5 minutos de leitura

Inovação aberta em empresas familiares: por onde começar?

Por:
A inovação aberta tem muito a contribuir com os resultados de uma empresa familiar. Fique por dentro do assunto!
Inovação Aberta

Deseja baixar o artigo em PDF?

Um dos maiores desafios do dia a dia de um empreendedor, seja ele de sucesso ou ainda iniciante, é se manter competitivo e ativo em um mercado com constantes mudanças. Afinal, diversos empreendimentos de grande potencial acabam encerrando suas atividades por não conseguir se adequar ao mercado. É para isso que existe a inovação aberta.

Esse é um método muito eficaz que procura ajudar as empresas na tarefa de acelerar o seu processo de inovação através de diversas parcerias, geralmente feitas com clientes, fornecedores, startups, centros de pesquisa e até universidades. 

Infelizmente, o que deixou o tema “inovação aberta” em alta nos últimos anos foi a pandemia, que acabou por prejudicar diversos dos comércios familiares mais frágeis, afinal, as empresas que não conseguiram se reinventar foram as mais prejudicadas. 

Ficou interessado no assunto? A Dootax preparou um conteúdo completo para abordar a inovação aberta e como ela pode ser aplicada em empresas familiares. Fica com a gente e confere! 

O que é a inovação aberta

Também conhecida por open innovation, afinal a metodologia surgiu nos Estados Unidos, a inovação aberta foi um termo criado pelo pesquisador Henry Chesbrough e basicamente tem como objetivo expandir a forma como a inovação acontece dentro das empresas.

Através da inovação aberta ocorre a participação colaborativa de diversos “organismos externos” à empresa, através de parcerias que vão desde clientes a órgãos públicos e startups, resultando no compartilhamento de conhecimento entre empresários e em uma estratégia saudável para todos os envolvidos. 

De maneira ainda mais resumida, a inovação aberta é uma estratégia de inovação descentralizada, que foca integralmente em colaboração a nível social, gerando valor para empresas e para sociedade como um todo. 

Curtindo o conteúdo até aqui? Confira os tipos de inovação aberta no próximo tópico.

Principais formas de inovação aberta

Atualmente existem diversos modelos para a aplicação e a gestão da inovação aberta, porém, os tipos mais comuns são a inovação aberta de entrada e de saída. 

Neste trecho do conteúdo, entenda como funciona cada um destes formatos. 

Inovação aberta de saída

No processo conhecido como inovação aberta de saída, a metodologia foca em evoluir os processos de inovação apenas com recursos internos da empresa, investindo, por exemplo, em dinâmicas colaborativas entre diversos departamentos. 

Vale ressaltar que, se o processo de inovação aberta de saída não alcançar muito resultado, a empresa deverá investir na inovação aberta de entrada.

Inovação aberta de entrada

Diferentemente da inovação de saída, a inovação aberta de entrada está integralmente vinculada com a participação de agentes externos. 

Neste modelo, é comum que as corporações busquem diretamente no mercado externo produtos, serviços e ideias atreladas a propostas inovadoras. 

inovação aberta
Empresa foto criado por freepik – br.freepik.com

Benefícios da inovação aberta para a empresa

A inovação aberta é um modelo extremamente benéfico para todos os envolvidos no processo de inovação, afinal, além de novas ideias e estratégias, que são cruciais para o posicionamento das empresas frente ao mercado atual, ele é capaz de gerar relacionamentos saudáveis entre negócios e corporações. 

Separamos alguns dos principais benefícios de se investir em um projeto de inovação aberta. Confira!

Reduz o tempo e recursos gastos com a inovação

Toda e qualquer novidade corporativa requer planejamento e, acima de tudo, diversos testes. São eles quem irão determinar quão interessante a ideia é para o cenário atual. 

Através da inovação aberta é possível reduzir significativamente o tempo e os recursos investidos na fase de testes da inovação, afinal, esse método possibilita dividir e compartilhar algumas responsabilidades com os novos parceiros. 

Alavanca o networking das empresas

Exatamente por depender de contatos externos, a inovação aberta de saída possibilita grandes oportunidades de networking com profissionais de áreas relacionadas, o que é, sem dúvida, um grande benefício para empresas de todos os segmentos. 

Brainstorming de qualidade constante

Como o processo de inovação reúne diversos profissionais qualificados e alinhados ao objetivo de criar novas ideias e produtos, frequentemente a inovação aberta gera brainstormings de qualidade e que possuem grandes chances de resultar em um produto ou solução inovadores. 

Alavanca o ROI da empresa

Por último, o retorno sobre investimento (ROI) das empresas que apostam em processos de inovação aberta é alavancado por conta da agilidade em que essas inovações ocorrem, e também pela redução de custos e riscos com o lançamento de novos produtos e serviços. 

A inovação aberta em empresas familiares

Chegou a hora de falar a respeito da inovação aberta em empresas familiares, vamos lá? 

Primeiramente, é importante sinalizar que inovar dentro das empresas familiares depende muito da cultura do empreendimento. É muito comum, em empresas desse formato, que os donos e líderes sejam os únicos com autoridade para decisões, o que acarreta, infelizmente, em uma grande dificuldade de inovação. 

Neste caso, se a empresa é de cultura mais rígida e fechada, é importante que o empresário entenda que existe, antes de tudo, um caminho longo a ser percorrido na busca de uma empresa mais criativa. Neste cenário, é fundamental dar mais liberdade aos colaboradores antes de começar um processo de inovação aberta

Depois de serem analisados os aspectos culturais da empresa familiar, se eles já estiverem pronto para a inovação aberta, pode-se dar início ao processo de implementação do método de inovação, através do que já citamos anteriormente. Veja algumas dicas a seguir.

Crie relacionamentos com startups

As startups são empreendimentos de tecnologia, geralmente criados com o objetivo de resolver problemas específicos de diversos ramos. 

Um relacionamento com uma startup pode ser desde um financiamento a uma colaboração, entretanto, parcerias com essas empresas podem te ajudar na divulgação do seu negócio e na implementação de novas tecnologias. 

Veja como a Dootax, uma startup de soluções fiscais, marcou presença nos principais eventos de tecnologia.

Aplique um programa de ideias & inovação aberta

Implementar um programa de ideias e inovação aberta nas empresas familiares é, basicamente, aderir a uma metodologia de envolvimento de colaboradores, onde todo o grupo que faz parte da empresa se engaja na busca por inovações e ideias estratégicas capazes de resolver problemas corporativos. 

Garanta condições para os colaboradores inovarem

É muito comum que os líderes esperem inovação e ideias inovadoras de funcionários que, infelizmente, não possuem tempo para isso. 

Então, considere automatizar algumas tarefas da sua empresa: isso fará com que menos tempo seja gasto com atividades repetitivas e seus colaboradores consigam focar ainda mais em inovação. 

Grande parte do tempo perdido nas empresas advém das rotinas fiscais manuais, sendo assim, que tal conferir um pouquinho dos benefícios que a automatização fiscal pode trazer para as empresas familiares? 

Considere também investir na automação fiscal para alavancar a sua eficiência logística, afinal, como em uma cultura de inovação todos os colaboradores podem trazer ideias, é importante que toda a corporação tenha tempo para pensar em inovação. 

Conclusão

A inovação aberta é uma metodologia bastante popular no exterior e cada vez mais aplicada em território brasileiro. Através dela é possível conquistar grandes resultados positivos, além de gerar desenvolvimento financeiro e crescimento corporativo.

Aplicar a inovação aberta em empresas familiares pode ser uma decisão definitiva para a saúde desse tipo de empreendimento, principalmente em épocas de crises financeiras.  

Agora que você já entendeu como funciona a inovação aberta e como ela pode ser aplicada em empresas familiares, que tal conferir um pouco mais a respeito do compliance fiscal em empresas familiares?

(Visited 9 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?