Os segredos para eliminar a falta de organização de tarefas na área fiscal

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Organização de tarefas

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A falta de organização de tarefas prejudica o desempenho do seu time fiscal? Confira dicas e descubra a solução definitiva para esse problema.

Você tem dificuldades para lidar com a organização de tarefas na área fiscal? Esse é um problema que pode causar impactos negativos na produtividade – elevando custos e aumentando a dificuldade no cumprimento de todas as obrigações.

Por outro lado, um departamento fiscal com processos bem organizados pode alcançar uma performance de alto nível. Todos os profissionais sabem exatamente quando e como realizar suas tarefas, enquanto o gestor pode acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Mas como eliminar a falta de organização de tarefas na área fiscal? Neste artigo vamos compartilhar o segredo para colocar isso em prática. Confira!

Os riscos da falta de organização de tarefas no dia a dia

Um setor fiscal desorganizado pode ter que lidar com vários riscos. Veja só os principais:

Perda de prazos importantes

As organizações precisam lidar com diversos prazos diferentes para suas obrigações fiscais e tributárias, certo?

Quando não existe uma boa organização, a pontualidade na concretização desses compromissos pode ficar comprometida – seja por esquecimento, extravio de documentos, ausência de informações ou falta de clareza sobre os responsáveis pela execução da tarefa.

Perda de documentações que devem ser apresentadas em fiscalizações

O armazenamento correto dos documentos é uma das rotinas essenciais para a área fiscal. Porém, quando essa atividade não ocorre de forma organizada, os documentos podem ficar perdidos em meio a HDs, e-mails e planilhas. Com isso, torna-se difícil encontrar a documentação necessária em fiscalizações.

Falta de um histórico das atividades realizadas

Você sabe quais atividades são realizadas diariamente? Quem são as pessoas quem executam essas tarefas? E consegue fazer uma análise completa da performance da sua equipe? A falta de um histórico das atividades concluídas gera muitas lacunas para que o gestor consiga trabalhar na melhoria dos processos no setor fiscal.

Não saber quem é responsável por cada tarefa

Imagine que determinada tarefa não foi concluída no prazo. Você sabe quais profissionais deve procurar para resolver a questão? Se as responsabilidades não estão claras – para você ou para os próprios funcionários –, a execução das atividades fica comprometida.

Organização de tarefas

Acabando com a falta de organização de tarefas fiscais

Se você quer ficar longe dos riscos que acabamos de analisar, confira essas dicas para acabar com a falta de organização de tarefas na área fiscal:

1. Mapeie e acompanhe o fluxo de processos

O primeiro passo para acabar com a falta de organização de tarefas é assumir o controle sobre as atividades que acontecem no setor fiscal. Para isso, é importante mapear todos os processos que ocorrem e suas características – incluindo as pessoas responsáveis, tempo de execução, informações necessárias, ligação entre as tarefas, entre outras.

Mais do que isso, também é fundamental acompanhar a realização dessas rotinas na prática. Somente dessa maneira será possível reconhecer os pontos que podem ser melhorados para acabar com a desorganização.

2. Faça gestão do tempo

Cada tarefa realizada pela equipe fiscal possui um tempo de execução diferente, certo? Por isso, uma boa gestão do tempo é essencial para que nada saia do que foi previsto no planejamento. Afinal, uma atividade que demora mais do que o esperado pode causar o atraso de diversos outros processos – criando uma bola de neve que aumenta a falta de organização de tarefas na empresa.

3. Invista em capacitação

A eficiência da equipe fiscal na realização das tarefas é outro aspecto que contribui para a organização das tarefas. Quando todos os profissionais sabem exatamente como cumprir seus deveres, as atividades fluem com naturalidade.

4. Estabeleça metas

Toda a equipe deve ter clareza sobre os resultados esperados. Por isso, é importante criar metas para a conclusão das tarefas. Isso vai dar um norte para os funcionários e facilitar o trabalho de monitoramento do gestor, otimizando a organização de tarefas.

5. Use um software de gerenciamento das atividades fiscais

Para superar os desafios da área fiscal, você pode contar com o auxílio de um software de gerenciamento de projetos. Essa solução vai ajudá-lo a ter mais organização e eficiência – elevando o desempenho de toda a equipe.

São muitos os benefícios de contar com a tecnologia na organização de tarefas na área fiscal:

  • Planejamento de tempo. Um software de gerenciamento de projetos possui as funcionalidades ideais para que você tenha mais eficiência no controle do tempo da sua equipe. Isso inclui a identificação de atividades marcos de conclusão, estimativas de duração das atividades, uso de timesheets para registrar as horas trabalhadas, criação de cronogramas para as tarefas, acompanhamento de indicadores do departamento fiscal e muito mais.
  • Gestão de riscos. Um software de gerenciamento de tarefas fiscais coloca o gestor no domínio sobre os riscos. Você pode obter uma visão geral completa de todas as tarefas que estão sendo desenvolvidas. Como resultado, você é capaz de identificar possíveis obstáculos e riscos – trabalhando para contorná-los antes que seja tarde demais.
  • Facilidade de colaboração. Com o uso de um software de gerenciamento de projetos, equipes e gerentes podem colaborar em tarefas em tempo real e com pouco esforço. Dessa forma, você garante que cada membro sabe no que trabalhar e os profissionais podem se concentrar na entrega de serviços contínua e rápida.
  • Padronização de processos. Os processos operacionais tornam-se mais sofisticados à medida que a equipe cresce. Isso significa que os funcionários que não estavam presentes enquanto as coisas se desenvolviam podem ter dificuldade em se atualizar. Com a adoção de um software de gestão de projetos, torna-se possível contornar esse desafio com a padronização dos processos.

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