Armazenar e manifestar notas fiscais são duas rotinas essenciais para o departamento fiscal. Muito além de pagar tributos e entregar declarações, também é preciso gerenciar os documentos que são emitidos – tanto pela sua empresa quanto por outras organizações.
O grande ponto em questão é tornar essas atividades mais práticas e eficientes. Afinal, a agilidade no desenvolvimento das rotinas fiscais é muito importante para elevar a produtividade, reduzir riscos e manter o compliance fiscal.
Quer entender como armazenar e manifestar notas fiscais com praticidade? Confira logo a seguir!
A importância do armazenamento seguro de notas fiscais eletrônicas
Quando falamos do armazenamento de documentos fiscais com eficiência, precisamos considerar as soluções que usam o arquivamento na nuvem. Com isso, é possível elevar a segurança e tornar todas as rotinas mais práticas no dia a dia.
Na prática, promover o armazenamento seguro em uma plataforma que também possibilite manifestar notas fiscais contribui com três pontos principais:
- Cumprimento das obrigações legais. Armazenar corretamente os documentos fiscais permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação.
- Eficiência produtiva. Ao criar processos inteligentes para armazenar e gerenciar os documentos fiscais eletrônicos, toda a equipe fiscal consegue executar suas atividades do dia a dia com mais produtividade.
- Auxílio na gestão. Os documentos fiscais são repletos de informações úteis para a gestão empresarial. Quando você emite uma nota fiscal eletrônica, possui um documento com vários dados relevantes para atualizar os controles internos e gerar análises valiosas de informações, não é? Quando estão bem armazenados, os documentos fiscais podem ser explorados para a extração de dados.
O que é a manifestação do destinatário e qual é a sua importância?
Enquanto o armazenamento das notas fiscais trata de manter os documentos emitidos pela sua empresa mais seguros, a manifestação do destinatário da NFe, também conhecida como MDe, se preocupa com os documentos que foram emitidos por outras organizações e envolvem a sua empresa.
Quando uma empresa emite uma nota fiscal eletrônica para a sua organização, você também se torna responsável dentro dessa operação. Ou seja, as informações contidas neste documento são considerados como reais pelo poder público – a não ser que você negue. E é justamente para isso que existe a manifestação de destinatário.
Ou seja, a manifestação do destinatário é um mecanismo para que a sua empresa possa informar ao Fisco se as informações inseridas pelo emitente da nota fiscal realmente são verdadeiras. Além disso, ao manifestar notas fiscais, é possível informar situações em que a operação não foi realizada ou você desconhece a origem do documento.
Repositório DFe: praticidade para armazenar e manifestar notas fiscais
Você quer armazenar e manifestar notas fiscais de forma segura e organizada? Então precisa conhecer o Repositório DFe!
Com o Dootax Repositório DFe, sua empresa arquiva documentos de forma organizada para que você possa acessá-los com facilidade. Confira os principais diferenciais da ferramenta:
- Agilidade para localizar NFEs e seus XMLs;
- Praticidade e eficiência para manifestar notas fiscais;
- Integração com diversos canais para o recebimento do XML;
- Armazenamento seguro de NFe e CTe.
Benefícios do Repositório DFe
- Integração: a ferramenta se integra com diferentes canais para o recebimento do XML.
- Custo-benefício: a solução oferece a melhor experiência pelo melhor preço. Conte com nosso onboarding humanizado e atendimento personalizado.
- Segurança: todos os documentos recebidos são validados na SEFAZ. Além disso, a ferramenta conta com backups automatizados e criptografia de dados em repouso.
- Facilidade: diversos filtros e relatórios para ajudar na análise estratégica de sua empresa.
- DANFe/DACTe: geração do documento em tempo real, agilizando a leitura das informações pelo time fiscal.
Conheça o Dootax Repositório DFe em 3 etapas
Agora que você já conhece os diferenciais do Dootax Repositório DFe, chegou a hora de entender como a ferramenta funciona. Confira:
1. Clientes emitentes
Para o cliente emitente das NFe e/ou CTe, o usuário envia para a Dootax os arquivos XML das NFe/CTe através de FTP/ (s) FTP, API ou via upload manual na plataforma.
2. Clientes destinatários
Já no caso do cliente que é destinatário das NFe e/ou CTe, o repositório recebe o XML dos documentos fiscais através dos canais de integração e disponibiliza os dados no painel de monitoramento.
3. Leitura facilitada
Além de auxiliar o acesso aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.
Agora que você já sabe como manifestar notas fiscais sem erros, o que acha de entender melhor como funciona o Dootax Repositório DFe? Solicite agora uma demonstração.