MDe: para que serve a Manifestação do Destinatário?

Por:
4 minutos de leitura
MDe

NESTE ARTIGO VOCE VAI VER:

Quer entender melhor para que serve a MDe? Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e os tipos de Manifestação do Destinatário.

Deseja baixar o artigo em PDF?

A Manifestação do Destinatário da NFe (MDe) é muito conhecida pelos profissionais do departamento fiscal. Trata-se de uma operação com objetivo de garantir a segurança fiscal da empresa, permitindo que o destinatário de uma NFe manifeste conhecimento das informações inseridas pelo fornecedor.

Ao manifestar-se sobre as notas que identificam sua empresa como destinatário, é possível evitar danos causados por pessoas mal-intencionadas – que poderiam usar os dados da sua empresa para executar operações ilegais sem o seu conhecimento.

Quer entender melhor para que serve e como funciona a MDe? Então, confira logo a seguir!

MDE

O que é MDe?

A Manifestação do Destinatário, também conhecida como MDe, é o registro de eventos feito pela empresa que recebeu uma NFe. Na prática, trata-se de um recurso que permite que o destinatário do documento fiscal informe a Secretaria da Fazenda sobre o andamento da operação representada por aquela nota fiscal.

Por meio desse mecanismo, sua empresa pode informar ao Fisco se as informações inseridas pelo emitente da nota fiscal realmente são verdadeiras. Mais do que isso, você também deixa claro quando uma operação não foi de fato realizada ou você desconhece a origem do documento.

Obrigatoriedade na emissão da MDe

Como regra, a MDe não é uma operação obrigatória. Porém, existem exceções para essa regra – que obrigam as empresas a realizar a Manifestação do Destinatário nas seguintes situações:

  • Estabelecimentos distribuidores de combustíveis em operações que envolvem combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo;
  • Estabelecimentos adquirentes de álcool para fins não combustíveis;
  • Operações com cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água mineral para estabelecimentos distribuidores e atacadistas;
  • Nota fiscal com valor total superior a R$ 100 mil – qualquer que seja o tipo de mercadoria.
MD-e - Manifestação do Destinatário
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Principais benefícios da MDe

A emissão da MDe oferece vários benefícios para as empresas que adotam esse procedimento:

  • Trata-se de um ótimo mecanismo de proteção para evitar operações indevidas com os dados da sua empresa, protegendo seu negócio contra as notas frias.
  • Ajuda a manter o Fisco sempre informado sobre as notas fiscais que envolvem o CNPJ da sua empresa;
  • Gera benefícios para a empresa que emite a nota fiscal – dando a segurança jurídica necessária para comprovar um possível crédito junto ao cliente e, ainda, serve como uma comprovação formal do vínculo comercial.

Tipos de Manifestação do Destinatário

Cada MDe é emitida com um objetivo específico. Ou seja, quando a empresa reconhece a operação, é emitido um tipo de MDe. Por outro lado, quando a operação identificada na NFe não foi de fato realizada, é preciso que seja emitida uma Manifestação do Destinatário diferente.

Com base nessas diferenças, pode-se dividir a MD-e em 4 tipos: ciência da operação, desconhecimento da operação, confirmação da operação e operação não realizada.

  • Ciência da operação. Identifica eventos em que o destinatário apenas declara que sabe da existência da operação informada na NFe. Neste caso, trata-se de uma manifestação inconclusiva – não sendo o posicionamento final sobre a operação. Após uma manifestação de ciência da operação, ainda será preciso realizar uma das outras três manifestações.
  • Desconhecimento da operação. Consiste em uma manifestação conclusiva em que o destinatário informa que não está ciente da operação informada na NFe.
  • Confirmação da operação. Trata-se de uma manifestação conclusiva em que o destinatário confirma a operação informada na NFe.
  • Operação não realizada. Manifestação conclusiva que informa a SEFAZ de que a operação informada na NFe não ocorreu na prática – e também indica quais foram as razões que levaram à não-ocorrência.

Como fazer a MDe?

O usuário possui algumas alternativas para fazer a MDe:

  • Consulta no Portal Nacional. O Portal Nacional da NFe oferece a possibilidade de Manifestação do Destinatário para cada chave de acesso relacionada.
  • Programa Manifestador. Esta opção permite a emissão da MDe para as operações de NFe em que a empresa está citada.
  • Uso de Web Services. Essa é uma alternativa que usa a tecnologia para automatizar os processos de controle – emitindo uma relação de Chaves de Acesso destinadas ao CNPJ da empresa e registrando os seus eventos de manifestação de forma automática.

Em resumo, a Manifestação do Destinatário da NFe se revela uma ferramenta crucial para fortalecer a segurança fiscal das empresas. Ao permitir que os destinatários declarem ciência, desconhecimento, confirmação ou a não realização de operações, a MDe oferece uma camada adicional de proteção contra possíveis manipulações de dados por terceiros mal-intencionados.

Sua aplicação não apenas atende a requisitos legais em setores específicos, como também proporciona benefícios tangíveis, incluindo a segurança jurídica e a comprovação formal de vínculos comerciais. Com métodos de realização variados, as empresas têm à disposição ferramentas flexíveis para garantir a conformidade e a integridade em suas transações fiscais, consolidando a importância da Manifestação do Destinatário no cenário empresarial.

Agora que você já sabe o que é MD-e, que tal descobrir como organizar notas fiscais com segurança?Boa leitura!

Visited 1.332 times, 1 visit(s) today

Quer saber como podemos ajudar você no armazenamento de NF-e e CT-e?

Preencha o formulário e converse com nossos especialistas.

1
2

VEJA TAMBÉM

Tempo de leitura: 3 min Você sabia que as notas frias emitidas por terceiros podem prejudicar a sua empresa? Saiba mais sobre elas e descubra como identificá-las.

Tempo de leitura: 3 min Organizar notas fiscais de forma segura é essencial para evitar a perda de documentos e problemas com o Fisco. Descubra a forma ideal de armazenar.

Tempo de leitura: 4 min Você já conhece todos benefícios do armazenamento de NFe na nuvem? Saiba por que sua empresa deveria investir em uma solução fiscal.

Newsletter

Quer receber os melhores conteúdos fiscais
diretamente no seu e-mail?