Manter os documentos fiscais eletrônicos seguros e organizados vem se tornando uma preocupação comum para os gestores fiscais. Com a modernização dos procedimentos tributários e fiscais, também se torna necessário modernizar outros processos internos na sua empresa.
Para garantir o compliance fiscal, é fundamental saber como tratar corretamente todas as informações contábeis e fiscais geradas pela organização. E, mais do que uma obrigatoriedade, o armazenamento correto de documentos fiscais eletrônicos também é importante para otimizar a produtividade e a segurança.
O Dootax Repositório DFe é a solução ideal para garantir o armazenamento seguro dos seus documentos fiscais eletrônicos. Entenda melhor como essa ferramenta pode beneficiá-lo logo a seguir!
Importância de armazenar os documentos fiscais eletrônicos com segurança
O armazenamento dos documentos fiscais eletrônicos é importante por três motivos principais: questões legais, eficiência produtiva e auxílio na gestão.
- Questões legais: armazenar corretamente os documentos fiscais permite que sua empresa cumpra as obrigações legais relacionadas ao armazenamento da documentação fiscal pelo prazo mínimo previsto na legislação – que, geralmente, é de 5 anos, mas pode variar conforme os diferentes documentos. Portanto, as organizações que não armazenam corretamente essas informações podem sofrer penalidades legais.
- Eficiência produtiva: ao criar processos inteligentes para armazenar e gerenciar os documentos fiscais eletrônicos, toda a equipe fiscal consegue executar suas atividades do dia a dia com mais produtividade.
- Auxílio na gestão: os documentos fiscais são repletos de informações úteis para a gestão empresarial. Quando você emite uma nota fiscal eletrônica, possui um documento com vários dados relevantes para atualizar os controles internos e gerar análises valiosas de informações, não é? Quando estão bem armazenados, os documentos fiscais podem ser explorados para a extração de dados.
Gerencie seus documentos fiscais eletrônicos com o Repositório DFe!
Você quer armazenar os documentos fiscais eletrônicos de forma segura e organizada? Então precisa conhecer o Repositório DFe!
Com o Dootax Repositório DFe, sua empresa arquiva documentos para que você possa acessá-los com facilidade. Confira os principais diferenciais da ferramenta:
- Agilidade para localizar NFEs e seus XMLs;
- Integração com diversos canais para o recebimento do XML;
- Armazenamento seguro de todos os documentos fiscais, como NFe e CTe.
Benefícios do Repositório DFe
- Centralização: todos os documentos fiscais em um único local.
- Integração: a ferramenta se integra com diferentes canais para o recebimento do XML.
- Segurança fiscal: todos os documentos recebidos são validados na SEFAZ, garantindo a integridade entre o documento emitido e o efetivamente recebido pela sua empresa.
- Compliance fiscal: todos os documentos são armazenados pelo período mínimo de 7 anos.
- Facilidade: diversos filtros e relatórios para ajudar na análise estratégica de sua empresa.
- DANFe/DACTe: geração do documento em tempo real, agilizando a leitura das informações pelo time fiscal.
Conheça em 3 etapas o Repositório DFe
CLIENTES EMITENTES
Para o cliente emitente das NFe e/ou CTe, o usuário envia para a Dootax os arquivos XML das NFe/CTe através de FTP/ (s) FTP, API ou via upload manualmente na plataforma.
CLIENTES DESTINATÁRIOS
Já o cliente que é destinatário das NFe e/ou CTe, o repositório recebe o XML dos documentos fiscais eletrônicos através dos canais de integração e disponibiliza os dados no painel de monitoramento.
LEITURA FACILITADA
Além de auxiliar o acesso aos documentos, o sistema permite a geração da DANFe ou DACTe em tempo real, facilitando a leitura das informações.
O Repositório DFe é para quem quer:
SEGURANÇA
Segurança extra para seu departamento:
• Dados criptografados;
• Armazene na nuvem, não dependa mais de papel;
• Compartilhe documentos com as pessoas certas.
ORGANIZAÇÃO
Coordene seu trabalho com praticidade:
• Localize guias e comprovantes com rapidez;
• Extraia informações úteis para sua empresa;
• Integre os sistemas e automatize processos.
COMPLIANCE FISCAL
Fique em dia com as obrigações:
• Documentos armazenados pelo período mínimo de 7 anos;
• Esteja preparado para as exigências do Fisco;
• Arquivos recebidos são validados na SEFAZ.