5 razões para investir em um gerenciador de tarefas fiscais

Por:
4 minutos de leitura
Gerenciador de tarefas

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Deseja baixar o artigo em PDF?

A organização na gestão de atividades é fundamental na área fiscal. Saiba como um software gerenciador de tarefas pode ajudar você e sua equipe.

A organização do fluxo de atividades do setor fiscal torna-se cada vez mais complicada à medida que a empresa cresce, não é? Felizmente, um software gerenciador de tarefas fiscais pode ajudá-lo a retomar o controle total sobre as tarefas.

Uma solução moderna de gerenciamento de tarefas para o departamento fiscal torna a colaboração mais fácil do que nunca. Essa tecnologia permite gerenciar fluxos de trabalho, monitorar prazos, mensurar indicadores e muito mais.

O que não faltam são ótimas razões para investir em um gerenciador de tarefas fiscais. Confira mais informações logo a seguir!

Desafios e riscos na gestão de tarefas fiscais

A gestão de tarefas fiscais traz uma série de desafios e riscos para os gestores. Veja só os principais:

Perda de prazos importantes

As organizações precisam lidar com diversos prazos diferentes para cumprir todas as suas obrigações fiscais e tributárias, certo?

Justamente por isso, um dos grandes desafios da gestão de tarefas fiscais é garantir a pontualidade na concretização desses compromissos. Alguns dos vilões que podem surgir incluem: esquecimento, extravio de documentos, ausência de informações ou falta de clareza sobre os responsáveis pela execução da tarefa.

Perda de documentações que devem ser apresentadas em fiscalizações

O armazenamento correto dos documentos é uma das rotinas essenciais para a área fiscal. Porém, quando essa atividade não ocorre de forma organizada, os documentos podem ficar perdidos em meio a HDs, e-mails e planilhas. Com isso, torna-se difícil encontrar a documentação necessária em fiscalizações.

Falta de um histórico das atividades realizadas

Você sabe quais atividades são realizadas diariamente? Quem são as pessoas quem executam essas tarefas? E consegue fazer uma análise completa da performance da sua equipe? A falta de um histórico das atividades concluídas gera muitas lacunas para que o gestor consiga trabalhar na melhoria dos processos no setor fiscal.

Não saber quem é responsável por cada tarefa

Imagine que determinada tarefa não tenha sido concluída no prazo. Você sabe quais profissionais deve procurar para solucionar a questão? Se as responsabilidades não estão claras – para você ou para os próprios colaboradores –, a execução das atividades fica comprometida.

Gerenciador de tarefas

5 motivos para usar um gerenciador de tarefas na área fiscal

Se você deseja superar os riscos da gestão de atividades, um gerenciador de tarefas fiscais pode se tornar o seu grande aliado. Confira alguns dos motivos para investir nessa tecnologia:

1. Melhoria da colaboração e coordenação

Um dos maiores benefícios de um gerenciador de tarefas fiscais é melhorar a colaboração entre os membros da sua equipe.

Cada colaborador tem um papel e uma responsabilidade específicos, certo? Para uma execução tranquila das rotinas fiscais, é imperativo garantir que todos os membros permaneçam conectados internamente.

Uma ferramenta de gerenciamento de tarefas mantém todos informados e melhora a colaboração. Os membros do time podem compartilhar facilmente suas dúvidas ou atualizações de status com a pessoa certa para obter ajuda imediatamente. Além disso, também é possível compartilhar arquivos, documentos e manter todos informados.

2. Ganhos de planejamento e execução

O planejamento é essencial para economizar tempo e esforço, não é? Para cada ciclo de desenvolvimento do projeto, o planejamento das atividades desempenha um papel vital.

O gerenciador de tarefas fiscais pode permitir que os gerentes atribuam tarefas a diferentes membros da equipe de acordo com suas habilidades e definam prioridades. Além disso, ainda é possível acompanhar de perto a execução dessas tarefas ao longo dos dias.

3. Você pode compilar todo o seu trabalho em um só lugar

Um gerenciador de tarefas fiscais pode fornecer a toda a sua equipe um banco de dados centralizado para todos os seus projetos. Em vez de olhar para várias planilhas ou trabalhar em diferentes plataformas, todos os seus documentos e atividades ficam no mesmo lugar.

Alguns dos principais benefícios de ter todas as suas tarefas e informações em um só lugar incluem:

  • Economia de tempo procurando documentos em lugares diferentes;
  • Evita que você perca ou extravie acidentalmente informações importantes;
  • Garante que nenhum arquivo “suma” ou seja ignorado;
  • Toda a equipe fica na mesma página para o desenvolvimento das atividades.

4. Fortalece o fluxo de trabalho da equipe

Manter toda a equipe sempre atualizada e sintonizada é uma tarefa e tanto, mas o gerenciador de tarefas fiscais torna isso simples. A ferramenta pode atuar como uma plataforma que reúne todos os membros da equipe e os faz trabalhar juntos. O gerente pode rastrear facilmente as atividades de vários membros da equipe e verificar o status em tempo real das tarefas atribuídas.

5. Monitoramento contínuo de tarefas

É fundamental acompanhar o desempenho das atividades em todas as etapas para obter sucesso a longo prazo e garantir a entrega de todas as tarefas no prazo. A ferramenta de gerenciamento de tarefas monitora cada tarefa para atingir esse objetivo sem problemas.

Com o gerenciador de tarefas fiscais, você pode obter dados de desempenho de cada membro da equipe e monitorar continuamente todas as etapas do projeto em tempo real. Além disso, com soluções como o Dootax Gestão de Tarefas Fiscais, você pode ter acesso a recursos como timesheets e gráficos de Gantt.

Você já conhecia as razões para investir em um gerenciador de tarefas fiscais? Quer levar essa solução para a sua empresa? Então descubra como escolher a melhor ferramenta de gestão de tarefas fiscais!

Visited 24 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você na gestão das tarefas fiscais?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Newsletter

Quer saber tudo sobre
otimizar sua rotina fiscal?