Descubra as vantagens do armazenamento de NFe na nuvem

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Armazenamento de NFe

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Você já conhece todos benefícios do armazenamento de NFe na nuvem? Saiba por que sua empresa deveria investir em uma solução fiscal.

Os sistemas de armazenamento de NFe em nuvem já são conhecidos por parte dos empreendedores. Entretanto, muitos deles não se decidiram ou simplesmente ainda não sabem a real importância de adotar este serviço dentro da sua organização e em seu departamento fiscal

Acontece que o armazenamento de NFe na nuvem é um tipo de solução capaz de oferecer diversos benefícios para as empresas, independentemente da sua área de atuação, tamanho ou rendimento delas. 

Se ainda sim você possui dúvidas a respeito de valer ou não a pena investir nesses serviços, chegou ao conteúdo certo. Neste texto vamos te mostrar as principais vantagens do armazenamento de NFe na nuvem. Fica com a gente e confere!

Por que o armazenamento de NFe é necessário?

Vale ressaltar que gerir os seus documentos vai muito além de uma boa prática. Existem obrigações legais a respeito disso e, em determinados momentos, você e sua empresa podem ser surpreendidos com solicitações da Receita Federal acerca das suas documentações.  

Então, antes de abordar mais detalhes a respeito do sistema de armazenamento, vamos falar um pouquinho sobre a importância de armazenar suas notas fiscais, afinal, você sabia que são as suas NFs as responsáveis por apresentar para o leão, quando necessário, que não existem inconsistências tributárias e nem sonegação de impostos? 

Outro detalhe importante a respeito do armazenamento de NFe é que não somente as notas fiscais são de armazenamento obrigatório, mas diversos outros documentos fiscais precisam ser guardados. Existe um tempo mínimo de armazenamento que varia de acordo com a previsão legal.

Por quanto tempo preciso armazenar os documentos fiscais?

Diversos documentos fiscais possuem obrigatoriedade legal de armazenamento, afinal, muitos deles podem e serão solicitados em casos de conferência por parte da Receita Federal, como já informamos. 

Sendo assim, separamos neste trecho do conteúdo os principais documentos fiscais que precisam ser armazenados e quais seus prazos. 

Nota Fiscal

As notas fiscais são documentos comprobatórios que, de maneira geral, garantem a legalidade da aquisição de determinado item. 

Além disso, a nota fiscal também é responsável, em conferências, por garantir que os impostos devidos sobre a compra do produto já foram pagos de acordo com a legislação vigente.

A Lei 5.172, do Código Tributário Nacional, em seu Art. 173, prevê que o prazo de armazenamento do documento é de no mínimo 5 anos.

Nota Fiscal de Saída

A Nota Fiscal de Saída funciona de maneira análoga à nota fiscal convencional, entretanto, este tipo de documento é destinado ao consumidor final e é muito comum em empresas do segmento de vendas, tanto no atacado quanto no varejo. 

De acordo com a previsão legal, as notas fiscais de saída devem ser emitidas assim que o produto deixa o estoque e precisam ser armazenadas pelo prazo mínimo de 10 anos. O dispositivo legal encontra-se na Lei 8.212, ou Lei Orgânica da Seguridade Social, Art. 46.

IRPJ

Um dos principais impostos brasileiros, o IRPJ, sigla para Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas, é responsável por gerar, quando regularizado, um comprovante. 

O comprovante de regularidade de IRPJ é um documento que deve ser armazenado por no mínimo 10 anos, de acordo com o Art. 33 da Lei Orgânica da Seguridade Social.

DAMEF

O DAMEF, também conhecido como Declaração Anual de Movimento Econômico e Fiscal, é um documento cuja necessidade de armazenamento é de 5 anos, de acordo com o Art. 173.

IPI / IPVA / ISSQN / ITR / IPTU / ITBI

Todos estes documentos são de responsabilidade de entes da união, entretanto, ambos possuem o mesmo prazo mínimo de armazenamento, que de acordo com o Código Tributário Nacional, artigo 173, é de 5 anos.

Mas, afinal, o que é o armazenamento de NFe na nuvem e como ele pode ajudar? Continue com a gente e acompanhe.

Armazenamento de NFe
Foto por rawpixel.com – br.freepik.com

O que é o armazenamento em nuvem

De maneira bem resumida, o armazenamento em nuvem é feito através de servidores. Quando é estabelecida uma conexão limpa e contínua com esses servidores, é possível deixar seus arquivos armazenados diretamente neles, de maneira segura e rápida. 

Dessa forma, para poupar armazenamento e garantir segurança quanto aos seus documentos, basta estar conectado à internet.

Quais os benefícios de armazenar NFe em nuvem

Além de poder acessar todas as NFes da sua empresa em um único local e através de diversos aparelhos simultâneos, que é uma das maiores vantagens de armazenar NFe na nuvem, existem outros benefícios que o sistema é capaz de conceder. Dá uma olhada em quais são eles: 

Mais segurança

Apesar de boa parte das empresas usufruírem cada vez mais das plataformas digitais, muitas ainda se utilizam de documentos impressos, pendrives e até HDs externos para arquivar seus documentos fiscais. 

O principal problema com estes métodos ultrapassados de armazenamento é que, a qualquer momento, acidentes, extravios e até simplesmente desgastes por tempo podem comprometer significativamente os dados da empresa. 

Além disso, outros documentos fiscais, como NF-e e CT-e, precisam ser armazenados exclusivamente no formato digital, sendo que imprimí-los não é uma alternativa.  

Através do armazenamento na nuvem e com o uso de servidores, além de garantir backups constantes, não existem chances de perder documentos importantes para o seu empreendimento. 

E lembra dos prazos mínimos de armazenamento que citamos? Com um sistema de armazenamento de NFe, você garante que estes prazos sejam cumpridos sem problemas, evitando multas e penalidades. 

Redução de custos

Usar um sistema de armazenamento de NFe na nuvem também é bem mais econômico que qualquer outro método convencional de armazenagem, já que a maioria dos sistemas precisam de servidores próprios ou de grandes capacidades de armazenamento. 

Outro ponto interessante é a possibilidade de redução do espaço físico utilizado pelos departamentos, afinal, um sistema fiscal de armazenamento na nuvem faz com que gavetas e armários sejam desnecessários. 

Disponibilidade de plataformas

Outra vantagem dos sistemas de nuvem é a sua compatibilidade com diversas plataformas, eles funcionam em diferentes sistemas operacionais e podem ser acessados de qualquer computador, seja ele Linux, Windows ou Mac.

Flexibilidade de acessos

Como os sistemas de armazenamento na nuvem são integralmente online, eles permitem diferentes acessos simultâneos e de qualquer local. 

Se quiser ainda mais segurança, basta cadastrar um usuário por departamento, fazendo com que cada área da empresa tenha acesso a algumas informações específicas. 

Conclusão

Os métodos antigos de armazenamento de NFe e outros documentos fiscais, além de ultrapassados e pouco práticos, não garantem segurança para as empresas, podendo resultar em diversas penalidades fiscais e complicações burocráticas. 

Investir em um sistema de armazenamento de NFe garante diversos benefícios além da vantagem principal, que é a segurança do arquivamento dos seus registros e informações. 

O que acha de continuar aprendendo sobre esse assunto? Confira por que investir em um repositório de NFe.

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