Blog

Entenda o que é ESG e qual a sua importância para as empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é ESG? Em um mundo em transformação, é cada vez maior o número de empresas que buscam melhores práticas que envolvam questões de meio ambiente, sociais e de governança corporativa. E são exatamente esses os aspectos que compõem o ESG.

Na prática, o conceito de ESG traz diretrizes que as empresas utilizam para minimizar impactos ambientais, construir um mundo mais justo e preservar os melhores procedimentos administrativos.

Além disso, adotar uma agenda de ESG pode aumentar a lucratividade, valor de mercado e a reputação de uma empresa ao longo do tempo. Ficou interessado? Então, confira mais sobre o assunto logo a seguir!

Calculadora de Tempo Desperdiçado

O que é ESG?

Para compreendermos o que é ESG, vamos analisar melhor essa sigla – que significa environmental, social and governance.

  • Environmental – Ambiental. Analisa o impacto do consumo de recursos de qualquer empresa no meio ambiente, como pegada de carbono e descarte de água residual, entre outras atividades de impacto ambiental.
  • Social. Analisa como a empresa interage com as comunidades onde opera. Também analisa as políticas internas relacionadas com as políticas de trabalho, diversidade e inclusão, entre outras
  • Governance – Governança. Refere-se a práticas e políticas internas que levam a uma tomada de decisão eficaz e conformidade legal.

O ESG facilita o crescimento da receita no longo prazo, atrai talentos, reduz custos e cria um sentimento de confiança entre os consumidores.

Importância do ESG

Agora que você já sabe o que é ESG, podemos compreender quais são os benefícios de adotar essas diretrizes. Confira por que o ESG é mais importante agora do que nunca:

Favorece o crescimento da receita

É mais fácil para as empresas entrarem em novos mercados e expandirem suas operações nos mercados existentes se tiverem uma forte abordagem ESG. Os governos facilitam o acesso, concedendo licenças e emitindo permissões para essas empresas.

Além disso, de acordo com o relatório Business of Sustainability Index da GreenPrint, 75% dos Millennials estão dispostos a pagar mais por um produto ambientalmente sustentável e 77% das pessoas entrevistadas estão preocupadas com o impacto ambiental dos produtos que eles compram.

Leva a redução nos custos

As empresas que mudam para métodos de produção mais sustentáveis tendem a ser mais eficientes e reduzir seus custos. Um exemplo é a Nestlé, que anunciou que vai investir até US$ 2,1 bilhões até 2025 para mudar de embalagens de plástico virgem para plásticos reciclados e no desenvolvimento de outras soluções de embalagens sustentáveis.

Isso não apenas ajudará a reduzir sua pegada de carbono, mas também a poupará de custos de não conformidade entre os diferentes países onde opera e têm leis mais rígidas relacionadas ao uso de embalagens plásticas.

Gestão eficaz de conformidade regulamentar

Todos os negócios são afetados por algumas ou outras formas de regulamentação, dependendo dos mercados em que operam. Os negócios com fortes medidas ESG, especialmente em governança, exigem menos escrutínio dos reguladores e têm maior liberdade operacional. Eles também enfrentam menos pressão das mudanças climáticas de ativistas, sindicatos de funcionários etc.

Atração de talentos e aumento da produtividade

Observa-se que empresas fortes com boas pontuações ESG atraem melhores talentos e têm maior retenção. Ter uma agenda de sustentabilidade clara gera um sentimento interno de orgulho entre os funcionários.

Além disso, a geração mais jovem prefere trabalhar em empresas com maior compromisso com a sociedade. De acordo com um estudo da Cone Communications intitulado Millennial Employee Engagement, de 2016, 64% dos Millennials consideram os compromissos sociais e ambientais de uma empresa ao decidir onde trabalhar.

O que é ESG
Família foto criado por jcomp – br.freepik.com

Melhores práticas de ESG

Uma empresa deve considerar diferentes fatores ao decidir suas políticas de ESG. Para começar, deve avaliar sua posição quando se trata de adotar medidas ESG. Isso ajudará a responder a algumas perguntas-chave, como:

  • Determinar as áreas mais críticas onde o ESG precisa se concentrar;
  • Fazer uma avaliação entre seus investidores, conselho, funcionários e clientes – o que ajuda a identificar as principais áreas prioritárias para ESG;
  • Aprender sobre os diferentes padrões, estruturas e políticas de ESG;
  • Alocar recursos e definir suas estratégias com medidas de responsabilidade.

A partir disso, é possível promover outras boas práticas de ESG:

  • Executar suas medidas por meio de diferentes avaliações internas e certificar-se de que atenda às diretrizes exigidas;
  • Fazer com que sua estratégia de ESG atenda ao modelo operacional e de governança exigido, conforme declarado pelos investidores e pelas conformidades existentes;
  • Manter-se atualizado com as mudanças nas regulamentações e as necessidades das partes interessadas;
  • Envolver-se com outras empresas, associações, reguladores e partes interessadas para construir colaborações e progredir em direção a um maior impacto para moldar melhores práticas de ESG.

ESG: benefícios para todos

Ao longo deste artigo entendemos melhor o que é ESG e quais são os seus benefícios para uma empresa. Mais do que isso, estamos falando de diretrizes que beneficiam o meio ambiente, clientes e sociedade. Dessa forma, a organização pode ter um impacto mais positivo no ambiente em que atua.

Você já sabia o que é ESG e sua importância? Confira também: como implementar uma governança tributária com sucesso!

(Visited 11 times, 1 visits today)
Compartilhe
Sobre o autor

Alessandra Muniz

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ECF – Escrituração Contábil Fiscal
ECF – Escrituração Contábil Fiscal

Você já está em projeto para a entrega da ECF ?Veja abaixo quanto tempo falta para o prazo limite da entrega da obrigação acessória. Lembre-se: o prazo final é 30 de setembro de 2015.Em média, um projeto demora 3 meses para sua completa implementação.

Infrações tributárias: cuidado!
Infrações tributárias: cuidado!

Conheça as implicações negativas das infrações tributárias e descubra por que o compliance fiscal merece atenção na sua empresa.

Quais são os maiores desafios na gestão de empresas familiares?
Quais são os maiores desafios na gestão de empresas familiares?

Você conhece os principais desafios na gestão de empresas familiares? Descubra como superá-los e levar seu negócio ao próximo nível.

Escritórios