Dootax: a solução para armazenar e manifestar notas fiscais com praticidade

Por:
3 minutos de leitura
Manifestar notas fiscais

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Arquivar e manifestar notas fiscais são rotinas essenciais para o departamento fiscal. Descubra como torná-las mais eficientes e práticas.

Deseja baixar o artigo em PDF?

Armazenar e manifestar notas fiscais são duas rotinas essenciais para o departamento fiscal. Muito além de pagar tributos e entregar declarações, também é preciso gerenciar os documentos que são emitidos – tanto pela sua empresa quanto por outras organizações.

O grande ponto em questão é tornar essas atividades mais práticas e eficientes. Afinal, a agilidade no desenvolvimento das rotinas fiscais é muito importante para elevar a produtividade, reduzir riscos e manter o compliance fiscal.

Quer entender como armazenar e manifestar notas fiscais com praticidade? Confira logo a seguir!

Manifestar notas fiscais
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

A importância do armazenamento seguro de notas fiscais eletrônicas

Quando falamos do armazenamento de documentos fiscais com eficiência, precisamos considerar as soluções que usam o arquivamento na nuvem. Com isso, é possível elevar a segurança e tornar todas as rotinas mais práticas no dia a dia.

Na prática, promover o armazenamento seguro em uma plataforma que também possibilite manifestar notas fiscais contribui com três pontos principais:

  • Cumprimento das obrigações legais. Armazenar corretamente os documentos fiscais permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação.
  • Eficiência produtiva. Ao criar processos inteligentes para armazenar e gerenciar os documentos fiscais eletrônicos, toda a equipe fiscal consegue executar suas atividades do dia a dia com mais produtividade.
  • Auxílio na gestão. Os documentos fiscais são repletos de informações úteis para a gestão empresarial. Quando você emite uma nota fiscal eletrônica, possui um documento com vários dados relevantes para atualizar os controles internos e gerar análises valiosas de informações, não é? Quando estão bem armazenados, os documentos fiscais podem ser explorados para a extração de dados.

O que é a manifestação do destinatário e qual é a sua importância?

Enquanto o armazenamento das notas fiscais trata de manter os documentos emitidos pela sua empresa mais seguros, a manifestação do destinatário da NFe, também conhecida como MDe, se preocupa com os documentos que foram emitidos por outras organizações e envolvem a sua empresa.

Quando uma empresa emite uma nota fiscal eletrônica para a sua organização, você também se torna responsável dentro dessa operação. Ou seja, as informações contidas neste documento são considerados como reais pelo poder público – a não ser que você negue. E é justamente para isso que existe a manifestação de destinatário.

Ou seja, a manifestação do destinatário é um mecanismo para que a sua empresa possa informar ao Fisco se as informações inseridas pelo emitente da nota fiscal realmente são verdadeiras. Além disso, ao manifestar notas fiscais, é possível informar situações em que a operação não foi realizada ou você desconhece a origem do documento.

Repositório DFe: praticidade para armazenar e manifestar notas fiscais

Você quer armazenar e manifestar notas fiscais de forma segura e organizada? Então precisa conhecer o Repositório DFe!

Com o Dootax Repositório DFe, sua empresa arquiva documentos de forma organizada para que você possa acessá-los com facilidade. Confira os principais diferenciais da ferramenta:

  • Agilidade para localizar NFEs e seus XMLs;
  • Praticidade e eficiência para manifestar notas fiscais;
  • Integração com diversos canais para o recebimento do XML;
  • Armazenamento seguro de NFe e CTe.

Benefícios do Repositório DFe

  • Integração: a ferramenta se integra com diferentes canais para o recebimento do XML.
  • Custo-benefício: a solução oferece a melhor experiência pelo melhor preço. Conte com nosso onboarding humanizado e atendimento personalizado.
  • Segurança: todos os documentos recebidos são validados na SEFAZ. Além disso, a ferramenta conta com backups automatizados e criptografia de dados em repouso.
  • Facilidade: diversos filtros e relatórios para ajudar na análise estratégica de sua empresa.
  • DANFe/DACTe: geração do documento em tempo real, agilizando a leitura das informações pelo time fiscal.

Conheça o Dootax Repositório DFe em 3 etapas

Agora que você já conhece os diferenciais do Dootax Repositório DFe, chegou a hora de entender como a ferramenta funciona. Confira:

1. Clientes emitentes

Para o cliente emitente das NFe e/ou CTe, o usuário envia para a Dootax os arquivos XML das NFe/CTe através de FTP/ (s) FTP, API ou via upload manual na plataforma.

2. Clientes destinatários

Já no caso do cliente que é destinatário das NFe e/ou CTe, o repositório recebe o XML dos documentos fiscais através dos canais de integração e disponibiliza os dados no painel de monitoramento.

3. Leitura facilitada

Além de auxiliar o acesso aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.

Agora que você já sabe como manifestar notas fiscais sem erros, o que acha de entender melhor como funciona o Dootax Repositório DFe? Solicite agora uma demonstração.

Visited 105 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no armazenamento de NF-e e CT-e?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

Veja uma demonstração de como arquivar NF-e, CT-e e fazer a Manifestação do Destinatário com segurança

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?

Tenha mais segurança
e praticidade
com o Dootax
Repositório DFe