Blog

Quais os benefícios da governança corporativa?

Tempo de leitura: 3 minutos

A governança corporativa refere-se à forma como uma empresa opta por se governar e é acompanhada por um conjunto sólido de regras que fornecem direção e controle para atingir seus objetivos.

Uma boa governança significa que os processos do seu negócio visam produzir resultados que atendam às necessidades da sociedade e da prosperidade organizacional, fazendo uso estratégico dos recursos disponíveis. A aplicação constante dessas políticas e princípios, entre outras coisas, pretende criar uma cultura corporativa saudável, compatível, transparente e responsável, continuamente revisada e aprimorada para garantir que seu comportamento esteja alinhado com os valores que sua organização busca incorporar.

Mas você sabe quais são os benefícios da governança corporativa? Confira ao longo deste artigo!

O que é governança corporativa?

Um dos pilares do ESG, a governança corporativa consiste em regras que direcionam as funções e ações de uma empresa. Ao contrário de políticas e procedimentos simples, as regras de governança corporativa se concentram em criar uma gestão melhor e menos problemas éticos ou legais.

Exemplos de governança corporativa incluem a definição de regras para o uso de fundos comerciais; servir em um conselho de administração; contratação de familiares; conflitos de interesse; notificação de proprietários, investidores e sócios das principais reuniões e decisões; distribuição de lucros; entre outras.

Governança Corporativa
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Princípios da governança corporativa

Para alcançar seus objetivos, a governança corporativa se apoia em 4 princípios básicos:

  1. Transparência. A transparência tem como objetivo disponibilizar dados e informações constantemente aos stakeholders. Com isso, a organização pode ressaltar sua integridade e ética perante as partes interessadas.
  2. Equidade. O princípio da equidade prevê que, independentemente do nível de participação na empresa ou cargo equipado, todas pessoas devem ser tratadas de forma justa e equânime.
  3. Prestação de contas (accountability). Esse princípio conduz a empresa para uma prestação de contas periódica sobre toda movimentação econômico-financeira de forma clara.
  4. Responsabilidade corporativa. Por fim, a responsabilidade corporativa engloba todo o impacto gerado pela empresa – incluindo responsabilidade financeira, ambiental, forma de tratamento com os colaboradores, entre outros fatores.

Benefícios da governança corporativa

Com o apoio de uma sólida cultura de conformidade, os conselhos de administração podem se beneficiar de várias maneiras com as melhores práticas de governança corporativa. Veja quais são os principais benefícios:

  • Incentivo a um comportamento positivo. Ter políticas e processos claramente delineados e um conselho de diretores e gerentes executivos que mantenham a cultura de conformidade apoia diretamente a melhoria dos resultados.
  • Redução de custos. No ambiente volátil de hoje, a implementação de boas práticas de governança pode levar a uma redução de custos de uma empresa. Além de evitar gastos com multas e outras penalidades por não cumprir exigências legais, uma organização que é considerada confiável e capaz de mitigar riscos potenciais será capaz de tomar empréstimos a uma taxa mais baixa do que aquelas com governança corporativa fraca.
  • Melhoria da tomada de decisão. Há uma ligação forte entre a governança de uma organização e a rápida tomada de decisão associada à melhoria do desempenho. Afinal, a boa governança garante o ágil acesso à informação e a boa comunicação entre as partes interessadas.
  • Melhoria dos controles internos. Ao implementar a governança corporativa corretamente em toda a organização, o conselho pode ter certeza de que um ambiente de controle adequado e eficaz está em vigor, com o nível de garantia associado a cada componente importante da governança.
  • Melhoria do planejamento estratégico. Com acesso mais rápido às informações e boa comunicação com a administração, os conselhos são capazes de formular estratégias mais bem-sucedidas. Isso inclui uma alocação mais eficiente de recursos e capital.
  • Atração de talentos. Com processos de governança corporativa bem estabelecidos e uma boa reputação no mercado, a organização torna-se mais eficiente na atração e retenção de talentos.
Calculadora de Tempo Desperdiçado

A importância da governança na área fiscal

Quando aplicada na área fiscal, a governança corporativa tem uma grande importância. Na prática, é estabelecido um conjunto de medidas que têm o objetivo de garantir o controle total e a atualização constante de todos os processos tributários. Dessa forma, uma empresa consegue reduzir riscos tributários, evitar pagamentos acima do exigido por lei e obter mais segurança em relação ao cumprimento das exigências legais.

Quer entender melhor como a governança corporativa atua na área fiscal? Então, confira nosso artigo sobre governança tributária!

(Visited 6 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Transforme sua área fiscal e tributária com a Dootax
Transforme sua área fiscal e tributária com a Dootax

Quer entender melhor como as soluções da Dootax podem gerar uma transformação na sua área fiscal e tributária? Descubra neste artigo!

O que é compliance fiscal?
O que é compliance fiscal?

Descubra o que é compliance fiscal e a importância desse conceito para a sua empresa.

Por que investir em um repositório de NFe?
Por que investir em um repositório de NFe?

Descubra por que vale a pena apostar em um repositório de NFe para manter as notas fiscais seguras e organizadas.

Escritórios