Realizar atividades sem a necessidade de contato humano parece um poder digno de super-herói, não é? Mas não estamos falando sobre mover objetos com a mente ou nada que venha de uma obra de ficção científica. Na verdade, o conceito de contactless já é uma realidade presente no nosso dia a dia – mesmo que você nunca tenha notado.
Aquela fila de carros que passam automaticamente pelo pedágio ou o pagamento com cartão de crédito por aproximação são bons exemplos disso. E a aplicação do contactless para a automação de processos empresariais é bastante ampla e cheia de possibilidades.
Quer entender melhor como sua empresa pode explorar contactless e automação de processos? Confira logo a seguir!
Afinal, o que representa o conceito de “contactless”?
O termo contactless significa, em português, “sem contato”. Ele foi adaptado para o contexto fiscal brasileiro para descrever um processo que pode ser totalmente executado sem intervenção humana.
Já vimos que essa é uma tecnologia presente nos cartões de crédito por aproximação e para o pagamento de pedágios. Mas no setor fiscal o conceito de contactless também possui muitas aplicações – desde o pagamento automático de tributos até o monitoramento de CND.
A evolução do contactless
Em 2021, o conceito de contactless deve atingir um novo patamar. A pandemia da Covid-19 já está sendo considerada o gatilho de uma nova era. Não é incomum “futurólogos” classificarem os fatos como AC e DC: antes e depois da Covid-19. Trazendo para a nossa realidade empresarial, o impacto no dia a dia das corporações foi imenso.
Na pesquisa Tax Trends 2021, 68% dos participantes afirmaram que seus negócios foram impactados negativamente durante esse período. Este ambiente de incertezas acabou trazendo algumas percepções e ensinamentos importantes – interferindo no dia a dia das operações.
Isso trouxe uma preocupação especial aos gestores, que foram levados a acelerar a automação de processos para acabar com a dependência do trabalho humano em tarefas repetitivas e de baixo valor agregado. Em relação ao departamento fiscal, a pesquisa Tax Trends 2021 mostra algumas atividades que já foram automatizadas, e outras que há o desejo de automação – dessa forma, os humanos podem ser usados para as tarefas estratégicas onde realmente exige um pensamento crítico e diferenciado da situação.
Além disso, a tecnologia da informação evolui para ser cada dia mais inteligente e automática. A escalabilidade de recursos como machine learning, RPA e inteligência artificial tem reduzido o custo de implementação e possibilitado a adoção das mais modernas técnicas por empresas de todos os portes.
Um grande exemplo ao falar de inteligência artificial. Antes essa tecnologia era de uso exclusivo à grandes empresas que possuíam laboratórios próprios de P&D, mas agora é acessível a qualquer um por meio da IBM, Amazon, Google e vários outros players, que além de treinamento, só cobram pelo tempo que a máquina realmente fica em operação.
Outro exemplo acontece com o RPA, inicialmente, usado somente para operações complexas pelo próprio time de TI, agora essa ferramenta já passa a ser programada pelo próprio usuário da área administrativa, reduzindo custos e popularizando o acesso à tecnologia.

Contactless e automação de processos no setor fiscal
Quando levamos o conceito de contacless para a automação de processos no setor fiscal, são várias as atividades que podem ser automatizadas:
- Recebimento Automático de NFe
- Apuração de Impostos
- Cálculo de Tributos
- Geração automática das obrigações acessórias
- Monitoramento das mensagens e notificações do Governo
- Pagamento de Tributos
- Monitoramento de CND
A partir disso, é possível obter vários benefícios:
- Aumento da produtividade. Sem a necessidade de perder tempo com atividades manuais e repetitivas, é possível eliminar drasticamente o tempo gasto pelos profissionais do setor fiscal. Com base nisso, eles podem se dedicar a outras tarefas e aumentar a produtividade.
- Redução de custos. Com a automação de processos você consegue evitar atrasos no pagamento e também situações de pagamento de guias em duplicidade – gerando diminuição de despesas.
- Redução de falhas humanas. Ao automatizar os processos fiscais, torna-se possível reduzir as chances de falhas humanas – como erro de digitação ou esquecimento de um prazo para pagamento.
- Padronização de processos. Com a incorporação dos processos automáticos, torna-se mais fácil padronizar os processos internos do departamento fiscal.
- Compliance fiscal. Como consequência dos demais benefícios, você garante o compliance fiscal da sua organização e tem mais segurança no desenvolvimento de suas atividades.
Você já conhecia o conceito de contactless e todos seus benefícios? Quer aprender mais sobre o assunto? Então confira esta live sobre Contactless e Automação, que fez parte do Tax Trends ‘21: