O final do ano se aproxima e, com ele, intensificam-se os esforços das empresas com relação à preparação para a Black Friday. E não é à toa: a data já se consolidou no País e vem trazendo resultados cada vez mais expressivos para o comércio eletrônico.
Pensando nisso, a Dootax realizou no dia 28 de setembro o webinar gratuito “Preparando a equipe para a Black Friday”. O evento contou com a mediação de Yvon Gaillard, nosso Co-founder & Head of Sales, e a participação de João Faleiros, IT Manager do Magalu, e Gustavo Vedotti, Partner/Search & Personalization da VTEX.
Ao longo do bate-papo, os participantes mostraram como é a preparação para a Black Friday em suas empresas, deram dicas e comentaram sobre as tendências e novas tecnologias que estão transformando o e-commerce.
Quer saber como a tecnologia pode ajudar a sua empresa nos preparativos para o festival de ofertas mais aguardado? Então, confira ao longo deste artigo os destaques do webinar!
Importância da automação para o e-commerce
Um dos assuntos abordados foi a automação de processos, que consiste em utilizar a tecnologia para transformar atividades manuais em procedimentos realizados de forma automática.
No cenário do e-commerce, essa é uma estratégia que merece destaque – especialmente quando pensamos no alto volume de vendas que a Black Friday traz e a complexidade das operações na data.
João Faleiros, do Magalu, comentou sobre a importância de contar com soluções que automatizem processos – especialmente na área fiscal, que é repleta de tarefas repetitivas e que, se não forem concluídas a tempo, podem impactar os prazos de entrega.
Já Gustavo Vedotti, da VTEX, listou três pontos positivos da automação:
- Evita erros humanos;
- Possibilita ganhar escala;
- Permite que os profissionais se dediquem mais à parte estratégica.
Confira a opinião do especialista e saiba mais sobre as funcionalidades que as plataformas atuais oferecem:
Garantindo o compliance fiscal
Diante do sistema tributário complexo do nosso país, não é fácil conseguir se manter em dia com as obrigações. No entanto, essa é uma questão que deve ser priorizada pelas empresas – especialmente nesse período, em que as vendas aumentam, e a complexidade das rotinas fiscais, também.
É importante ressaltar que o compliance fiscal não deve ser uma preocupação somente na preparação para a Black Friday, mas durante o ano todo. Empresas precisam ter processos bem estabelecidos e usar as ferramentas tecnológicas a fim de garantir a conformidade com as leis e normas fiscais.
João Faleiros contou como o Magalu lida com essa questão, listando as ações realizadas pela empresa para estar sempre em dia com o Fisco. Confira:
A solução para quem busca eficiência: automação fiscal
Dentro de um e-commerce, algumas áreas merecem especial atenção – e o departamento fiscal, sem dúvida, é uma delas. Afinal, a otimização das rotinas desse setor pode trazer grandes impactos nos resultados.
Para agilizar o recolhimento de tributos e otimizar o seu tempo com tarefas mais estratégicas, o Magalu buscou a solução Dootax Pagamento de Tributos, que realiza a emissão e o pagamento das guias de forma automática.
A empresa tinha um processo fiscal complexo, desde a apuração do imposto até a geração, pagamento e armazenamento das guias. Com a automação, além de torná-lo mais simples e rápido, ela conseguiu desburocratizar a relação com o Fisco e ganhar eficiência nas operações.
Principais tendências do varejo e e-commerce
O e-commerce é um mercado em constante transformação. Para sobreviver e manter a relevância, as lojas virtuais precisam estar antenadas nas tendências e implementar as tecnologias e estratégias mais efetivas.
Durante o webinar, João Faleiros ressaltou a importância da análise de dados e do machine learning, além de dar dicas para a escolha das tecnologias ideais para cada e-commerce.
Já Gustavo Vedotti citou quatro estratégias que estão em alta no universo do comércio eletrônico:
- Social commerce;
- Live commerce;
- Clip-commerce;
- Conversational commerce.
Saiba mais sobre essas tendências:
Sua empresa já começou a preparação para a Black Friday?
A data mais aguardada pelas empresas se aproxima e, apesar dos desafios, o cenário é otimista. Afinal, o número de pessoas que realizam compras online cresce a cada ano.
Segundo o índice MCC-ENET, no acumulado do 1º semestre deste ano, houve aumento de 13% na quantidade de vendas no e-commerce. Além disso, uma pesquisa da Amazon em parceria com o E-Commerce Brasil apontou que 64% dos lojistas pretendem investir no próprio e-commerce durante a Black Friday 2021.
Como está a preparação para a Black Friday na sua empresa? Quem não se planeja, acaba ficando para trás. Sabendo disso, reunimos um time de especialistas para mostrar como uma empresa pode evitar imprevistos e utilizar os recursos tecnológicos para otimizar suas operações.
Se você quer saber como organizar sua equipe e aproveitar as melhores oportunidades dessa data, não deixe de assistir ao nosso webinar na íntegra!