Como empresas buscam Inovação no Nordeste

Por:
3 minutos de leitura
Inovação no Nordeste

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Neste artigo vamos entender melhor como as empresas buscam inovação no Nordeste, uma região que se destaca cada vez mais.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Nos últimos anos, o Nordeste teve um aumento repentino de startups. Essas empresas estão em pleno processo de evolução e fomentando a inovação na região – o que tem criado mais soluções digitais, atraído potenciais investidores e estimulado o desenvolvimento.

O Nordeste é muito mais do que turismo, com suas praias paradisíacas e festas típicas. É local para inovar e criar negócios. O grande desafio para as empresas do Nordeste é mostrar isso para o restante do Brasil e criar um ecossistema que possibilite o crescimento de todos.

Neste artigo vamos entender melhor como as empresas buscam inovação no Nordeste. Confira.

O cenário das startups no Nordeste

O cenário das startups no Nordeste se destaca cada vez mais no Brasil. Desde 2013, a região vem apresentando um boom de crescimento. De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a região Nordeste tem a terceira maior comunidade de startups em números – ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo considerando esse cenário de progresso, ganhar visibilidade e crescimento fora do eixo Rio – São Paulo não é uma tarefa fácil. Colocar no mercado um produto ou serviço inovador em grande quantidade ainda é bastante complicado pela falta de investimentos nas jovens empresas.

Até alguns anos atrás, era muito comum vermos startups inteiras indo para as capitais do sudeste em busca de acesso a recursos, networking e investidores. Porém, essa é uma realidade que está mudando aos poucos. O cenário é de otimismo e a região Nordeste conta com várias startups e empreendedores dispostos a inovar e promover o crescimento do mercado local.

Leia também: como implementar a inovação fiscal na sua empresa

Desenvolvimento de inovação no Nordeste

Conforme acabamos de ver, o cenário de startups no Nordeste é bastante promissor. Justamente por isso a Dootax inaugurou um escritório em Recife.

Entrando neste ecossistema de inovação no Nordeste, a Dootax realizou um webinar com especialistas no assunto – que deixaram seus insights sobre a inovação na região:

Como empresas do Nordeste estão inovando?

As empresas que buscam inovação no Nordeste se encontram em um cenário que estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras. É preciso fazer “mais com menos” por conta de um ecossistema que ainda está em desenvolvimento e possui investimentos menores que grandes polos do Brasil.

Como consequência disso, surgem soluções ágeis criadas com orçamentos mais limitados. Trata-se de uma ótima representação daquele ditado popular: “se a vida lhe der um limão, faça uma limonada”. Com a necessidade de simplificar processos e criar modelos de negócios enxutos, as empresas do Nordeste criam soluções mais acessíveis baseadas na digitalização.

Na prática, a inovação no Nordeste não é encarada como o fim – mas sim como o meio usado para alcançar os objetivos estratégicos traçados. E isso alcança todas as áreas das organizações: vendas, relacionamento com cliente, ferramentas B2B, backoffice, IA, análise preditiva, entre outras.

A pandemia afetou as startups?

Após um ano marcado pelos desafios de uma pandemia de proporção mundial, especula-se sobre o impacto do COVID-19 nas startups. Entretanto, as startups do Nordeste vislumbram um cenário de otimismo causado pela necessidade urgente de transformação digital para as empresas afetadas pela crise.

Ou seja, está sendo criada uma cultura de soluções ágeis para viabilizar a sobrevivência e remodelação de negócios. Trata-se de um cenário que estimula a inovação no Nordeste e favorece as startups que oferecem soluções digitais capazes de gerar benefícios valiosos para as empresas em meio ao processo de reconstrução.

Como está o desenvolvimento de inovação no Nordeste?

Conforme vimos anteriormente, o Nordeste é uma região com grande potencial de investimento e possui diversas startups engajadas na inovação como forma de se diferenciar no mercado.

Essa atitude proativa de inovação no Nordeste fomenta a criação de um ecossistema benéfico para todos. Existe uma facilidade em encontrar parceiros estratégicos – em uma relação de mutualismo.

Além disso, toda a agilidade cobrada pelo mercado é outro fator determinante para que a inovação no Nordeste seja acelerada. Enquanto as startups se esforçam para fazer mais com menos e encontrar parceiros valiosos, toda a região sai ganhando.

Você gostou das informações sobre a inovação no Nordeste? Assista o webinar completo e confira mais insights sobre Como Empresas Buscam Inovação no Nordeste!

Visited 166 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos descomplicar suas rotinas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2
3

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Você já considerou automatizar processos com um software fiscal? Neste artigo, você vai descobrir todas as vantagens dessa ferramenta.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?