

Você sabe quanto tempo sua equipe desperdiça apenas calculando e pagando tributos? Descubra agora como utilizar a Calculadora Tributária.

Como emitir GNRE mais rápido?
Como emitir GNRE mais rápido?

Quer saber como emitir a GNRE (guia nacional de recolhimento de tributos estaduais) de uma maneira mais rápida? Confira este artigo.

Termina amanhã o prazo para credenciamento de novos contribuintes à NFC-e em SP
Termina amanhã o prazo para credenciamento de novos contribuintes à NFC-e em SP

A SEFAZ/SP prorrogou somente até amanhã (27/03/15) o prazo para credenciamento de novos contribuintes ao projeto piloto da NFC-e em São Paulo. Somente os contribuintes participantes do piloto estão autorizados atualmente à emitir a NFC-e em produção. Os demais contribuintes tem acesso somente ao ambiente de homologação, e terão que aguardar a divulgação do calendário […]

Escritórios