Monitoramento de inscrições estaduais: descomplique com a Dootax

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Inscrições estaduais

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Chega de correr riscos desnecessários. Monitore suas inscrições estaduais de forma ativa e garanta o compliance nas operações com fornecedores.

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Como funciona o processo de monitoramento de inscrições estaduais na sua empresa? Essa é uma rotina que costuma demandar bastante tempo dos profissionais – e pequenos descuidos podem gerar consequências graves.

Porém, você pode contar com uma grande aliada neste processo: a tecnologia. A Dootax possui soluções que permitem automatizar diversos processos, incluindo o monitoramento de inscrições estaduais.

Quer descobrir como você pode descomplicar essa rotina? Confira logo a seguir!

Importância de monitorar a situação das inscrições estaduais

A consulta da situação das inscrições estaduais de todos os CNPJs de uma organização é um processo essencial para evitar complicações legais que poderiam passar despercebidas.

Além disso, garante que você se envolva em operações apenas com empresas regularizadas perante o poder público. O conhecimento sobre essa regularidade cria mais segurança no momento de fechar vendas e evita surpresas desagradáveis em meio à operação.

É com base na situação cadastral de uma empresa você consegue avaliar se um cliente está apto para comercializar com a sua empresa. Veja duas situações que ajudam a compreender a importância de monitorar a situação das inscrições estaduais:

  • Se um cliente seu estiver com uma situação pendente com o Fisco, muitas vezes sua mercadoria pode ser barrada no posto fiscal.
  • Por pendências próprias, muitas vezes a sua própria Inscrição Estadual pode ser suspensa – o que obriga você a, em vez de fazer o recolhimento por apuração, emitir uma guia GNRE para cada mercadoria transportada.
Inscrições estaduais

O que é o SINTEGRA e qual é a sua importância?

Quando falamos sobre o monitoramento de inscrições estaduais, é fundamental destacarmos o SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços).

É um sistema criado para facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e aprimorar o fluxo de dados nas administrações tributárias. Trata-se de um sistema único que possibilita a troca de informações entre as unidades da federação.

Na prática, o SINTEGRA é usado para realizar o controle das operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS. Com isso, o poder público simplifica o acesso às informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços – ganhando mais controle, agilidade e confiabilidade.

Para alcançar sua finalidade, o SINTEGRA segue as seguintes metas: informatizar a relação fisco e contribuinte, verificar e acompanhar as operações realizadas por contribuintes de ICMS, apurar comportamento anômalo e disponibilizar informações à fiscalização.

O processo de consulta no SINTEGRA

Assim como a sua empresa precisa fornecer as informações do SINTEGRA, as organizações com quem você se relaciona também seguem essa rotina. E é possível consultar essas informações para garantir que você se envolva em operações apenas com empresas regularizadas perante o poder público.

Essa consulta pode incluir Certidão Negativa de Débitos – CND, Situação Receita Federal, CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal e SINTEGRA. Entretanto, cada uma dessas consultas deve ser feita no órgão responsável pelo cadastro.

Falando especificamente sobre a situação da Inscrição Estadual de uma empresa, será preciso acessar o site do SINTEGRA, escolher o estado que você quer pesquisar, inserir o CNPJ do cliente, avaliar todas as informações do mesmo e a situação da sua Inscrição Estadual. Na prática, é um procedimento que pode levar bastante tempo – principalmente quando você deseja fazer várias consultas.

A solução para contornar esse problema é automatizar a consulta da situação cadastral. Com o auxílio de uma solução digital, você garante que essas consultas do SINTEGRA sejam feitas de forma automática e centralizada, evitando imprevistos e garantindo a conformidade.

A Dootax descomplica o monitoramento de inscrições estaduais

Quando falamos sobre a situação cadastral de uma empresa, é preciso considerar que se trata de um status que pode mudar ao longo do tempo. Uma empresa que está regularizada hoje pode ter complicações nos próximos meses – e vice-versa. Portanto, é preciso adotar um processo interno para garantir o monitoramento constante dessas informações.

Para não comprometer a produtividade do setor fiscal e otimizar esse monitoramento, muitas empresas optam pela automação das consultas da situação cadastral.

O Dootax Gestão de Certidões possui um módulo adicional para fazer o monitoramento ativo do SINTEGRA. Com essa solução, você garante o compliance nas operações com fornecedores e evita surpresas nas lojas físicas ou vendas online. Saiba em tempo real sobre qualquer alteração feita pelo Fisco e tenha total controle.

Você quer garantir o monitoramento eficiente de inscrições estaduais com a Dootax? Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo.

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