Blog

Automação fiscal em empresas familiares: custo ou investimento?

Tempo de leitura: 3 minutos

A automação fiscal em empresas familiares é vista com desconfiança por muitos gestores – principalmente em organizações menos dispostas e inovar. Porém, o uso de tecnologias de automação não é um custo, mas sim um investimento que pode gerar economia e produtividade.

As empresas familiares são tradicionalmente menos flexíveis e enfrentam resistência para inovar. Por conta do seu histórico de sucesso, os gestores podem ficar na inércia. Entretanto, estamos vivendo na era da transformação digital – e são inegáveis os benefícios que a tecnologia traz para organizações de todos os setores.

Quer entender melhor por que podemos encarar a automação fiscal em empresas familiares como um investimento? Então confira logo a seguir!

A importância da inovação e tecnologia

Segundo uma pesquisa conduzida pela KPMG, as empresas familiares brasileiras estão investindo cada vez mais em inovação. Além disso, também estão dispostas a expandir os negócios e consideram viável uma futura abertura de capital.

De acordo com essa mesma pesquisa, a maioria (58%) das organizações familiares analisadas aumentou os investimentos em inovação nos últimos seis meses. Já um estudo da PwC mostra que 80% das empresas familiares pesquisadas reconhecem que precisarão se adaptar externa e internamente à tecnologia e ao ambiente digital para não perder para os concorrentes.

Reduções de custos, ganhos de eficiência, maior precisão… essas propostas de valor têm sido motores de mudança dentro das organizações. Desde seus estágios iniciais, a automação prometeu entregar esses benefícios em abundância.

A ideia de reduzir o trabalho humano e, ao mesmo tempo, transformar um processo de negócios para melhor é a razão pela qual os líderes empresariais foram atraídos pela automação desde o início – e porque muitos continuam a considerá-la essencial para o crescimento organizacional.

Automação fiscal em empresas familiares
Foto de Kampus Production no Pexels

Benefícios da automação fiscal em empresas familiares

Antigamente, a equipe do departamento fiscal contava com sistemas baseados em papel. As declarações de impostos eram preenchidas em máquinas de escrever e todos os processos eram manuais.

Atualmente, vivemos uma realidade completamente diferente. A automação de processos está se tornando mais comum nas práticas fiscais. Na prática, essas soluções podem realizar qualquer tipo de tarefa que não requeira conhecimento ou compreensão humana. Tarefas manuais e repetitivas – como gerar guias, pagar impostos ou gerenciar documentos fiscais – são bons exemplos disso.

A partir disso, são muitos os benefícios da automação fiscal em empresas familiares. Veja os principais:

Aumento da produtividade

Ao implementar a automação em empresas familiares, toda a equipe fiscal se torna mais produtiva. Afinal, muitas tarefas passam a ser realizadas automaticamente por um software de automação – incluindo o processo de apuração de tributos, emissão das guias e seu pagamento.

Redução de custos

Sua empresa já teve que lidar com um pagamento de guia em duplicidade? Ou então pagou multas por atraso no recolhimento de um imposto? Essas são situações que geram um gasto desnecessário e tomam um tempo precioso dos profissionais.

Um software para automação fiscal garante que as atividades manuais e repetitivas sejam executadas sem a necessidade de intervenção humana. Por conta disso, também ocorre uma redução de falhas – garantindo que os processos sejam executados no momento certo.

Gerenciamento dos documentos fiscais

Além de agilizar as rotinas do departamento fiscal, um software de automação fiscal também armazena todos os documentos e informações que circulam. Trata-se de uma maneira de garantir a segurança desses dados – além de facilitar o acesso para as pessoas autorizadas.

Cumprimento de todas as obrigações legais

A automação fiscal contribui para que todas as obrigações fiscais e contábeis sejam cumpridas com eficiência. Além de eliminar autuações, garantir o compliance fiscal também contribui para melhorar a reputação da organização no mercado. Manter-se longe de complicações legais certamente tornará a marca mais atrativa para clientes, fornecedores e parceiros.

Eliminação de caminhões parados em postos fiscais

Para as empresas que trabalham com entrega interestadual de produtos, lidar com caminhões parados em postos fiscais é um pesadelo. Essa é uma complicação que pode ser causada por falhas na documentação necessária. Como consequência, ocorre um atraso nas entregas e todo o ciclo de vendas pode ser comprometido.

A emissão, pagamento e envio automático das guias por e-mail evita caminhões parados na barreira e reduz o tempo de operação. Ou seja, a automação fiscal reduz drasticamente as chances de ter seus produtos parados por dias em postos fiscais.

Emissão de guias

Você já conhecia todos os benefícios da automação fiscal em empresas familiares? A Dootax possui as soluções ideais para que você leve essa tecnologia para o seu negócio. Descubra agora como podemos ajudar sua empresa familiar a reduzir custos!

(Visited 19 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ERP legado?
ERP legado?

Segundo previsões da gartner, o ERP de hoje receberá o título de legado nos próximos 10 anos. O ERP do futuro deve se preocupar menos com a centralização de informações, e mais com a integração com sistemas satélites para assuntos específicos do negócio.

Erros do departamento fiscal e como corrigir
Erros do departamento fiscal e como corrigir

Neste artigo vamos destacar quais são os principais erros do departamento fiscal e como corrigi-los. Confira!

O que é Omnichannel?
O que é Omnichannel?

A Dootax conta como compreender melhor o que é omnichannel e como seu e-commerce pode explorar essa estratégia e otimizar a experiência de compra.

Escritórios