Um dos maiores desafios do dia a dia de um empreendedor, seja ele de sucesso ou ainda iniciante, é se manter competitivo e ativo em um mercado com constantes mudanças. Afinal, diversos empreendimentos de grande potencial acabam encerrando suas atividades por não conseguir se adequar ao mercado. É para isso que existe a inovação aberta.
Esse é um método muito eficaz que procura ajudar as empresas na tarefa de acelerar o seu processo de inovação através de diversas parcerias, geralmente feitas com clientes, fornecedores, startups, centros de pesquisa e até universidades.
Infelizmente, o que deixou o tema “inovação aberta” em alta nos últimos anos foi a pandemia, que acabou por prejudicar diversos dos comércios familiares mais frágeis, afinal, as empresas que não conseguiram se reinventar foram as mais prejudicadas.
Ficou interessado no assunto? A Dootax preparou um conteúdo completo para abordar a inovação aberta e como ela pode ser aplicada em empresas familiares. Fica com a gente e confere!
O que é a inovação aberta
Também conhecida por open innovation, afinal a metodologia surgiu nos Estados Unidos, a inovação aberta foi um termo criado pelo pesquisador Henry Chesbrough e basicamente tem como objetivo expandir a forma como a inovação acontece dentro das empresas.
Através da inovação aberta ocorre a participação colaborativa de diversos “organismos externos” à empresa, através de parcerias que vão desde clientes a órgãos públicos e startups, resultando no compartilhamento de conhecimento entre empresários e em uma estratégia saudável para todos os envolvidos.
De maneira ainda mais resumida, a inovação aberta é uma estratégia de inovação descentralizada, que foca integralmente em colaboração a nível social, gerando valor para empresas e para sociedade como um todo.
Curtindo o conteúdo até aqui? Confira os tipos de inovação aberta no próximo tópico.
Principais formas de inovação aberta
Atualmente existem diversos modelos para a aplicação e a gestão da inovação aberta, porém, os tipos mais comuns são a inovação aberta de entrada e de saída.
Neste trecho do conteúdo, entenda como funciona cada um destes formatos.
Inovação aberta de saída
No processo conhecido como inovação aberta de saída, a metodologia foca em evoluir os processos de inovação apenas com recursos internos da empresa, investindo, por exemplo, em dinâmicas colaborativas entre diversos departamentos.
Vale ressaltar que, se o processo de inovação aberta de saída não alcançar muito resultado, a empresa deverá investir na inovação aberta de entrada.
Inovação aberta de entrada
Diferentemente da inovação de saída, a inovação aberta de entrada está integralmente vinculada com a participação de agentes externos.
Neste modelo, é comum que as corporações busquem diretamente no mercado externo produtos, serviços e ideias atreladas a propostas inovadoras.
Benefícios da inovação aberta para a empresa
A inovação aberta é um modelo extremamente benéfico para todos os envolvidos no processo de inovação, afinal, além de novas ideias e estratégias, que são cruciais para o posicionamento das empresas frente ao mercado atual, ele é capaz de gerar relacionamentos saudáveis entre negócios e corporações.
Separamos alguns dos principais benefícios de se investir em um projeto de inovação aberta. Confira!
Reduz o tempo e recursos gastos com a inovação
Toda e qualquer novidade corporativa requer planejamento e, acima de tudo, diversos testes. São eles quem irão determinar quão interessante a ideia é para o cenário atual.
Através da inovação aberta é possível reduzir significativamente o tempo e os recursos investidos na fase de testes da inovação, afinal, esse método possibilita dividir e compartilhar algumas responsabilidades com os novos parceiros.
Alavanca o networking das empresas
Exatamente por depender de contatos externos, a inovação aberta de saída possibilita grandes oportunidades de networking com profissionais de áreas relacionadas, o que é, sem dúvida, um grande benefício para empresas de todos os segmentos.
Brainstorming de qualidade constante
Como o processo de inovação reúne diversos profissionais qualificados e alinhados ao objetivo de criar novas ideias e produtos, frequentemente a inovação aberta gera brainstormings de qualidade e que possuem grandes chances de resultar em um produto ou solução inovadores.
Alavanca o ROI da empresa
Por último, o retorno sobre investimento (ROI) das empresas que apostam em processos de inovação aberta é alavancado por conta da agilidade em que essas inovações ocorrem, e também pela redução de custos e riscos com o lançamento de novos produtos e serviços.
Leia também: como a tecnologia contribui para o compliance fiscal em empresas familiares
A inovação aberta em empresas familiares
Chegou a hora de falar a respeito da inovação aberta em empresas familiares, vamos lá?
Primeiramente, é importante sinalizar que inovar dentro das empresas familiares depende muito da cultura do empreendimento. É muito comum, em empresas desse formato, que os donos e líderes sejam os únicos com autoridade para decisões, o que acarreta, infelizmente, em uma grande dificuldade de inovação.
Neste caso, se a empresa é de cultura mais rígida e fechada, é importante que o empresário entenda que existe, antes de tudo, um caminho longo a ser percorrido na busca de uma empresa mais criativa. Neste cenário, é fundamental dar mais liberdade aos colaboradores antes de começar um processo de inovação aberta.
Depois de serem analisados os aspectos culturais da empresa familiar, se eles já estiverem pronto para a inovação, pode-se dar início ao processo de implementação do método de inovação, através do que já citamos anteriormente. Veja algumas dicas a seguir.
Crie relacionamentos com startups
As startups são empreendimentos de tecnologia, geralmente criados com o objetivo de resolver problemas específicos de diversos ramos.
Um relacionamento com uma startup pode ser desde um financiamento a uma colaboração, entretanto, parcerias com essas empresas podem te ajudar na divulgação do seu negócio e na implementação de novas tecnologias.
Veja como a Dootax, uma startup de soluções fiscais, marcou presença nos principais eventos de tecnologia.
Aplique um programa de ideias & inovação aberta
Implementar um programa nas empresas familiares é, basicamente, aderir a uma metodologia de envolvimento de colaboradores, onde todo o grupo que faz parte da empresa se engaja na busca por inovações e ideias estratégicas capazes de resolver problemas corporativos.
Garanta condições para os colaboradores inovarem
É muito comum que os líderes esperem inovação e ideias inovadoras de funcionários que, infelizmente, não possuem tempo para isso.
Então, considere automatizar algumas tarefas da sua empresa: isso fará com que menos tempo seja gasto com atividades repetitivas e seus colaboradores consigam focar ainda mais em inovação.
Grande parte do tempo perdido nas empresas advém das rotinas fiscais manuais, sendo assim, que tal conferir um pouquinho dos benefícios que a automação fiscal pode trazer para as empresas familiares?
Considere também investir na automação fiscal para alavancar sua eficiência logística, afinal, como em uma cultura de inovação todos os colaboradores podem trazer ideias, é importante que toda a corporação tenha tempo para pensar em inovação.
Conclusão
A inovação aberta é uma metodologia bastante popular no exterior e cada vez mais aplicada em território brasileiro. Através dela é possível conquistar grandes resultados positivos, além de gerar desenvolvimento financeiro e crescimento corporativo.
Aplicá-la em empresas familiares pode ser uma decisão definitiva para a saúde desse tipo de empreendimento, principalmente em épocas de crises financeiras.
Agora que você já entendeu como funciona a inovação aberta e como ela pode ser aplicada em empresas familiares, que tal conferir um pouco mais a respeito do compliance fiscal em empresas familiares?