Blog

Como conquistar o compliance fiscal inteligente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Conquistar compliance fiscal inteligente é o grande objetivo das equipes fiscais atualmente. Com o surgimento de ferramentas digitais que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, torna-se possível criar processos mais eficientes, seguros e ágeis.

Sabemos que ter o compliance fiscal em dia não é tarefa fácil. Afinal, no nosso país existe uma quantidade absurda de normas tributárias. É tanta informação para se atualizar que o contribuinte fica perdido. Não à toa, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com a burocracia tributária no mundo, conforme um relatório divulgado pelo Banco Mundial.

Neste mar de burocracia, é preciso buscar novas maneiras de simplificar e resolver esse problema. Em vez de brigar com as normas legais, é preferível buscar alternativas para conquistar o compliance fiscal inteligente.

Neste artigo veremos como sua empresa pode garantir este compliance fiscal inteligente. Acompanhe.

Deixe os robôs trabalharem

O que é o Compliance Fiscal?

O compliance fiscal é um termo que se refere ao cumprimento de todas as normas e regras fiscais que uma organização deve seguir – minimizando as chances de complicações. Com tantas exigências legais que existem no Brasil, essa é uma preocupação frequente para as pessoas jurídicas.

Mais do que garantir o cumprimento das normas legais, o compliance fiscal transmite segurança e tranquilidade em relação a esse cumprimento das exigências fiscais em longo prazo. Através de ferramentas que auxiliam no controle sobre todos os processos internos é possível garantir que nenhum compromisso passe sem ser notado.

Na prática, trata-se de uma mudança de postura por parte das empresas. Em vez de apenas reagir quando o Fisco encontra problemas, o compliance fiscal deve ser proativo – estruturando processos internos e incorporando as ferramentas certas para mapear e cumprir todas obrigações fiscais.

Como a tecnologia contribui para o compliance fiscal inteligente

Boa parte do sucesso do compliance fiscal inteligente está no uso correto da tecnologia que está à disposição. É fundamental promover uma integração entre as informações fiscais – que precisam estar corretas na emissão da nota fiscal, geração das guias para pagamento de tributos e em todas outras obrigações fiscais e contábeis.

A automação de processos fiscais contribui para que isso seja colocado em prática. Quanto menos a empresa depender dos processos manuais, menores são as chances de ocorrência de erros nos procedimentos fiscais e tributários.

Imagine todos os problemas que poderiam surgir por conta do preenchimento errado de um documento de arrecadação. Uma simples vírgula no local errado faz com que a sua empresa recolha um valor superior ou inferior ao devido – o que pode gerar várias outras consequências negativas.

Mais do que isso, atualmente é muito difícil controlar todas obrigações existentes e mudanças na legislação manualmente. Por outro lado, uma solução digital automatiza esses procedimentos e simplifica as atividades do departamento fiscal.

A robotização de processos consiste em definir diversos procedimentos repetitivos que são realizados por humanos e que podem ser automatizados. Aplicando isso dentro do departamento fiscal, torna-se possível obter uma série de vantagens:

  • Redução do tempo gasto na realização de tarefas manuais ou repetitivas
  • Precisão nos cálculos
  • Facilidade em monitorar todos os compromissos fiscais ao longo do ano
  • Consistência e previsibilidade nos resultados obtidos com a automação
  • Aumento da produtividade de todo o departamento fiscal
  • Redução de custos no desenvolvimento dos processos internos
  • Melhoria da qualidade das informações obtidas
  • Redução das chances de erros e falhas
  • Em caso de turn-over, o treinamento do novo profissional/equipe é reduzido drasticamente

Dootax: a solução para alcançar o compliance fiscal inteligente

Você ficou interessado em conquistar o compliance fiscal inteligente a partir do uso da tecnologia? Então, a Dootax pode ajudá-lo!

A Dootax oferece soluções de RPA para a área fiscal, viabilizando uma redução da carga de trabalho mensal e a eliminação de erros humanos. Trata-se de uma startup que desenvolve ferramentas para descomplicar rotinas fiscais por meio da automatização de tarefas. Hoje a empresa oferece quatro soluções:

Dootax Pagamento de Tributos: realiza a emissão e o pagamento das guias tributárias de modo totalmente automático, eliminando erros e aumentando a produtividade do departamento fiscal e tributário.  

Dootax Gestão de Certidões: com essa ferramenta, é possível gerenciar todas as certidões negativas de débito e certidões positivas emitidas pela empresa em um só lugar, de forma organizada e confiável. 

Dootax Caixa Postal Fiscal: centraliza todos os Domicílios Tributários Eletrônicos (DTE), criando alertas de notificações importantes e simplificando o acesso da empresa ao Fisco. 

Dootax Repositório DFe: possibilita o armazenamento seguro de todos os documentos fiscais, como NFe e CTe, para que a empresa possa acessá-los com facilidade e rapidez. 

Você gostou das dicas para garantir o compliance fiscal inteligente? Quer continuar aprendendo sobre o tema? Confira este webinar que a Dootax organizou com a participação de Jorge Campos, do Portal SPED Brasil:

(Visited 36 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Carlos Lima

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Gestão de crise: veja 5 dicas que podem ajudar
Gestão de crise: veja 5 dicas que podem ajudar

Para ajudá-lo a superar este cenário de extrema incerteza, veremos algumas dicas para uma boa gestão de crise. Confira!

Tudo sobre gestão de documentos fiscais
Tudo sobre gestão de documentos fiscais

Quer saber como garantir uma boa gestão de documentos fiscais? Descubra neste conteúdo as melhores práticas!

Para que serve a Inscrição Estadual?
Para que serve a Inscrição Estadual?

Saiba tudo sobre a Inscrição Estadual (IE), um registro que impacta diretamente no recolhimento do ICMS e emissão da NF-e.

Escritórios